O André Marques fez um churrasco em área de preservação ambiental e isso pegou malzão na internet

Meter a churrasqueira na nascente do Rio São Francisco não parece muito legal.

No domingo (14), o ator e apresentador André Marques compartilhou no Instagram um churrascão que fez com os amigos na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

O curioso é que ele não está fazendo o churras na terra, mas sim, na nascente do Rio São Francisco, que abriga muitas espécies de animais em extinção. E, vale ressaltar que a Serra da Canastra é uma área considerada de proteção ambiental integral desde 1972.

Publicidade

De acordo com a ONG internacional WWF-Brasil, o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é um dos animais mais emblemáticos e raros do Cerrado. Ele só vive em ambientes muito conservados, pois é extremamente sensível à degradação.

Sávio Freire Bruno / Via icmbio.gov.br

"Entre as maiores ameaças a sua sobrevivência estão a destruição de matas ciliares e a degradação das margens e leitos de cursos d’água, uso de agrotóxicos em pastagens e lavouras (pois são carregados para os cursos d’água), mineração, barragens para geração de energia e outros fins e atividades esportivas ou turísticas mal planejadas." - WWF-Brasil

Publicidade

Só existem 250 indivíduos da espécie no Brasil atualmente, de acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave).

Sávio Freire Bruno / Via icmbio.gov.br

"A espécie está presente no Brasil em apenas quatro localidades: Serra da Canastra e Serra do Salitre em Minas Gerais, Chapada dos Veadeiros em Goiás e região do Jalapão em Tocantins, principalmente em áreas localizadas nos limites e entorno de unidades de conservação (Fig. 01). Dessa forma, fica evidente a importância das unidades de conservação para garantir a sobrevivência desta espécie." - Cemave

A região da Serra da Canastra, onde o Mocotó fez o churras, abriga a maior população da espécie, com cerca de 140 patinhos. Complicado, né?

Publicidade

Na segunda (15), André Marques fez um post no Instagram justificando que o riacho em questão é de uma propriedade particular, e não é uma nascente do Rio São Francisco.

Publicidade