FHC responde à Al Jazeera se Dilma foi vítima de um golpe

O ex-presidente disse que o impeachment veio "das ruas", ainda que o Congresso tenha "seguido de forma oportunista".

A Al Jazeera, mais importante rede de TV do mundo árabe, publicou neste sábado no YouTube uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cujo tema era: "Dilma Rousseff foi vítima de um golpe?"

A entrevista foi ao ar durante o programa "Up Front", comandado pelo premiado jornalista britânico Mehdi Hasan.

Mehdi Hasan começa a entrevista perguntando a FHC por que ele achava que Dilma está errada quando diz que era "vítima de um golpe".

O ex-presidente responde que Dilma agrediu a constituição em questões fiscais e usou dinheiro sem autorização do Congresso.

Publicidade

O jornalista pergunta então se FHC também não havia cometido as tais pedaladas fiscais, que serviram de base para o impeachment de Dilma.

Publicidade

FHC concordou que adiou pagamentos, mas argumentou que os valores das pedaladas do governo Dilma foram muito mais altos.

Publicidade

Questionado se Eduardo Cunha e Renan Calheiros tinham moral para afastar Dilma, já que ambos estão envolvidos em acusações de recebimento de propina, FHC respondeu que o processo veio "das ruas".

Publicidade

Apesar do Congresso ter tomado o mesmo caminho "de forma oportunista".

Publicidade

A entrevista passa ainda por Tomas Dutra, o suposto filho de FHC com a jornalista Mirian Dutra, com quem o ex-presidente teve um caso. Fernando Henrique não reconhece Tomas como filho, apesar de ter bancado várias despesas dele na Europa.

Publicidade

A entrevista completa, com 10m50s de duração, você pode assistir aqui:

Veja também:

Frase de Dilma sobre FHC vira piada preferida para criticar o governo

Veja também