60 anos do Homem-Aranha: listamos 10 fatos sobre o herói que talvez você não saiba

O nº 1 poderia ser que ele é meu herói favorito. 🕷️❤️

Se a imagem que você tem de Peter Parker é a de um garoto de 17 anos, vai se surpreender ao saber que o Homem-Aranha completa 60 anos em 2022. Nesse tempo, ele apareceu em inúmeros quadrinhos, filmes, animações, videogames, brinquedos e tudo mais que a indústria do entretenimento é capaz de criar.

Mas vamos a uma breve história:

Em agosto de 1962 foi publicada a edição número 15 de "Amazing Fantasy", uma antologia de terror, ficção e fantasia da Marvel. Foi ali que nasceu o Homem-Aranha.

E quem imaginaria que o jovem estudante que se pendura pelas paredes e lança teias nos prédios de Nova York se tornaria, ao longo de seis décadas, um dos personagens mais icônicos e queridos da cultura pop atual?

Publicidade

Para celebrar esse querido sessentão, listamos 10 curiosidades sobre o Homem-Aranha:

1. “Pessoas odeiam aranhas!”

Martin Goodman, fundador da Marvel, usou essas palavras quando ouviu a proposta de Stan Lee para inserir o herói como a última história para preencher a edição de uma HQ. Por sorte, ele não estava disposto a discutir muito o assunto e acabou autorizando a publicação às pressas. Nem precisamos dizer que a resposta do público foi estrondosa.

Publicidade

2. Sucesso também nos games!

O Homem-Aranha foi o primeiro super-herói da Marvel a ser adaptado para os videogames. Seu primeiro título foi lançado em 1982 para o saudoso Atari 2600 e, de lá para cá, vários jogos de sucesso foram criados. Um dos mais recentes, "Marvel’s Spider-Man", produzido pela Insomniac Games, originalmente lançado para PS4 e remasterizado para PS5, acaba de chegar para PC.

3. “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!”

A icônica frase dita pelo tio Ben no primeiro filme do Homem-Aranha (2002) não foi dita pelo mesmo personagem nos quadrinhos. Na realidade, trata-se de um recordatório inserido no final de "Amazing Fantasy 15". Há várias teorias sobre quem teria inspirado esse texto, entre eles Winston Churchill e até o presidente norte-americano Franklin Roosevelt.

Publicidade

4. A primeira namorada.

Mary Jane, também conhecida com MJ, é a namorada mais popular de Peter Parker. No entanto, a primeira pessoa a conquistar o coração do herói foi ninguém menos que Betty Brant, a secretária do Clarim Diário. O romance durou da edição "Amazing Spider-Man 4" (1963) até a edição 30 (1965).

5. Amigo da vizinhança e do Quarteto-Fantástico.

Na época do lançamento da primeira edição de "Amazing Spider-Man", os membros do Quarteto Fantástico eram os heróis mais populares até então. O quadrinho começa com Peter invadindo o QG do grupo para tentar impressioná-los, mas uma confusão acaba desencadeando um confronto. Esse trecho foi tão curto que os fãs pediram para que uma versão estendida fosse lançada e assim foi feito em "Fantastic Four Annual 1" (1963).

Publicidade

6. Um novo herói.

Em 2011 a série ganhou um novo Homem-Aranha, quando Miles Morales assumiu o protagonismo em um momento trágico para Peter Parker. Um jovem negro de origem latina, Miles possui alguns poderes diferentes de seu antecessor, como a habilidade de ficar invisível e soltar descargas elétricas por seus punhos. Na época, a Marvel afirmou que Morales foi inspirado no ex-presidente americano Barack Obama.

7. Dos quadrinhos para o cinema.

O Homem-Aranha foi um dos primeiros heróis a fazer sucesso na era Marvel nas telonas. O primeiro filme foi lançado em 2002 e foi estrelado por Tobey Maguire, tendo duas sequências. Em 2012, uma nova adaptação intitulada "O Espetacular Homem-Aranha" - e protagonizada por Andrew Garfield - estreou e ganhou uma continuação em 2014. Atualmente, o herói é interpretado por Tom Holland no Universo Cinematográfico da Marvel e já contou com três filmes, sendo que o último tem a participação dos intérpretes anteriores.

Publicidade

8. Leonardo DiCaprio no lugar de Tobey Maguire?

Nos anos 1990, o ator de "Titanic" estava em alta e era o favorito do diretor James Cameron para viver o Homem-Aranha em um filme inédito cujo roteiro já estava pronto, mas não saiu do papel. 

9. Homem-Aranha vintão.

O personagem do Homem-Aranha pode ser hoje um sessentão, mas quando Tobey Maguire interpretou o papel, o ator tinha 27 anos. Já Andrew Garfield tinha 29 anos quando deu vida ao Aranha na saga "O Espetacular Homem-Aranha". Tom Holland foi o ator mais jovem a interpretar o herói no cinema, aos 20 anos.

Publicidade

10. HQ mais cara do mundo.

No ano passado, durante o Heritage Auction’s Signature Comics & Comic Art, a HQ "Amazing Fantasy #15"(1962) foi vendida leiloada por US$ 3,6 milhões, aproximadamente R$ 19 milhões na conversão da época. Com esse valor, a HQ se tornou a mais cara da história a ser vendida.

Foto de capa: Columbia Pictures/Getty Images

Publicidade

Veja também