Estes truques do tipo “faça você mesmo” vão derreter absolutamente o seu cérebro

A lição, como sempre: nada é mais legal do que a ciência.

Todos esses truques com água se parecem um pouco com mágica. Mas como eles funcionam na verdade?

1. A ilusão da água

Do que você precisa:

Copo, água e setas impressas.

Como fazer:

Basta servir a água no copo em frente às setas e vê-las magicamente virarem de lado.

Ciência:

Quando a luz atravessa de um material para o outro, ela é refratada ou curvada. Ela também atua como uma lupa, curvando a luz em direção ao centro.

Publicidade

2. O truque da pimenta

Do que você precisa:

Água, pimenta, tigela e sabão.

Como fazer:

Encha a tigela com água e salpique a pimenta por cima. Perceba que quando você toca com seu dedo na água nada acontece. Coloque um pouco de sabão em seu dedo, toque de novo e veja a pimenta se espalhar como mágica.

Ciência:

Devido à tensão superficial, a pimenta fica boiando na água. O sabão interfere com as pontes de hidrogênio entre as moléculas de água, quebrando a tensão superficial. Em estado natural, as moléculas de água são fortemente atraídas umas pelas outras. Por isso, quando a tensão superficial é quebrada, a água se espalha. Ela é atraída pelas moléculas de água mais externas, fazendo com que se alastre, levando consigo as partículas de pimenta.

3. Água e uísque

Do que você precisa:

Água, dois copos de vidro, uísque e um cartão.

Como fazer:

Encha um copo com água e o outro com uísque. Coloque o cartão sobre a o copo cheio d’água. Vire cuidadosamente de ponta cabeça usando o cartão para impedir que derrame. Coloque o cartão com o copo d’água emborcado sobre o copo com uísque e movimente ligeiramente o cartão para criar uma pequena abertura entre os dois. Espere cerca de dez minutos e veja que a água trocou de lugar com o uísque.

Ciência:

Líquidos têm densidades diferentes. O uísque simplesmente boia porque é mais leve do que a água.

Publicidade

4. O balão à prova de fogo

Do que você precisa:

Água, vela, isqueiro e balões.

Como fazer:

Encha um balão com água. Acenda a vela. Posicione-o devagar em cima da vela. É incrível, mas ele não explode! Mas se você deixá-lo muito tempo ele explodirá.

Ciência:

A água obviamente absorve bem o calor. A água dentro do balão absorve o calor que sai da chama, arrefecendo a borracha e evitando que ela se rompa.

5. O truque do laser

Do que você precisa:

Água, garrafa plástica e laser.

Como fazer:

Faça um pequeno buraco na parte inferior da garrafa. Encha-a com água, não esquecendo de segurar o orifício para não derramar. Aponte o laser diretamente no buraco. Deixe a água vazar coloque a sua mão logo abaixo. O laser agora é refletido em direção à sua mão!

Ciência:

Neste caso, a luz não é completamente curvada. O fluxo d’água age como uma fibra óptica, levando consigo a luz. Quando o laser atinge o fluxo, ele é refletido dentro do fluxo, dando a ilusão de curvar a luz.

Publicidade

6. Água tônica fosforescente

Do que você precisa:

Agua tônica e luz ultravioleta.

Como fazer:

Basta apagar as luzes normais e acender a luz ultravioleta sobre a água tônica.

Ciência:

A água tônica contém “fósforos”, como nos pigmentos das canetas marca-texto. Os fósforos transformam a luz ultravioleta em luz visível, deixando a sua água tônica fosforescente.

7. Suspensão aquática

Do que você precisa:

Água, garrafa de vidro, malha de plástico ou tela de arame, elástico e palitos de dente.

Como fazer:

Corte um pequeno pedaço quadrado de tela, coloque-o sobre a boca da garrafa e prenda bem com um elástico. Encha-o completamente com agua através da tela. Cubra a boca da garrafa e gire-a de ponta cabeça; não tenha medo, ela não vai derramar. Agora, empurre os palitos através da tela e ela ainda assim não vai derramar!

Ciência:

As propriedades coesivas da água levam-na a formar elos junto às pequenas aberturas da tela, criando uma “membrana” que essencialmente sela a boca da garrafa. A pressão exterior do ar também é maior do que a pressão dos bolsões de ar dentro da garrafa, mantendo a água suspensa.

Quando o palito é enfiado através da tela, a água se envolve em torno dos palitos devido à sua propriedade coesiva. Depois que o palito entra por inteiro, a água o libera e ele boia, já que é menos denso do que a água.

Publicidade

8. O congelamento instantâneo

Do que você precisa:

Água purificada e um congelador.

Como fazer:

Coloque a água purificada no congelador. Mantenha-a em torno de 0˚C; você pode monitorá-la com um termômetro. Você também pode optar por tentativa e erro, colocando diversas garrafas d’água no congelador e testando-as a cada 30 minutos. Para nós, o processo levou cerca de uma hora no congelador. Retire-as com cuidado, senão elas já poderão formar cristais de gelo. Transforme a água em gel congelado batendo na garrafa. Você também pode despejar a água sobre gelo ou sobre alguma coisa bem gelada. Você acabou de criar um gel congelado instantâneo. (Isto também pode funcionar com refrigerante ou cerveja.)

Ciência:

A água normalmente congela a 0˚C, formando cristais de gelo. Impurezas na água podem ativar a cristalização. A ausência destas impurezas na água purificada sustenta-a num estado líquido abaixo do ponto de congelamento. Quando você bate ou toca na garrafa, o gelo ativa a cristalização, pois ele já se encontra em ponto de congelamento, transformando a água instantaneamente em gelo.

Publicidade

Veja também