O que você precisa saber para usar coletor menstrual

Tudo na maior sinceridade!

Uso coletor menstrual há um ano e perguntei para minhas amigas aqui do BuzzFeed Brasil que não usam quais eram as dúvidas delas a respeito do copinho. Eis as respostas!

1. "Como eu coloco um negócio desse tamanho lá dentro?"

Gregory_lee / Getty Images

A resposta simples é: dobrando o copinho. Mas espera, vamos lá. O que você precisa saber é que coletores menstruais são feitos de material macio e flexível (silicone medicinal ou plástico elástico) e para inserir você deve dobrá-lo de forma que, no canal vaginal, ele se desdobre sozinho (ou com uma simples ajudinha dos seus dedos). Existem vários tipos de dobras – você encontra vários vídeos ensinando dobras no YouTube.

Dicas preciosas:

- passe lubrificante nas bordas do coletor para que ele entre com mais facilidade.

- empurre ele em direção ao bumbum, e não para "cima".

- talvez encaixa-lo sentada não seja o mais fácil no começo. Em casa, teste colocá-lo deitando na sua cama ou apoiando um pé no vaso.

- se você estiver com medo de manusear o coletor já na hora H, treine antes da menstruação,

Ah, e a primeira coisa que pensei ao segurar meu coletor de pouco mais de 4 cm nas mãos foi "nossa, é menor do que eu imaginava". Os tamanhos variam pouquinho entre si e a maioria dos fabricantes, como Inciclo, Fleurity, Meluna e Korui, têm guias de tamanho.

Publicidade

2. "Como TIRAR um négocio desse tamanho lá de dentro?"

Emoji

Olha, é muito mais tranquilo do que você imagina, mas de qualquer forma lembre-se de respirar fundo para relaxar. Sente no vaso. Faça aquela forcinha, como se você fosse fazer cocô. Você vai sentir – e tatear – ele mais próximo da entrada da vulva. Fazer uma pinça com as mãos ajuda você a segurá-lo. Dê uma apalpadinha nele para ter certeza que ele não criou vácuo (se criou, você vai sentir que algo está segurando ele lá, fique calma, apalpe mais um pouco) e puxe ele gentilmente para fora. Pronto, é só descartar o sangue na privada.

Não está conseguindo? Respire fundo, sério. Dê uns minutinhos e tente de novo. Ele não tem como se perder lá dentro, o máximo que vai acontecer é você tentar mais algumas vezes ou em outras posições – com uma perna apoiada no vaso, deitada, de cócoras, vai de você encontrar a melhor.

3. "Como eu vou saber se ele está certinho lá dentro?"

Cartoon Network / Via giphy.com

Para não deixar dúvidas: estar certinho lá dentro quer dizer que o coletor está aberto dentro da sua vagina. É um copinho, afinal de contas, e fechado ele não tem tanta serventia.

A questão primordial sobre o coletor é: você não pode ter receio de tocar seu corpo. Insira um dedo na vagina e tente circular a borda toda do copinho. Se você conseguir fazer a volta completa, está tudo bem. Não conseguiu? Faça esse mesmo movimento e tente desdobrar ele com o dedo.

Tirar e colocar de novo sempre é uma opção.

Checou que ele está aberto e não está sentindo nenhum incômodo? Então ele está certinho dentro de você.

Publicidade

4. "Se der qualquer chabu durante o dia, não é um trampo infernal mexer nisso em um banheiro público?
"

Reprodução / Warner Bros.

Uma das vantagens do coletor menstrual é que ele pode ser usado por até 12 horas, então é possível ficar um período do trabalho ou de aulas sem troca-lo e esvaziar e recolocar o copinho apenas em casa, seja na privada, seja no banho.

Vamos ser sinceras, se você está nos primeiros ciclos, vai se sentir muito mais confortável fazendo esta troca em casa, mas com um pouco de treino é possível tirar ele, esvaziar e recolocar, tudo isso sentada no vaso que for.

5. "Como tirar o coletor naquelas cabines em que a pia não é junto do vaso e não é privativa?"

Fotoduets / Getty Images

Você pode levar uma garrafinha de água se preferir, mas pode limpá-lo com papel higiênico também. Sim, suas mãos talvez se sujem um pouco – você pode andar com um álcool em gel na bolsa, se quiser.

Ao fim do ciclo, deixe o coletor de 5 a 8 minutos em água fervente para limpa-lo efetivamente.

Publicidade

6. "Ele não vaza? E se ele ficar cheio?"

Happy Motion / Via giphy.com

A chance de vazamento é pequena quando o coletor está aberto e bem colocado dentro de você. Ao se limpar você pode ver um pouco de sangue no papel e isso pode te ajudar a analisar se está descendo mais sangue do que o normal. Mas os vazamentos são mais incomuns do que comuns – e é possível que nem haja sangue no papel.

Uma pergunta interessante: você sabe quantos ml você menstrua por ciclo? Bem, a maioria das mulheres se surpreende com como o fluxo é menor do que elas imaginavam – um coletor pequeno tem o volume de 23 ml.

7. "O coletor menstrual não incomoda?"

Ivan101 / Getty Images

Se ele está bem colocado dentro da vagina, você nem sente – e caso sinta, não pode ser algo incômodo. Todo coletor tem um cabinho que ajuda na hora de retirar, mas este cabo pode incomodar. Aí você pode cortar um pouco dele depois que sentir confiança para retirar o coletor – ou escolher um modelo de cabo em formato de anel ou bola, com menos chances de "espetar".

Publicidade

8. "Ele dá cólicas?"

Divulgação

O coletor menstrual não deveria te dar cólicas. Está rolando? Talvez ele não esteja colocado no lugar ideal. Não tem muito o que fazer: retire e tente colocar de novo de forma mais cômoda.

9. "Se o meu fluxo é bem fraquinho e ele vai coletar só algumas gotinhas, será que vale a pena?"

Julyprokopiv / Getty Images

Amiga, a palavra final é sua. Responda: o que você acha de ficar 12 horas sem precisar trocar o absorvente?

Ainda lembrando que a vida útil de um coletor menstrual varia de 5 a 10 anos, ou seja, ele vai durar bastante tempo.

Publicidade

10. "Tem como ele pular fora depois de colocado?"

Master1305 / Getty Images

Quando ele está bem colocado este cenário parece impossível. De repente, tipo fazendo força quando você está no banheiro, você pode sentir ele mudar um pouco de lugar, mas é só encaixar ele novamente. Pular fora parece bastante improvável – a pergunta até fica engraçada depois que você aprende a usar.

11. "Não machuca? Não dá alergia?"

Meghan No Jairn / Via giphy.com

Como já comentamos, o coletor menstrual é feito de silicone medicinal ou plástico elástico: materiais flexíveis, macios e que não costumam dar alergias – o coletor menstrual, aliás, costuma ser uma boa opção para mulheres alérgicas a absorventes. Também falamos que uma vez bem colocado ele não causa incômodos, então ele não deveria te machucar. Pode ser que aconteça? Não é comum, mas pode.

Publicidade

12. "E se eu esquecer que estou de coletor?"

TV Peru / Via giphy.com

Vamos supor que você se deu tão bem com o coletor logo de cara que até se esqueceu que estava menstruada. O indicado é que o coletor seja esvaziado em até 12 horas de uso, mas será que você passaria tanto tempo sem se lembrar da sua menstruação? De toda forma, colocar um aviso no celular resolve este problema.

Veja também:

15 nojeirinhas que só a menstruação pode te proporcionar

18 verdades da vida de quem usa coletor menstrual

15 histórias sobre menstruação que vão doer no útero

Veja também