Como um japonês bombou no Brasil tocando um funk carioca na sanfona

Uma bonita história de amizade Brasil-Japão.

No dia 29 de junho, o professor de música japonês Kunitaka Watanabe publicou um vídeo em que canta e toca na sanfona "Malandramente", o funk de DJ Dennis com os MC's Nandinho e Nego Bam que está entre as músicas mais tocadas no Brasil hoje.

No dia seguinte, a página M A L A N D R A M E N T E publicou o vídeo no Facebook. Lá, ele já chegou a mais de 2,6 milhões de visualizações.

E o vídeo original já tem mais de 300 mil acessos no YouTube.

Publicidade

A versão começa com uma introdução instrumental, até que Kunitaka IRROMPE cantando este verso em português:

A fama do japonês no Brasil remonta a meados de 2015, quando Rafael Bigas Xavier, criador do blog 8balls, procurava versões amadoras da música "Try to Remember" no YouTube e encontrou este vídeo de Kunitaka.

Publicidade

O 8balls, que ajudou Kunitaka a ficar conhecido, foi fundado em 2009 e, segundo Bigas, é diferente dos "grupos de zoeira convencionais".

      

"Temos regras muito rígidas contra publicações com discurso de ódio ou qualquer tipo de preconceito. A ideia é juntar um monte de gente e fazer coisas malucas na internet", diz Bigas ao BuzzFeed Brasil. Além do grupo, que começou como uma comunidade no Orkut, há uma página no Facebook.

Bigas assinou o canal de Kunitaka e começou a acompanhar as publicações. Em dezembro, teve a ideia de mostrar este vídeo de Natal ao grupo do 8balls no Facebook, que tinha cerca de 20 mil membros (hoje, são mais de 50 mil).

"Vez ou outra um aluno interagia [no canal de Kunitaka no YouTube]. Em dezembro vi um aluno comentando 'nossa, professor, você tem mil inscritos, como conseguiu um número tão alto?' e ele respondeu 'são dez anos de trabalho'. Fiquei emocionado de verdade", diz Bigas.

Publicidade

"Quando acordei no dia seguinte, o número de e-mails no meu iPhone era impressionante!", conta Kunitaka ao BuzzFeed Brasil. "Uma garota do 8balls que sabe falar japonês me contou que eu estava fazendo sucesso no Brasil e, desde então, fiquei em contato com o chefe Bigas".

"Adotado" pelo 8balls, Kunitaka começou a gravar vídeos com músicas pedidas pelos membros do grupo, como "Vem Dançar o Mestiço", de Leandro Lehart, conhecida como o hino do Trenzinho Carreta Furacão.

Publicidade

O vídeo chamou a atenção do próprio Lehart, que falou sobre ele no "Pânico na Band".

Em todos os vídeos com músicas gravadas a pedido do grupo, como "Camarote", do Wesley Safadão, Kunitaka exibe um pequeno cartaz com a frase "É nóis, carai", uma espécie de slogan do 8balls.

Bigas diz que sempre explica a conotação das músicas para Kunitaka, que não fala português.

Publicidade

Antes de ser descoberto pelo 8balls, Kunitaka costumava publicar vídeos com standards do jazz, clássicos do rock e músicas brasileiras, como "A Banda", de Chico Buarque.

O vídeo acima, de agosto de 2014, é de uma apresentação ao vivo no Japão. Morador da cidade Kobe-shi, Kunitaka dá aulas de música na Universidade de Artes de Osaka.

Kunitaka conta ao BuzzFeed Brasil que seus músicos brasileiros favoritos são Tom Jobim e Sivuca. Foram os membros do 8balls que o apresentaram aos grandes sucessos de hoje no país.

"Graças ao 8balls, descobri a imensa diversidade da música brasileira atual. Além das canções tradicionais, há hip-hop, rock e todo tipo de gênero musical. Estou muito interessado neles e estudando-os!", conta.

Publicidade

Kunitaka faz parte do grupo do 8balls no Facebook e publica lá fotos e vídeos de seu cotidiano quase diariamente. Em abril, ele deu uma entrevista em japonês a uma integrante do grupo.

Kunitaka também tem um fã-clube brasileiro, fundado por Bigas.

Publicidade

E o 8balls vende um bonequinho artesanal inspirado nele.

Reprodução / Via 8balls.com.br

Segundo Bigas, todos os lucros da venda são usados para ações de caridade do grupo.

O grande objetivo do 8balls é que o canal de Kunitaka, hoje com 17 mil inscritos, chegue a 100 mil assinantes e ganhe esta plaquinha comemorativa do YouTube.

Reprodução / Via blog.adafruit.com

Você pode ajudar clicando aqui e assinando o canal.

Publicidade

"Sou muito grato aos brasileiros e ao 8balls!", diz Kunitaka ao BuzzFeed Brasil.

Publicidade

Publicidade

Veja também