Flamengo tem a melhor gestão do futebol brasileiro, diz banco

Rubro-negro teve maior lucro do futebol brasileiro, diversificando receitas e controlando gastos. Mas o modelo pode se esgotar se resultados não aparecerem no campo.

Se nos últimos anos os resultados do Flamengo dentro de campo não passaram de medianos, financeiramente o clube surpreendeu. No ano passado, teve lucro de R$ 137 milhões, o maior do futebol brasileiro e vem mantendo as despesas sob controle.

Os dados estão em um relatório sobre os times brasileiros elaborado pelo Itaú BBA e obtido pelo BuzzFeed Brasil.

Pedro Vilela / Getty Images

Publicidade

Desde que assumiu a gestão do Flamengo, o atual presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello — funcionário de carreira do BNDES —, adotou como meta a austeridade financeira.

A fórmula do Flamengo para melhorar suas contas começou pelo enxugamento da folha de pagamento, dando fim a contratações milionárias.

Com a receita crescente e diversificada, o clube priorizou a redução do endividamento e manteve o investimento crescendo com moderação.

Alexandre Loureiro / Getty Images

Publicidade

A principal ressalva na análise do Itaú BBA é em relação às dívidas bancárias, como juros decorrentes de empréstimos antigos, que ainda estão altas.

O Flamengo é um dos poucos clubes brasileiros em que as fontes de receita estão bem distribuídas entre direitos de TV (38% do total), publicidade (25%) e bilheteria (22%).

Matthew Stockman / Getty Images

Publicidade

Isso é bom porque o clube não fica muito dependente de uma única fonte de receita.

Em 2015, o Flamengo foi o clube com maior receita publicitária (R$ 85,5 milhões) e registrou o maior lucro entre os times brasileiros.

Pedro Vilela / Getty Images

Publicidade

O Flamengo está em 6º lugar no Brasileiro, 5 pontos atrás do líder Palmeiras. O último título nacional do rubro-negro foi a Copa do Brasil em 2013.

Na análise do Itaú BBA, é a falta de resultados em campo o principal desafio do modelo de gestão. Sem levantar troféus, o crescimento das receitas acontece em ritmo mais baixo, segundo o relatório.

Friedemann Vogel / Getty Images

Publicidade

"A maior parte das receitas atingiu seu pico, e apenas um bom desempenho em campo pode ajudar a agregar mais receitas com bilheteria e sócio-torcedor", diz o relatório.

Friedemann Vogel / Getty Images

Publicidade

Aos rubro-negros, resta torcer.

Atualizado em 26/07/2016, às 15h19: o título do texto foi alterado. Na versão inicial, o título publicado era: "O Flamengo não está bem no futebol, mas é um exemplo de gestão".

Veja mais:

Com Itaquerão, futebol do Corinthians conta com só 1/3 do dinheiro que tinha

Veja também