Michel Teló tenta protestar contra o racismo, mas acaba fazendo blackface

Cantor publicou uma foto no Facebook com o rosto pintado de preto e apagou a postagem depois de receber críticas nos comentários.

Michel Teló postou em seu perfil no Facebook nesta quinta-feira uma foto na qual aparece com o rosto pintado pela metade de preto. Para o cantor, o ato foi uma tentativa de protestar "contra qualquer tipo de preconceito".

Além de fazer a chamada "black face", ele ainda convocou sua esposa, Thaís Fersoza, outros sertanejos e fãs a também fazerem a foto com o rosto pintado de preto. "Por um mundo mais igual", escreveu.

Publicidade

Mas nos comentários da postagem logo apareceu uma galera tentando avisar para o cantor que esta não era exatamente a melhor forma de protestar contra o racismo. "Belo gesto? Aff, deveria ter pesquisado antes, meu querido."

O problema é que o que Michel Teló fez é chamado de Blackface, uma prática teatral que ficou popular nos EUA no século 19: os atores se pintavam com carvão para interpretar papéis de negros de forma debochada e estereotipada.

Publicidade

Teve até quem criou a hashtag #STOPMICHELTELO2015 para ironizar o protesto do cantor.

Publicidade

"Faz blackface e acha que tá abalando", postou esta pessoa. "Não estamos sendo maldosos não, se estamos lhe dizendo que isso não é legal então ouça, veja e reflita."

Cerca de uma hora e centenas de críticas após a publicação da foto, a postagem foi deletada sem maiores explicações.

Publicidade

Veja também