Aparentemente as algas são as culpadas pela piscina verde da Olimpíada

A mudança drástica na cor da água espantou todo mundo.

A foto da esquerda mostra a piscina na terça-feira de manhã; a da direita mostra a mesma piscina na terça de tarde.

Michael Dalder / Reuters

Publicidade

Os atletas que competiram na piscina verde disseram que a situação não afetou o seu desempenho. Mas a grande pergunta é... por que a piscina ficou verde?!

Um porta-voz das Olimpíadas do Rio, Marlo Andrada, disse que a cor verde foi causada por uma "proliferação de algas", o que aconteceu "por causa do calor e da falta de vento".

Publicidade

É normal haver algas em piscinas, mas elas costumam estar em tão pouca quantidade que não é possível vê-las.

Antonio Bronic / Reuters

"Elas são minúsculas, são muito pequenas para serem vistas a olho nu," disse Stephanie Henson, do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton (EUA), ao BuzzFeed News. "Mas, dependendo das condições, você tem uma proliferação de algas e pode chegar a ver o verde na água. As algas podem se multiplicar várias vezes ao dia."

Algas são plantas, e a cor verde é a sua clorofila –a mesma clorofila que as plantas na terra usam na fotossíntese.

Publicidade

Por enquanto, é impossível dizer que tipo de alga tomou a piscina no Rio. Para isso, seria preciso uma análise microscópica.

"Existem centenas de espécies de algas que poderiam se proliferar nessas condições", disse Henson. "As algas são naturais e as autoridades já disseram que essas são seguras. Por isso, elas não devem ser um problema para os nadadores."

Outra possibilidade que estava circulando nas redes sociais é que o cobre teria deixado a água verde. No entanto, essa substância não tende a deixá-la turva.

Antonio Bronic / Reuters

De acordo com um manual químico de piscinas da Associação de Profissionais de Piscina e Spa dos EUA, o cobre é uma "causa comum" de água verde em piscinas, mas não costuma deixar o líquido turvo.

(Curiosidade extra: o cobre é também o que faz o cabelo loiro ficar verde na piscina)

Publicidade

Veja também