Google e Apple, precisamos falar sobre emojis

A pesquisa mostra que a variação de emojis pode ser a culpada de problemas de comunicação.

Eu descobri recentemente que tenho enviado emojis *completamente* diferentes para meus amigos no Android.

Nicole Nguyen / BuzzFeed / Emojipedia

Eu pensei que estava mandando: EI, VAMOS SAIR :e dançar:...

...quando na verdade era mais como EI, VAMOS SAIR :posso namorar com você: (no Android) ou ainda mais aterrorizante: EI, VAMOS SAIR :sou pré-adolescente: (nos Samsung).

Um artigo recente tem mostrado que as pessoas interpretam o significado de um emoji de várias formas, em parte porque os emojis parecem tão diferentes entre as plataformas.

Group Lens / Via grouplens.org

Publicidade

Uma das autoras do artigo, Hannah Miller, estudante de doutorado da Universidade de Minnesota, e sua equipe perguntaram a 304 pessoas como elas se sentiam em relação a diferentes emojis.

Hannah Miller

"Pedimos [aos participantes] para avaliarem 15 emojis que representavam sentimentos, de fortemente negativos a fortemente positivos, se eles representavam raiva ou tristeza, felicidade ou animação", disse Miller ao BuzzFeed.

"O estudo foi inspirado por algumas experiências pessoais", explicou Miller. "Esse tema específico veio do fato de que quando eu escrevia pelo telefone eu via emojis diferentes daqueles que aparecem nos navegadores dos computadores."

Um emoji, o "rosto sorrindo com olhos sorridentes", é particularmente problemático.

Group Lens / Via grouplens.org

O artigo, que será publicado pela Conferência Internacional da AAAI sobre Weblogs e Redes Sociais em maio, revelou que os usuários viam a versão do Google do emoji como "'muito feliz', ao passo que exatamente o mesmo personagem Unicode, mas feito pela Apple, foi descrito como 'pronto para lutar'."

Publicidade

E essa ambiguidade leva a conversas confusas quando as pessoas estão usando plataformas diferentes, como esta:

Group Lens / Via grouplens.org

"Acabei de ir naquele encontro! 😁

Argh! Sinto muito que tenha sido ruim. Mal posso esperar para ouvir as histórias!

???"

Além de sentimentos, o estudo também pediu aos participantes para descreverem os emojis em suas próprias palavras.

Nicole Nguyen / BuzzFeed / Emojipedia

O pesquisador Steven Chang disse ao BuzzFeed: "No lado semântico, o emoji com duas mãos foi descrito de maneiras bem diferentes. Alguns participantes descreveram como 'pare', ao passo que outros o descreveram como 'oração' ou 'palmas'."

Publicidade

O sentimento foi diferente não só por causa das plataformas diferentes (iOS vs. Android), mas as interpretações de emojis feitas pelos usuários variou dentro da mesma plataforma também.

Miller disse: "Muitas pessoas que reagem a este estudo querem que exista um padrão. Bem, existe um padrão: o Unicode. Há um título, como 'rosto sorrindo com a boca aberta e os olhos bem fechados', e cada empresa cria a própria representação com base nisto."

"O que vemos é uma solução mais técnica, na qual se calcula automaticamente a maneira como você pode estar causando mal-entendidos com base nos emojis que você usa."

Os pesquisadores disseram que havia limitações no estudo. Primeiro, o texto que vem junto com o emoji pode tirar a ambiguidade do significado da figura e, segundo, a cultura, idade e formação técnica podem ser fatores importantes para a interpretação.

Publicidade

Conclusão: tenha cuidado com o que seu emoji pode estar dizendo em um dispositivo diferente. Na dúvida, não há nada de errado em mandar um sorriso ou cara fechada à moda antiga. :) :(

Emojipedia

(Você também pode procurar todas as diferentes representações de emojis na Emojipedia)

Google e Apple: Eu sei que vocês estão em uma guerra de plataformas de smartphones ou o que quer que seja, mas será que não dá para ficarmos juntos e evitarmos *acidentalmente dizer a coisa errada* para as pessoas que conhecemos e amamos?!?!

🌍 Um mundo, uma fonte emoji. 🌍

Veja também