Luca não é um filme Pixar que vai te fazer chorar

Mas vai arrancar muitos sorrisos desse rostinho aí!

Reprodução Internet

A nova aposta da Pixar é a animação Luca, que não é um dramalhão como vimos em Dois Irmãos, Soul, Divertidamente e Viva a Vida é uma Festa, mas mesmo assim, é um filme divertido e com aquele jeitinho Pixar de nos fazer sorrir. Leve, sem um vilão marcante e com lições de amizade, acolhimento e compaixão, Luca é ótimo para se assistir em família. 

A estreia está prevista para o dia 18 de junho, na plataforma de streaming Disney +. Mas antes mesmo do lançamento oficial, a gente já assistiu por aqui a convite da Disney e vai te contar tudo o que esperar sobre o filme. Então já pega o baldinho de pipoca e vem saber!


Reprodução Internet

O filme conta a história do garoto Luca, que é um tipo de sereiano e vive embaixo do mar com sua família. Acontece que aqui na terra, os humanos temem os supostos monstros do mar e a espécie de Luca é uma lenda que deve ser capturada a todo custo.


Sua coragem e curiosidade sobre o mundo dos humanos o leva a buscar por respostas - ALÔ ARIEL!!! Realmente não tem como não lembrar dela nas primeiras cenas do filme, principalmente quando Luca estuda os objetos que vão parar no fundo do mar. 


E a aventura toda começa quando ele conhece Alberto, um sereiano cheio de experiências fora d'água, que lhe mostra que é possível viver como um humano, e sem o fardo de ser um monstro, quando em contato com o ar.


Publicidade

Reprodução Internet

A história se passa em Portorosso, uma fictícia ilha italiana, então você pode esperar por diversas referências divertidas sobre a cultura. Como por exemplo a culinária - você vai ficar com vontade de comer macarrão ao pesto, ou mesmo a venerada motocicleta Vespa e preste atenção nas expressões usadas por Giulia  - "SANTA MOZARELA", "SANTA RICOTA", "SANTO GORGONZOLA"! A trilha sonora inclui  músicas em italiano  - e ficou muito boa!

Reprodução Internet

A maneira como Luca descobre as coisas mais simples da vida merece destaque. Ele aprende a caminhar, a tomar sorvete, a andar de bicicleta, a comer com o garfo - mais uma referência da Ariel por aqui, e aprende sobre a lua e as estrelas.  Mesmo com tantas descobertas a história não perde o foco e traz tudo de forma sutil.

Publicidade

Reprodução Internet

O vilão, Ercole Visconti, é uma caricatura do italiano bon-vivant. Com roupas refinadas, pullover e mocassim. Ele é um menino rico, sem talento algum, soberbo, que vive de ostentação e trata mal os mais simples da ilha. Ercole tem mais dois comparsas que o seguem por medo e por uma certa inspiração.

Reprodução Twitter

Após o lançamento de alguns teasers, Luca chegou a ser comparado com o filme "Me chame pelo seu nome". Pela similaridade dos personagens, pela ambientação da história e pela ligação entre dois dos protagonistas. Mas não espere um romance LGBTQIA+ dessa vez, ok? Ambas as histórias falam sobre amadurecimento, mas cada qual com uma abordagem diferente.  Apesar das referências - e coincidências -, o filme é inspirado na infância do diretor Enrico Casarosa.

Publicidade

No fim, apesar de não ser um drama marcante, Luca ganha boa avaliação por ser um filme sobre inclusão e amizade. É daqueles para assistir em uma tarde bem tranquila, para esvaziar a cabeça e dar sorrisos sinceros. 

Veja também