Loja Choix demite funcionário que acusou injustamente jovens negros de roubo

Antes disso, a loja registrou um Boletim de Ocorrência contra os jovens por calúnia. A Choix pediu desculpas, mas não admitiu que foi racista.

Na madrugada de sábado, dia 25, a loja publicou uma nota de esclarecimento e informou o afastamento do funcionário que acusou os jovens injustamente. Mas não reconheceram que foram racistas.

      

Publicidade

Antes disso, a Choix chegou a publicar uma outra nota, mas depois apagou a publicação. O texto afirmava que loja foi "vítima de criminosos que invadiram um de nossos eventos". Porém, como mostramos, o lançamento foi divulgado inclusive pelo Instagram da Choix: ou seja, era aberto.

Reprodução / Instagram

Após o ocorrido, um dos proprietários da Choix também registrou um Boletim de Ocorrência por calúnia porque os jovens fizeram posts no Facebook acusando a loja de racismo. No BO, ele diz que foi agredido verbalmente pelo grupo após solicitar que liberassem a passagem dos veículos. Não é o que vemos no vídeo:

Publicidade

Procurada pelo BuzzFeed Brasil, a Choix se posicionou por meio de nota em que abandona o termo "invadiram" e diz que os jovens "não tiveram comportamento respeitoso recíproco" e "foram reativos". Após a nossa publicação, a loja fechou as avaliações de sua página e apagou os posts dos últimos meses.

E mesmo depois da publicação da última nota de esclarecimento, as pessoas continuaram a se manifestar nos comentários criticando o posicionamento da loja.

Reprodução / Facebook

Publicidade

E questionaram o que a loja faria pelas pessoas que foram constrangidas sendo chamadas de "invasoras".

Reprodução / Facebook

Um evento de manifestação está sendo organizado para o dia 29, na frente da loja Choix.

Reprodução / Facebook

Na descrição do evento, os organizadores convidam as pessoas a doarem "sabonetinhos" para a loja.

Publicidade

Veja também:

Publicidade

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também