Greve dos roteiristas de Hollywood: entenda o que está acontecendo e quais são as séries impactadas

Já diriam as placas de protesto: "as séries não se escrevem sozinhas"...

Você com certeza deve ter ouvido falar da greve de roteiristas de Hollywood, mas talvez não tenha entendido exatamente o que está acontecendo e se a sua série ou filme favoritos estão em risco! Então, vem cá, que a gente te conta!

Tenor

Na primeira semana de maio, o Sindicado de Roteiristas da América (WGA) começou uma greve, a primeira em 15 anos. De forma geral, eles pedem melhores condições de trabalho para a categoria. Antes de entrarem em paralisação, eles tentaram um acordo com os estúdios para um aumento nos salários dos trabalhadores, mas não deu certo.

Publicidade

O que os grevistas querem?

Um dos pontos principais reivindicado pelos trabalhadores é em relação ao contrato com as plataformas de streaming. Quando os streamings não dominavam o mercado, os filmes e séries que eram um grande sucesso rendiam dinheiro para os roteiristas sempre que eles eram reprisados. Então, por exemplo, se um roteirista trabalhou em "Friends", ele recebeu o pagamento quando fez a série e a cada vez que algum canal reprisava os episódios ele recebia mais uma parte.

Já com as plataformas de streaming, isso não acontece mais. Agora, os roteiristas recebem dois pagamentos, que são fixos, um para a exibição doméstica e outro para a exibição internacional. Ainda que a série ou o filme seja um tremendo sucesso de audiência, os roteiristas não recebem a mais por isso.

Tenor

Agora, pensa em séries e filmes que, embora lançados há anos, são sucesso de audiência até hoje, como "The Office", "Game Of Thrones" e a franquia "Harry Potter". Tem muito dinheiro perdido aí, né?

Publicidade

Só que para isso ser possível, a gente precisaria saber a audiência de cada conteúdo nas plataformas de streaming. E, para isso, elas precisariam abrir esses dados, o que não acontece hoje.

Outras reinvindicações:

Tenor

Os roteiristas em greve também reclamam da forma de contratação atual, que separa os roteiristas da produção da série ou do filme. Desse modo, os profissionais são contratados por projetos e dispensados antes mesmo dos seus trabalhos estrearem, o que os impede de ter contato com a produção em si e com a pós-produção. O sindicato alega que essa estrutura dá menos chance a quem está começando na profissão.

Publicidade

Além disso, eles também pedem que haja a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nos roteiros. Não é uma proibição, mas que regras, inclusive o direito à propriedade intelectual, sejam criadas e respeitadas.

Em 2007, aconteceu uma outra greve e cerca de 12 mil roteiristas paralisaram os seus trabalhos e foram para as ruas protestar. A motivação, na época, foi que a associação que representa as empresas de produção de filmes e séries se recusou a atender as demandas do sindicato, que são renovadas de três em três anos.

Tenor

A paralisação de 100 dias impactou toda a indústria cinematográfica. Séries como "Pushing Daisies", foram canceladas. Outras muitas foram reduzidas: Grey's Anatomy, por exemplo, teve apenas 17 episódios na quarta temporada.

Publicidade

Vamos ao que interessa: que séries e filmes estão paralisados?

Publicidade

Yellowjackets, Hacks, Big Mouth, Cobra Kai, Severance:

Tenor

Os roteiristas se preparavam para escrever as próximas temporadas e, com isso, essas séries estão paralisadas até o fim da greve. Já Grey's Anatomy pode ter uma temporada mais curta e atrasada por conta da greve.

O filme "Blade", um dos próximos lançamentos da Marvel, teve a sua pré-produção pausada.

Programas de entrevista, como o "The Tonight Show" e o "Jimmy Kimmel Live!", vão parar de exibir novos episódios ao vivo e passar apenas reprises.

Publicidade

Quem está apoiando a greve?

(Esq.): Genaro Molina; (Dir.): Erik McGregor/Getty Images

Muitos atores e atrizes estão apoiando os roteiristas em paralisação. Alguns deles foram às ruas, como Tina Fey, Adam Scott, Nick Kroll, Amber Ruffin, Bob Odenkirk, Mandy Patinkin, Seth Meyers, Fred Armisen, Nina Dobrev e Cynthia Nixon. A atriz Drew Barrymore decidiu deixar o posto de apresentadora do MTV Movie Awards 2023 em solidariedade aos roteiristas em greve.

Crédito da foto de capa: Pacific Press/Getty Images

Tradução da placa: "Eu preferia estar escrevendo a sua série favorita"

Publicidade

Veja também