Greve em Hollywood: atores e atrizes querem remuneração justa dos streamings e regulamentação do uso de Inteligência Artificial

Veja as regras e entenda os motivos da paralisação - que conta até com a Bruna Marquezine.

Os atores de Hollywood estão em greve desde a meia-noite de quinta-feira (13). A decisão unânime, que foi tomada pelos artistas sindicalizados no Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), ocorre após a organização trabalhista e os estúdios não chegarem a um acordo.

Reprodução/Instagram

"SAG-AFTRA em greve!"

Assim como os roteiristas, que estão em greve desde maio, como você leu aqui no BuzzFeed Brasil, os atores reivindicam, além de melhores condições de trabalho, que sejam melhor remunerados pela exibição de seus filmes e séries nas plataformas de streaming e que haja a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nos sets.

Reprodução/Instagram

Publicidade

O sindicato defende que os atores sejam melhor remunerados pela exibição de obras no streaming, assim como já acontece na TV: quando as plataformas de streamings não dominavam o mercado, os filmes e séries que eram um grande sucesso rendiam dinheiro para os artistas e roteiristas sempre que eram reprisados. Então, por exemplo, um roteirista que trabalhou em "Friends" recebeu o pagamento quando fez a série e a cada vez que algum canal reprisa os episódios ele recebe mais uma parte. Já com as plataformas de streaming, isso não acontece. Os roteiristas recebem dois pagamentos, que são fixos, um para a exibição doméstica e outro para a exibição internacional. Ainda que a série ou o filme seja um tremendo sucesso de audiência, esses artistas não recebem a mais por isso. O mesmo modelo de negócio está se aplicando aos atores, que propõem mudanças nesse modelo de negócio. Sobre o uso de Inteligência Artificial nas produções, os grevistas não querem ser replicados digitalmente sem consentimento ou remuneração.

Publicidade

Bruna Marquezine, que está chegando em Hollywood, está na lista de nomes que aderiram à greve. Em mensagem publicada no Instagram, ela anunciou que interrompeu a divulgação do filme "Besouro Azul" em apoio à paralisação.

Reprodução/Instagram

Essa é uma das "regras" da greve. Que tem ainda orientações como: os membros do SAG-AFTRA não poderão assistir a estreias, dar entrevistas sobre trabalhos concluídos, ir a premiações, participar de festivais ou mesmo promover projetos nas redes sociais enquanto a greve estiver em vigor.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Nas últimas horas, atores e atrizes usaram suas redes sociais para mostrar que aderiram à greve. Jamie Lee Curtis foi uma delas. "Juntos somos mais fortes", escreveu.

Reprodução/Instagram

Riley Keough, que recentemente protagonizou a série "Daisy Jones & The Six" publicou um story em apoio à greve.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Logo após a votação pela greve, a atriz Yvette Nicole Brown ("Community") publicou uma foto em apoio ao movimento.

Reprodução/Instagram

Cynthia Erivo também fez um post - ela é protagonista do filme "Wicked", que acaba de ter as filmagens paralizadas.

Publicidade

Publicidade

Veja também