O lado nada engraçado dos memes de macacos com roupinha

É divertido e fofinho pra nós, mas péssimo pros animais e pro meio ambiente.

Na última terça (15), a jornalista Luiza Caires, especializada na cobertura de ciências e editora do Jornal da USP, levantou uma problematização interessante no Twitter: memes de animais selvagens usando roupinhas são nocivos para o meio ambiente.

Reprodução/Internet

Quem nunca riu do macaquinho de jaqueta?

Publicidade

Muito menos tomar banho na pia, na banheira, usar roupinhas, dar beijo em humanos, dormir na cama de humanos e etc, assim como vemos em tantas fotos, vídeos e gifs. No TikTok existem inúmeros influenciadores que exibem seus primatas como se fossem pets.

Reprodução/Tenor

"Ah, mas é tão fofinho", você pode estar pensando. É fofinho mesmo. Muitas vezes, esse tipo de meme é o que salva o nosso dia (principalmente porque somos brasileiros e a coisa aqui tá BEM PUXADA). Mas usar roupinhas e tomar banho de água quente não é natural pra esse tipo de animal.

Reprodução/Internet

Publicidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Primatologia, macacos precisam interagir com outros macacos. Além do mais, sempre que você ver um macaco filhote no colo de alguém dentro de casa, lembre-se que esse bichinho foi tirado de perto da mãe, o que é muito injusto.

Istvan Kadar Photography/Getty Images

Ele pode ter sido traficado. E, ao comprar esse animal ilegalmente, a pessoa incentivou o tráfico de animais silvestres. Há também um ponto importantíssimo: macacos podem transmitir doenças para nós, humanos, e vice-versa.

No Brasil, é permitido comprar um macaco desde que ele seja nascido em cativeiro autorizado pela secretaria ambiental do estado em questão. Mas especialistas que se dedicam à pesquisa e aos cuidados de primatas no país não indicam essa prática.

Publicidade

No início do ano, a Sociedade Brasileira de Primatologia lançou a campanha "Macaco não é pet", com o objetivo de desestimular as pessoas a comprarem macacos e os criarem dentro de casa.

Divulgação

Em um vídeo postado no Facebook, o veterinário e especialista em primatas Danilo Simonini Teixeira conta a história de um macaquinho que era tratado como pet por uma família e acabou morrendo porque sua alimentação não era adequada para sua espécie.

      

Publicidade

A organização também faz um alerta sobre como engajar um vídeo fofinho de macaco incentiva o tráfico de animais e continua alimentando fortemente um ciclo péssimo para a natureza e o meio ambiente.

Divulgação

Publicidade

Depois de saber um pouco mais sobre isso, vai ser muito difícil ver um meme de macaco e não refletir.

Veja também