Brasileiros brincam com ferramenta do Facebook criada para localizar pessoas no Nepal

Serviço foi lançado pela rede social depois do terremoto que matou mais de 4.000 pessoas.

Você provavelmente já viu esta ferramenta do Facebook, lançada para localizar amigos no Nepal após o terremoto que matou mais de 4.000 pessoas e deixou mais de 7.000 feridos.

Reprodução / Via Facebook: safetycheck

A ferramenta permite que você marque amigos que você sabe que estão na região e estão seguros ou então marcar a si próprio para a avisar familiares e conhecidos que você está na área e a salvo. "Se você está em uma das áreas afetadas pelo terremoto, você vai receber uma notificação perguntando se você está seguro" , disse Mark Zuckerberg em uma postagem sobre a ferramenta.

No entanto, alguns brasileiros começaram a brincar com a ferramenta, fazendo marcações "só pela zoeira".

Reprodução / Via Facebook

Publicidade

Este cara se marcou como seguro e recebeu um reply de um amigo que se dizia "aliviado por ele estar a salvo". Ele respondeu que está "no nordeste brasileiro, mais seguro do que nunca".

Reprodução / Via Facebook

Este usuário também brincou com o aplicativo.

Reprodução / Via Facebook

Publicidade

E este tá dizendo que uma porta do armário de casa o leva direto para o Nepal.

Reprodução / Via Facebook

Algumas pessoas não gostaram da brincadeira. Esta pessoa disse que "é uma falta de respeito gigante "brincar" com uma situação séria enquanto centenas de pessoas esperam notícias dos seus parentes/amigos."

      

"Mais empatia, menos zoeira."

Publicidade

O BuzzFeed Brasil procurou o Facebook, que disse por meio de sua assessoria que "milhões de pessoas" utilizaram o aplicativo nas últimas 24 horas.

A companhia disse ainda não ter dados sobre as pessoas que estão utilizando a ferramenta de maneira incorreta e pediu exemplos ao BuzzFeed Brasil para analisar o caso.

Veja também