Ismael Cruz Córdova, ator de "Anéis de Poder", rebateu os comentários racistas sobre a série

"É sobre ser imperdível, inegável, irrevogavelmente presente e enraizado - como povo, como seres, como indivíduos - um enorme 'estamos aqui'".

Conforme relatado pelo streaming Prime Video, a tão esperada série de fantasia "O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder" teve 25 milhões de espectadores em sua estreia, se tornando a maior estreia na história da plataforma.

Prime Video

Situado milhares de anos antes de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis" - livros de J.R.R. Tolkien que viraram filmes, a série segue as origens de Morgoth, a ascensão de seu tenente Sauron e o início da vida de Galadriel e Elrond. Além disso, há uma variedade de personagens novos.

Por mais que a maioria das críticas sobre os dois primeiros episódios tenham sido positivas, destacando a cinematografia, as performances do elenco e muito mais, os fãs de Tolkien têm algumas opiniões divergentes, para dizer o mínimo.

Prime Video

Publicidade

No site Rotten Tomatoes, "Os Anéis de Poder" recebeu uma classificação de 84% com base na crítica média. No entanto, a nota do público geral é de 39%.

Rotten Tomatoes

Ao contrário das adaptações cinematográficas de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", a série "Os Anéis do Poder" – que se passa durante a Segunda Era da Terra-Média – não é baseada em nenhum conjunto específico de livros. Em vez disso, é inspirada na ampla mitologia criada por Tolkien, que deu à equipe criativa por trás da série a capacidade de criar uma variedade de personagens originais e diversificados.

Prime Video

Publicidade

Quando essas novas características foram mostradas no trailer, alguns grupos atacaram os criadores e atores com comentários racistas, acusando-os de serem "militudos" e de "desrespeitarem o material original".

Prime Video

Infelizmente, parece que estas pessoas intencionalmente inundaram as plataformas com críticas negativas sobre "Os Anéis do Poder" - o que explica a enorme diferença entre as opiniões dos críticos e do público.

Prime Video

Publicidade

Segundo a revista Variety, a Amazon implementou um atraso de 72 horas para todas as avaliações de usuários postadas no Prime Video, para separar comentários genuínos de spams negativos.

Prime Video

Agora, Ismael Cruz Córdova – que interpreta o guerreiro Arondir – revidou os comentários racistas e postou uma mensagem poderosa sobre representatividade.

Prime Video

Publicidade

Ao lado de uma foto que mostra seu personagem em um outdoor, Córdova escreveu: "Não é sobre o outdoor - é sobre ser imperdível, inegável, irrevogavelmente presente e enraizado - como povo, como seres, como indivíduos. Um enorme 'estamos aqui' . E nós já estivemos aqui."

@IsmaelC_C / Via Twitter: @IsmaelC_C

"Não estou atrás de favores, mas sim de viver com as mesmas chances de sonhar e prosperar como qualquer outra pessoa. Se você já se sentiu descartado, marginalizado e silenciado, você faz parte do meu povo. E este momento é seu também!"

Anadolu Agency / Anadolu Agency via Getty Images

Publicidade

"Este outdoor estava a quarteirões de um albergue onde tive que ficar por um tempo, em um quarto com beliches e com muitas outras pessoas que lutavam por moradia e dinheiro. Todos os nossos corações batiam e tínhamos esperanças de um futuro melhor."

Prime Video

"Meu coração queimava com um objetivo inabalável: chegar onde nos disseram que não poderíamos estar. Aqui estamos. Compartilhar isso com as duas metades do meu DNA foi absolutamente surreal. Meu coração está cheio de amor e de todos vocês que compartilham este mesmo fogo."

Angela Weiss / AFP via Getty Images

Publicidade

Desde a estreia, os fãs também compartilharam suas reações ao verem a diversidade racial dos personagens e atores – mostrando a importância de um elenco inclusivo.

Publicidade

Publicidade

É decepcionante, mas não surpreendente, que "Anéis de Poder" esteja enfrentando um ódio racista tão intenso dos chamados "fãs" de Tolkien. Tivemos outras produções recentes como "She-Hulk", "Uma Equipe Muito Especial", e outras franquias de grande orçamento, como "Star Wars", com os atores Kelly Marie Tran e Moses Ingram, que foram alvos deste mesmo ódio.

Prime Video

Publicidade

É bizarro que esses "fãs" de "Senhor dos Anéis" não consigam aceitar que a diversidade racial existe, ainda mais em uma série sobre um mundo onde há raças diferentes que se unem por um objetivo comum.

Prime Video

Até o autor Neil Gaiman, que recentemente defendeu seu elenco inclusivo LGBTQ+ na adaptação da Netflix de "Sandman", entrou na conversa e destacou a possibilidade de haver personagens diversificados nas próprias obras de Tolkien.

Publicidade

Críticas justas à série são sempre bem-vindas. Não há problema nenhum em não gostar de "Anéis de Poder", contato que você não esteja mascarando suas ideologias racistas com uma suposta antipatia pela série.

Prime Video

Publicidade

Veja também