Bieber, Lovato, Mendes, Biles: relembre a batalha de famosos por saúde mental

Muitas celebridades também passam por dificuldades.

Nessa semana, o cantor Justin Bieber suspendeu oficialmente as datas que restavam de sua turnê, a "Justice World Tour", devido a problemas pessoais.

Após um show eletrizante no Rock In Rio, o canadense, que passaria pelo Brasil em duas datas posteriores ao festival, revelou estar exausto.

Bieber sofre de depressão e sempre foi muito aberto sobre o assunto.

Reprodução/Instagram.

Em 2019, ele foi diagnosticado com a doença de Lyme. O cantor também luta contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, que é caracterizada pela paralisia facial.

Publicidade

A turnê atual de Justin Bieber já havia sofrido mudanças devido a pandemia global em 2020 e, logo depois, por problemas pessoais de saúde.

O autor dos grandes hits "Baby" e "Peaches" afirmou que seus últimos shows lhe custaram muito e que, ao fim deles, percebeu que precisava fazer de sua saúde prioridade. Justin afirmou que ficará bem, mas que precisa de tempo para descansar e melhorar.

No entanto, essa não é a primeira vez que celebridades cancelam suas agendas devido a problemas com saúde mental e física.

Publicidade

Em 2016, a cantora e atriz Selena Gomez cancelou a turnê que acompanhava o álbum "Revival" por estar sofrendo de ansiedade, ataques de pânico e depressão.

Ela foi diagnosticada com a doença autoimune lúpus, que afeta sua imunidade. Selena, que na época tinha apenas 24 anos, afirmou que precisava focar na manutenção de sua saúde e felicidade.

As apresentações no Brasil, que estavam agendadas para o segundo semestre do ano, também foram canceladas.

      

Publicidade

Após uma overdose, Demi Lovato cancelou os shows da "Tell Me You Love Me Tour" para focar em sua recuperação.

A cantora se apresentaria no Chile, Argentina e em quatro cidades no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. Lovato sempre foi transparente com sua jornada contra o vício em drogas. Ela foi internada em uma clínica de reabilitação e decidiu tomar seu tempo de recuperação longe dos palcos.

Shawn Mendes foi outro artista que precisou pausar sua turnê para cuidar da saúde mental: “Parte meu coração ter que dizer isso".

O cantor, que está em turnê desde os 15 anos de idade, expôs a dificuldade de estar na estrada, longe de amigos e familiares. “Preciso tirar um tempo para me curar, cuidar de mim e da minha saúde mental", publicou.

Publicidade

E a pressão não é só nos palcos! Em 2021, a medalhista Simone Biles abandonou a final da ginástica feminina em equipe e individual.

“Não somos só atletas. Somos pessoas e, às vezes, é preciso dar um passo atrás”, afirmou, na coletiva de imprensa. Em entrevista, contou que tem técnicas para ajudá-la com seu bem-estar mental, como o uso de aplicativos, terapia e caminhadas ao ar livre.

O próprio Justin Bieber parabenizou Biles pela decisão.

“Ninguém nunca vai entender as pressões que você passa!", escreveu. "Fiquei muito orgulhoso de sua decisão de se abster. [...] O que significa ganhar o mundo, mas desistir de sua alma?”, completou em seu post no Instagram.

Publicidade

Alguns anos antes, Simone relevou ter sido abusada sexualmente pelo ex-médico da delegação americana de ginástica Larry Nassar e mostrou solidariedade na denúncia de outras ginastas.

Mais recentemente, Tom Holland, que interpreta o Homem-Aranha nas telonas, publicou sua decisão de se afastar das redes sociais.

Em vídeo, o ator afirmou que os aplicativos prejudicavam sua saúde mental e que excluiu todos. "Acho o Instagram e o Twitter superestimulantes, avassaladores", disse.

Publicidade

Bieber, novamente, marcou presença apoiando Holland.

Reprodução/Instagram

"Te amo, cara".

Lorde também não usa suas redes sociais. Após uma adolescência e carreira cheia de criticismo, a cantora resolveu viver de maneira orgânica, longe de aparelhos eletrônicos e opiniões alheias que poderiam afetar sua saúde mental.

Apesar disso, o contato com fãs ainda acontece por e-mail. "Jogo meu aparelho celular na água. Você consegue me alcançar? Não, não consegue!", diz na faixa-título de seu último álbum, "Solar Power".

Publicidade

Celebridade ou não, essas e outras tribulações mostram o quão importante é o equilíbrio de nossa saúde mental e física.

Bora se cuidar, povo!

Veja também