Esta mulher fez uma defesa inesperada do carnaval de rua do Rio

Festejar e resistir podem estar mais próximos do que você imagina.

A roteirista Renata Corrêa deu uma pausa na folia para fazer uma bela defesa do carnaval: "Nos últimos dois dias vi frequentadores dos blocos onde eu estava [...] observarem a cidade de uma outra maneira, se tirando da zona de conforto", relatou.

      

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, a carioca de 32 anos disse que enxerga muito mais que só uma festa no carnaval de rua.

"Mas se não nos locomovermos pela cidade, se não estivermos atentos aos movimentos culturais e populares, muitas vezes espontâneos, o carnaval pode parecer algo sem sentido", disse.

Publicidade

"Quando pensamos no carnaval de forma mais ampla vemos que ele pode ser muito maior. E o aspecto político e sacana no carnaval de rua é uma forma de resistência", diz Renata.

Esta foto foi publicada por Renata em seu perfil no Twitter: uma foliã aproveita a data para deixar mensagem feminista brincando.

O texto foi uma resposta à publicação da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, em seu Facebook. Nela, Cora afirma que a data se tornou "uma festa que ficou em algum lugar do passado que nunca mais vou visitar".

      

Não foi a primeira vez em que a jornalista teceu críticas à festa, em 2009 publicou o texto Carnaval é ótimo; porém… em seu blog.

Publicidade

Veja também:

Isto prova que os carnavais de antigamente tinham tanta sacanagem quanto os de hoje

Mostramos 15 imagens típicas de carnaval para gringos e isso foi o que aconteceu

Veja também