Fran Drescher revolucionou a comédia na TV com "The Nanny" e agora lidera uma greve histórica em Hollywood

Muito mais do que um rostinho bonito dos anos 90.

Os atores e atrizes de Hollywood entraram em greve, exigindo remuneração adequada das plataformas de streamings e regulamentação do uso de Inteligência Artificial. Eles são liderados por Fran Drescher, presidente do Screen Actors Guild (SAG-AFTRA), o sindicato da categoria. 

Se você também ficou com a impressão de conhecê-la de algum lugar, Fran fez muito sucesso nos anos 90 estrelando a série "The Nanny", produzida entre 1993 e 1999 e exibida em oitenta países. 

Publicidade

Com sua voz inconfundível, humor irreverente e um senso de estilo único, Fran Fine, a babá que vai trabalhar para um ricaço de Manhattan na série, virou um ícone daquela década. 

reprodução

Além de protagonista, Fran criou a série e a escreveu - e era tudo baseado em sua própria vida. Tanto a personagem quanto sua criadora e intérprete eram de famílias judias de Flushing, no Queens, em Nova York.

reprodução

Publicidade

Fran Drescher emplacou e comandou um dos maiores sucessos da TV norte-americana aos 30 e poucos anos, em uma época em que mulheres em posição de comando, na televisão e na comédia, era ainda mais raro do que hoje em dia. 

reprodução

Ela ainda exportou o formato para vários países, incluindo Argentina, México, Rússia e Polônia. Nos anos seguintes, desenvolveu novas séries e desde pouco antes da pandemia está produzindo uma versão musical de "The Nanny" para a Broadway. 

reprodução

Publicidade

Atualmente com 65 anos, Fran é presidente do sindicato dos atores desde 2021. Na política, apoiou Hillary Clinton e a reeleição de Obama, e chegou a cogitar concorrer ao senado dos EUA.

Ela tem prêmios humanitários, principalmente por conta de seu trabalho na prevenção ao câncer. Fran lutou contra a doença em 2000 e desde então se dedica às pautas que envolvam a saúde das mulheres. 

Publicidade

Veja também