As pessoas estão reclamando que o Instagram não mostra mais todas as fotos

Muita gente percebeu uma queda brusca no número de curtidas. A empresa disse que foi apenas um bug.

Dê uma olhada no número de curtidas na última foto do Instagram do Fábio Porchat, postada nesta terça: 647. Muito baixo em comparação com o as últimas duas fotos: 20 mil, postada há cinco dias, e 22 mil, postada há seis.

O que faz a gent pensar que talvez o Instagram não esteja mostrando mesmo todas as fotos de Fábio para seus seguidores.

Publicidade

A usuária Lia Camargo também percebeu a queda e fez um post no Facebook para reclamar: "minhas fotos que desempenhavam mal tinham uma média de 4.600 curtidas. Sexta e hoje postei duas fotos que tiveram menos de 200 curtidas".

      

O receio de Lia é que o Instagram passe a cobrar para exibir as fotos para todos os seguidores, como faz o Facebook, dono do app desde 2012.

"Elas [as fotos] não foram exibidas na timeline das pessoas que me seguem. Não é bug, não é mau desempenho, é o Instagram mudando seu algoritmo", continua Lia.

Publicidade

Nos comentários da postagem muita gente concorda com as reclamações.

Letícia disse que percebeu a diferença há alguns meses.

Publicidade

A discussão existe também lá fora. No Reddit há um tópico onde os usuários discutem também a queda de curtidas nas fotos.

O título do tópico, postado há 2 meses, é "mudanças no algoritmo do Instagram ontem?". O usuário reclama que as fotos estão com significantemente menos exposição via hashtags e pergunta se alguém notou o mesmo.

Publicidade

O BuzzFeed Brasil entrou com contato com a assessoria do Instagram, que disse que houve um erro no aplicativo e negou mudanças no algoritmo.

Por telefone, a assessoria disse ainda que o Instagram vai continuar mostrando 100% das fotos postadas para todos os seguidores e que não há planos de mudança.

Publicidade

Veja também