Ator de "Fidelidade", na Netflix, já morou no Brasil, é fã de rodízio e ainda fala em português com o irmão

Senhoras e senhores, conheçam Leonardo Pazzagli.

Foi com um "bom dia" animado que o ator Leonardo Pazzagli, de 30 anos, atendeu o telefone para falar com o BuzzFeed Brasil. 

"Essa é a primeira entrevista em português da minha vida", disse ele.

O italiano, que interpreta o fisioterapeuta Andrea, na série "Fidelidade", da Netflix, morou no Brasil durante um ano e meio. Além do ótimo português, ele também conserva boas memórias dos rodízios brasileiros.

"Eu me lembro muito bem da primeira vez que eu fui comer num rodízio de pizza. Eu comia muito quando era criança, então, foi como se tivesse chegado ao paraíso. O que eu mais gostei do Brasil, daquilo que não tínhamos na Itália, foi o rodízio de…" (insira aqui qualquer comida), diz ele rindo.

Publicidade

Aos 8 anos e idade, Leonardo e a família se mudaram para Cascavel, no Paraná, por conta do trabalho da mãe, que era professora de italiano e veio transferida para uma universidade brasileira.

"Quando nos mudamos, eu estava no 2ª série. Eu não falava português e fui para uma escola brasileira. Durante um mês, não falei nenhuma palavra, porque eu não entendia nada. Mas no segundo mês, eu já falava como um brasileiro."

Depois dessa temporada, Leonardo nunca mais voltou ao Brasil. Mas, graças ao irmão, ele não esqueceu o português. 

"Meu irmão é a razão de eu não ter esquecido o idioma. A gente continuou falando, por toda a vida, em português. O português é a nossa língua secreta."

Publicidade

Leonardo, que conhece bem o calor do País, agora está sendo apresentado ao amor dos fãs brasileiros.

"Depois da Itália, a maioria dos comentários que eu recebo sobre a série são do Brasil. Isso me deixa muito contente e me faz crer que a série está indo bem. Italianos e brasileiros são parecidos. Temos o calor que outros povos não têm. A diferença maior é em relação à pontualidade", brinca.

Antes de terminarmos a conversa, pergunto qual é a palavra favorita dele em português. A resposta é surpreendente: "Piá", expressão usada no Paraná para se referir a "menino" ou "cara", por exemplo. 

"Quando eu e meu irmão temos alguma conversa importante, a gente sempre fala 'piá'. 'Ô, piá'. Também lembro de falar 'você é bobo?'. São palavras que eu associo à minha infância. Não volto no Brasil há 20 anos, mas ainda tenho muita coisa na memória e no coração."

Publicidade

A série "Fidelidade", que está em alta no Brasil, retrata um casamento aparentemente feliz, mas que começa a desmoronar depois que a fidelidade do marido é questionada e, ambos os cônjuges são atraídos por outros desejos – Andrea é uma dessas tentações. 

O ator diz que tem em comum com seu personagem o fato de serem ambos observadores. "Preferimos olhar a falar. A diferença é que ele é muito instintivo, faz as coisas que sente, sem muita racionalidade. Isso eu sou diferente." Além disso, ele diz, "também não sou fisioterapeuta, mas recebo muitas mensagens de pessoas que pedem massagens."

Veja também