Como funciona a votação no Oscar? A gente explica!

Mais de 10 mil votos para contar a história do cinema.

Ganhar um troféu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não é fácil, já que existe todo um processo bem complexo de votação.

Gene Lester/Getty Images

Vamos explicar como funciona!

Ao todo são mais de dez mil votantes de mais de 80 países.

 Hulton Archive/Getty Images

Todo ano novos membros votantes são agregados. Todos aqueles que foram indicados ao Oscar no ano anterior são convidados a fazerem parte da academia.

Publicidade

Para chegar aos indicados, somente profissionais de cada categoria dão seus votos. Figurinistas votam em figurinos, editores em edição, diretores em direção, atores em atuação e assim se sucede nas mais de vinte categorias.

DAN GROSHONG/AFP via Getty Images

No caso de melhor filme, todos os membros votam nesta categoria. Após os indicados serem escolhidos, para eleger o vencedor é usado o sistema de voto preferencial: Ao invés de escolher um único filme, os membros da academia votam em todos, ranqueando do seu favorito ao menos favorito.

Slim Aarons/Getty Images

O filme melhor ranqueado entre todos os votantes leva o prêmio.

Publicidade

Os votos são contabilizados da seguinte forma: Se algum filme for o favorito no ranking de 50% + 1 dos votantes (maioria simples), ele é vencedor. Mas pode ocorrer disso não acontecer. Aí entra um novo formato que é o de eliminação. O filme menos votado é eliminado e todos os participantes que votaram nele como favorito terão seus votos remanejados automaticamente para o que ocupava a 2ª posição de sua lista, e assim se vai consequentemente até chegar a um vencedor. Complexo, né?

Ou seja, as vezes o filme vencedor é aquele que, por exemplo, foi o terceiro favorito da maioria dos votantes.

Agora que você deve ter entendido, é hora de dizer qual filme dos indicados deste ano você já viu.

Publicidade

Veja também