Iraniana chora após segurança da Olimpíada proibi-la de protestar pelas mulheres

Ela levava uma mensagem simples: “Deixem as mulheres iranianas entrarem em seus estádios”.

O time masculino de vôlei do Irã venceu o Egito durante uma rodada preliminar nos Jogos do Rio, neste sábado (13).

Pilar Olivares / Reuters

Da arquibancada, torciam muitos iranianos, brandindo bandeiras do país e pintados com as cores nacionais.

Pilar Olivares / Reuters

Publicidade

Uma iraniana, porém, trazia algo diferente: uma faixa com a frase "Deixem as iranianas entrarem em seus estádios".

Jeff Roberson / AP

A manifestante era Darya Safai, iraniana que vive na Bélgica e que criou um grupo para defender a livre entrada de mulheres em estádios iranianos.

Pilar Olivares / Reuters

Publicidade

A lei islâmica em vigor no Irã impede ou impõe severas restrições à entrada de mulheres em estádios quando homens estão jogando. A proibição foi estendida para jogos de vôlei em 2012, segundo a agência de notícias Associated Press.

Majid / Getty Images

Nem todos os torcedores aprovaram a mensagem de Safai, e ao menos um homem na arquibancada fez questão de demonstrar isso.

Pilar Olivares / Reuters

Publicidade

Seguranças do estádio disseram a Safai que ela seria expulsa se não guardasse a faixa. As regras do Comitê Olímpico Internacional proíbem protestos políticos nas competições.

Jeff Roberson / AP

Nota da edição: A proibição de manifestações políticas silenciosas, no entanto, não possui amparo legal no Brasil, como mostrou recente reportagem do BuzzFeed.

Com lágrimas nos olhos, Safai disse à Associated Press que não desistiria e que tentaria novamente expor sua mensagem em um jogo no domingo.

"As mulheres do Irã e nossa campanha receberam apoio de todo o mundo no estádio do Maracanãzinho, nos Jogos Olímpicos do Rio", disse o grupo ativista em sua página no Facebook, junto a fotos de Safai com torcedores de diversos países.

Publicidade

Philippe Lopez / AFP / Getty Images

Veja também