Entenda o que é ser demissexual, como a cantora Iza, e veja outros famosos que se identificam

Para eles, a conexão emocional é primordial!

Nos últimos dias, você certamente viu a palavra "demissexual" pipocando por aí.

O motivo é uma declaração recente da cantora Iza ao podcast "Quem Pode, Pod" em que ela diz que se identifica com a demissexualidade.

Publicidade

A orientação sexual demissexual consiste na necessidade de ter fortes conexões emocionais para sentir atração sexual por outras pessoas. Mas não confunda isso com falta de desejo sexual, ok?

Iza, que tem 32 anos, contou que teve relações sexuais com poucas pessoas ao longo da vida. “Demora muito para eu querer transar com alguém, só se eu tiver realmente uma conexão com a pessoa”, disse.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Recentemente, a própria apresentadora do podcast, Giovanna Ewbank – que comanda o programa ao lado da amiga Fernanda Paes Leme – disse ser demissexual. “É, sentimento. Você tem que ter sentimento para transar com a pessoa”, disse em setembro.

Reprodução/Instagram

Nos EUA, no ano passado, o termo ficou em alta após Michaela Kennedy-Cuomo, filha do então governador de Nova York, Andrew Cuomo, declarar-se como demissexual.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Lá em 2020, o ex-BBB Victor Hugo já havia trazido o termo à tona. Ele se define como “demissexual birromântico”, ou seja, que sente atração por homens ou mulheres.

Reprodução/Instagram

No mesmo ano, a gamer Lady Chokey também disse se reconhecer como demissexual. "Me descobri demissexual. Minha atração sexual por outra pessoa está diretamente ligada ao envolvimento emocional com ela, então não dá para ‘pegar’ sem me envolver. Para mim o sexo perfeito é o sexo feito com paixão, envolvimento, daí você conhece muito bem um ao outro e tudo ganha mais prazer. Numa relação, sexo é a cereja do bolo, o plus, mas nunca a razão", disse.

Reprodução/Instagram

Publicidade

Musa da pornochanchada nos anos 70 e 80, a atriz Nicole Puzzi afirmou em entrevista que precisa de envolvimento emocional para se envolver com alguém. "Eu sou demissexual, só me envolvo quando tenho algum sentimento pela pessoa ou uma atração muito forte. Caso contrário, não consigo", disse.

Reprodução/Instagram

A demissexualidade está no espectro da assexualidade, que dentro da sigla LGBTQIAP+ é representado pela penúltima letra.

Repr

Publicidade

Veja também