No dia do jornalista, 10 filmes mostram que esses profissionais já passaram por (quase) tudo

Uma profissão que vai do drama à comédia.

No dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. Graças a esses profissionais, informação de qualidade chega a bilhões de pessoas todos os dias.

Essa profissão tem tantos desafios que é bastante comum ver jornalistas retratados em filmes, seja em histórias reais ou ficcionais. Destacamos alguns títulos para lembrarmos as poucas e boas que esses profissionais passam.

1. "Spotlight: Segredos Revelados" (2015)

divulgação

O filme vencedor do Oscar retrata a história real de um grupo de jornalistas que descobriu e denunciou diversos crimes de pedofilia acobertados pela igreja católica.

Publicidade

2. "The Post: A Guerra Secreta" (2017)

divulgação

Em outra história real, editores do jornal norte-americano The Washington Post têm um dilema moral: publicar segredos do governo dos EUA ou preservar suas carreiras?

3. "O Escândalo" (2020)

divulgação

Real também: a história de jornalistas da Fox News que denunciaram casos de machismo, assédio e masculinidade tóxica dentro da própria empresa.

Publicidade

4. "O Diabo Veste Prada" (2007)

divulgação

Apesar de o mundo amar Miranda Priestly por conta da atuação precisa de Meryl Streep, a personagem é uma chefe abusiva e assediadora e é importante problematizar isso porque profissionais assim realmente existem.

5. "Nunca Fui Beijada" (1999)

divulgação

A personagem de Drew Barrymore topa voltar para o ensino médio e reviver os tempos de escola, tudo isso por uma pauta (até falsidade ideológica).

Publicidade

6. "Borat: Fita de Cinema Seguinte" (2020)

divulgação

O filme mistura ficção e realidade, e em uma cena a atriz Maria Bakalova, que interpreta Tutar, filha de Borat, entrevista o conselheiro de Donald Trump, Rudy Giuliani. O político acredita se tratar de uma entrevista de verdade, e ainda assim tenta assediar a suposta jornalista.

7. "A Crônica Francesa" (2021)

divulgação

O mais recente filme do diretor Wes Anderson faz uma homenagem ao jornalismo literário ao encenar reportagens de uma revista fictícia, a The French Dispatch Magazine, inspirada em uma publicação real, a The New Yorker.

Publicidade

8. "Quase Famosos" (2000)

O início da carreira de quem cobre artes e celebridades sempre tem momentos de deslumbramento, como o filme mostra bem ao acompanhar um jovem freelancer da revista Rolling Stone.

9. "A Agenda Secreta do Meu Namorado" (2004)

divulgação

Uma jovem jornalista trabalha na produção de um programa no estilo "Casos de Família", pira nas pautas e começa a investigar a vida do próprio namorado. Acontece.

Publicidade

10. "Homem de Aço" (2013)

divulgação

Clark Kent bate ponto na redação do Planeta Diário e consegue sair sem ninguém ver para salvar o mundo (como Superman). Só em filme de super-herói, mesmo.

Veja também