Como foi ver Silvio Santos de perto e sem freio no palco do Teleton

Ver o apresentador errar a mão ao vivo bem na sua frente é muito pior do que assistir pela TV.

O BuzzFeed Brasil foi convidado para participar da "bancada online" do Teleton, formada por blogueiros, tuiteiros e youtubers, e pode acompanhar de perto e ao vivo toda a performance de Silvio Santos — e conferir como ele dá trabalho para a sua produção.

A participação de Silvio Santos no sábado (5) último dia do Teleton, estava programada para às 22h30, mas uma movimentação diferente começou por volta de 21 horas: a produção do SBT foi avisada de que ele queria entrar no ar mais cedo.

O pessoal ficou enlouquecido para deixar tudo pronto antes da hora e os convidados da bancada da internet teriam que ir para o estúdio em 20 minutos, ou então ninguém ia para o palco mais. Afinal, quando Silvio Santos entra no estúdio, ninguém entra e ninguém sai até tudo terminar. A galera não pode nem ir ao banheiro.

Praticamente tudo muda na vez do Patrão. Quando a Eliana estava comandando o programa, por exemplo, o moço que segurava a cartolina com as anotações era uma pessoa comum da produção do SBT. Foi o Silvio chegar e o Liminha ficou no lugar dele. Até os câmeras trocam, eles tem que ser os que sempre fazem o Programa Silvio Santos.

Publicidade

Davi Rocha/BuzzFeed Brasil, Davi Rocha/BuzzFeed Brasil

Silvio entrou no ar e dizendo "Obrigado a todos, eu sigo a partir daqui" para o grupo de artistas Eliana, Paula Fernandes, Lucero, Celso Portiolli e Daniel, sendo ligeiramente rude. Todo mundo obedeceu e caiu fora sem nem dar tchau. Foi o famoso "vai pra lá, vai pra lá" ao vivo.

Quando o homem finalmente entra no ar é impossível não pensar: "Caramba, é ele mesmo, ele existe. Nunca imaginei que fosse parar aqui". Até mesmo a Anitta, que conheceu ele no sábado, não disfarçava a emoção. Depois de ver o Silvio a menos de cinco metros de distância é possível dizer com quase certeza que o cabelo dele não é peruca. Ou é a melhor peruca do mundo.

Aparentemente, nada que vai rolar no programa é 100% combinado e o Silvio Santos faz o que quer MESMO.

Todo mundo no estúdio, entre produção e convidados, ficou com cara "Meu Deus do céu, o que esse homem tá fazendo?!?!?" quando ele recusou uma Bíblia que um pastor lhe deu de presente dizendo: "não quero esse livro porque já sei o final".

Ao que tudo indica, ele também não sabe o nome de ninguém que está participando do programa - desde artistas a doadores do Teleton. Ele fica sabendo quem ele vai chamar e qual o nome da pessoa pelas cartolinas do Liminha.

Mas ele não segue só o que o Liminha manda e daí vem alguns momentos inesperados, como a hora em que criticou a tocha olímpica e a santa do cantor Daniel, ambos doados para o leilão do Teleton.

Silvio errava o nome de várias marcas, o tempo todo, e parecia que não estava nem aí. Ele falou "Malví" em vez de Malwee, "Rêchêlo" em vez de Riachuelo e "Microsolf" em vez de Microsoft. Nas redes sociais e no estúdio, todo mundo riu demais de tudo isso.

Publicidade

Reprodução SBT / Via sbt.com.br

A interação de Silvio com um grupo de dançarinas plus size foi muito criticada por quem assistia ao programa de casa, mas também gerou um climão enorme no estúdio.

Tudo começou quando o apresentador disse para uma dançarina negra do grupo: “você, embora sendo a única negra é muito bonita. É bonita de verdade”. Ele passou a comentar o peso das outras moças e ainda falou a uma delas: “o homem que for seu vai ter dois prazeres: na hora do bem bom e na hora que você sair de cima”.

As entrevistadas estavam claramente desconfortáveis ali e as pessoas na plateia se olhavam com cara de desespero ao presenciar aquilo tudo.

Nesta hora, as pessoas da produção instantaneamente começaram a conversar mais entre si e a se entreolhar com expressões preocupadas. Então uma pessoa da produção pediu para Patrícia Abravanel, que já tinha feito uma entrada e estava assistindo o pai atrás de uma câmera, que entrasse de novo no palco.

Deu para ver que isto não estava combinado, já que Patrícia entrou enquanto seu pai estava de costas para ela. Ela imediatamente começou a dar opiniões para contrapor as do seu pai.

Na bancada dos convidados da internet todo mundo estava 100% constrangido. Comentamos que as nossas timelines do Twitter de repente estavam cheias de comentários negativos sobre o programa.

Sentada na plateia, Iris Abravanel parecia um pouco chocada com o que o marido estava fazendo no palco. Ela balançava e abaixava a cabeça, colocava a mão na boca e tinha uma expressão preocupada.

Publicidade

Depois de Silvio Santos dispensar Patrícia do palco, ela se dirigiu à bancada da internet para perguntar como estava a repercussão do programa nas redes sociais. Ela também parecia preocupada.

Mas neste momento, o clima no estúdio já estava diferente por causa do menino Palhaço Lulu. As pessoas rolavam de rir com ele. O menino cantou um repente que terminava com a frase "e na janta é pão com mortandela e de madrugada tu você vai dar sua rodela", o que deu uma quebrada no climão.

Já Silvio Santos não demonstrou qualquer preocupação, em nenhum momento. Para ele, tudo parecia correr bem. Pelo clima dos bastidores, não adiantava a produção falar nada para ele, porque ele faz o que ele quer e não dá para opinar em nada quando ele está no ar.

De repente, o Teleton virou um programa de TV dos anos 90 com show de mágica e hipnose. O Silvio gostou muito de uma das mágicas, mas não parece ter acreditado muito na hipnose. A plateia não estava animada neste momento.

Publicidade

,

Quando já passava da meia-noite, Silvio começou a reclamar que estava ficando tarde. As doações não atingiam a meta da AACD e ele repetia: "nós vamos sair daqui cinco horas da manhã". Neste momento, a plateia começou a bocejar, visivelmente cansada. Uma galera estava morrendo de frio porque o ar-condicionado do estúdio estava muito forte e com temperatura muito baixa.

Mesmo não conseguindo tirar selfies com ele e ainda presenciando um climão, as pessoas pareciam felizes ao final do programa só por terem visto Silvio Santos ao vivo.

Publicidade

Veja também:

58 coisas que você talvez não sabia sobre o Teleton

20 coisas que descobrimos ao participar da bancada do Teleton

Veja também