O que é EGOT e quem são os 23 artistas que conquistaram o título

Simplesmente os maiores!

Toda vez que começa uma temporada de premiações, surge o termo "EGOT". A sigla é um compilado de Emmy, Grammy, Oscar e Tony, as principais condecorações da televisão, música, cinema e teatro americano, respectivamente.

Receber estas quatro estatuetas não é para qualquer um. Até hoje, apenas 23 artistas renomados podem ser chamados de "EGOT".

1. Richard Rodgers:

Reprodução

Compositor e autor de musicais famosos como "A Noviça Rebelde", além de trilhas para o cinema. Faleceu em 1979 e até hoje suas músicas são reconhecidas.

Publicidade

2. Helen Hayes:

Keystone/Getty Images

Helen foi a primeira mulher a ter um EGOT. A peça musical “Parabéns”, o filme “O Pecado de Madelon Claudet”, a série de TV “Schlitz Playhouse of Stars”, e o álbum falado “Great American Documents” lhe renderam os prêmios.

3. Rita Moreno:

 Bettmann Archive/Getty Images

Uma das atrizes mais queridas dos Estados Unidos conquistou muitos prêmios na carreira, dentre eles, o Oscar de Atriz Coadjuvante por “Amor, Sublime Amor”, o Grammy de Melhor Gravação para Crianças por "The Eletric Company”" o Tony de Atriz Coadjuvante pela peça "The Ritz" e o Emmy de Melhor Perfomance Individual em Programa de Variedades ou Música em "Muppet Show".

Publicidade

4. Jogn Gielgud:

O inglês foi reconhecido por seus trabalhos na série "Summer’s Lease”" o filme "Arthur", pelas peças "Big Fish, Little Fish", "The Importance of Being Earnest" e no álbum falado "Ages of Man".

5. Audrey Hepburn:

 Hulton Archive/Getty Images

O ícone conquistou seu EGOT por causa do filme “A Princesa e o Plebeu”, da peça “Ondine”, do Emmy que veio em 1993 pela performance em "Gardens of the World with Audrey Hepburn" e o Grammy foi pelo álbum "Audrey Hepburn's Enchanted Tales", premiado em 1994.

Publicidade

6. Marvin Hamlisch:

Michael Ochs Archives/Getty Images

A lenda da música tem uma séries de prêmios que renderam o EGOT. A música "The Way We Were" lhe rendeu Oscar e Grammy, a trilha sonora de "A Chorus Line" lhe deu um Tony e as letras que escreveu para os shows de Barbra Streisand foram premiadas com quatro prêmios Emmy.

7. Jonathan Tunick:

 Paul Zimmerman/WireImage

Ele tem o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por "A Little Night Music", o Emmy pela direção musical do especial televisivo "Night of 100 Stars", o Tony pelas orquestrações da peça “Titanic” e o Grammy pelos arranjos instrumentais do álbum "No One is Alone", de Cleo Laine.

Publicidade

8. Mel Brooks:

Vinnie Zuffante/Michael Ochs Archives/Getty Images

O filme e a peça "Primavera para Hitler" renderam vários Grammys, Tonys e um Oscar para o artista, a série "Louco por Você" também deu múltiplos Emmys para o ícone.

9. Mike Nichols:

Reprodução

O diretor levou um Oscar pelo clássico “A Primeira Noite de um Homem”, o Emmy veio pela série “Angels in America”, o Grammy pelo Álbum de Comédia "An Evening with Mike Nichols and Elaine May" e diversos Tonys por sua direção em peças, dentre elas o musical "Annie".

Publicidade

10. Whoopi Goldberg:

Getty Images

A querida do público também é rainha em prêmios. Seu Oscar veio pela atuação em “Ghost - Do Outro Lado da Vida”. Seu papel como apresentadora em "The View" lhe rendeu um Emmy, o musical "Thoroughly Modern Millie" deu um Tony e o Grammy chegou com a gravação do seu show de comédia.

11. Scott Rudin:

Theo Wargo/Getty Images for Tony Awards Productions

Muito famoso no cinema e teatro, o produtor Scott Rudin tem 18 Tonys em seu currículo, um Grammy pelo álbum da peça "The Book of Mormon", o documentário "He Makes Me Feel Like Dancin" lhe deu um Emmy e o filme "Onde os Fracos Não Têm Vez" garantiu o Oscar.

Publicidade

12. Barbra Streisand:

Ao longo da carreira, a diva conquistou oito Grammys, quatro Emmys e dois Oscars. O Tony veio por um prêmio honorário.

13. Liza Minneli:

Ron Galella, Ltd./Ron Galella Collection via Getty Images

O ícone, com seu filme "Cabaré," levou um Oscar, o especial "Liza with a Z" rendeu um Emmy e diversas peças lhe deram os Tonys. Um Grammy honorário completa a lista.

Publicidade

14. James Earl Jones:

Al Seib/Los Angeles Times via Getty Images

O ator tem um Oscar honorário pelo conjunto da obra, dois Emmys por suas atuações em séries e minisséries dramáticas, um Grammy por um álbum falado e Tonys por atuações e honorário.

15. Robert Lopez:

Matt Sayles/A.M.P.A.S via Getty Images

O compositor e musicista é um dos poucos que possui mais de dois prêmios de cada honraria. Seus dois Oscars são pelas compisções "Let It Go" de Frozen e "Remember Me" de "Viva - A Vida é Uma Festa". Sabe a música "Agatha All Along" de "WandaVision"? Foi ele que escreveu e ganhou um Emmy por isso. A peça "O Livro Dos Mórmons" foi premiada com Tonys e Grammys.

Publicidade

16. Harry Belafonte:

Com um Oscar honorário por sua contribuição humanitária, ele ainda tem um Emmy por "Tonight with Belafonte", três Grammys, sendo um deles honorário, e um Tony pela atuação em "John Murray Anderson's Almanac".

17. Andrew Lloyd Weber:

UPI b/w photograph.

O compositor conseguiu um Oscar, Tony e Grammy por "Evita", tanto pela versão teatral, quanto pelo longa estrelado por Madonna. “Cats” e "O Fantasma da Ópera” também tiveram prêmios. O Emmy veio com "Jesus Christ Superstar Live in Concert".

Publicidade

18. Tim Rice:

 Barry King/Liaison

O letrista trabalhou com Andrew Lloyd Webber, Alan Menken e Elton John, e as parcerias renderam prêmios. "A Whole New World" de "Aladdin", "Can You Feel the Love Tonight" de "O Rei Leão" e "You Must Love Me" de "Evita" levaram o Oscar de Melhor Canção. As trilhas de "Aladdin" e "Evita" levaram Emmy. "Jesus Christ Superstar Live in Concert" foi responsável por seu Emmy e "Evita" rendeu Tonys.

19. John Legend:

 L. Cohen/WireImage for The Recording Academy

O cantor tem um total de 12 Grammys, quatro Emmys, um Oscar e um Tony.

Publicidade

20. Alan Menken:

 John Barr/Liaison

As trilhas de “A Pequena Sereia”, “A Bela e a Fera” e “Aladdin” renderam ao compositor muitos Oscars e Grammys. O Emmy veio com a trilha da versão televisiva de "Enrolados" e o Tony com a peça "Newsies".

21. Jennifer Hudson:

Jeff Kravitz/FilmMagic

A cantora é uma das mais recentes a conquistar o EGOT. Como esquecer de seu Oscar por “Dreamgirls"? Sua participação no programa "Baba Yaga" resultou num Emmy, seu primeiro álbum conquistou o Grammy e produção da peça "A Strange Loop" deu seu Tony.

Publicidade

22. Viola Davis:

Leon Bennett/Getty Images for The Recording Academy

Uma das principais atrizes da atualidade, se tornou EGOT em 2023. Pela peça e filme "Um Limite Entre Nós" ela ganhou o Tony e o Oscar. Sua atuação na série "Como Defender um Assassino" trouxe o Emmy, e o Grammy veio pela versão em audiolivro de sua autobiografia, "Em Busca de Mim".

23. Elton John:

Reprodução

A transmissão ao vivo de seu último show nos Estados Unidos coroou o britânico nesta lista. “Elton John Live: Farewell From Dodger Stadium”, que está disponível na Disney+, levou um Emmy na noite de segunda-feira (15). Antes disso, ele havia sido premiado no Oscar pelas canções originais de “O Rei Leão” e “Rocketman”, o musical “Aida” o fez levar seu único Tony e ao longo da carreira já levou cinco Grammys por diversos trabalhos.

Publicidade

Veja também