Aluna da USP denunciou abuso sexual durante jogos universitários

O suspeito é aluno da universidade. Entenda o que é o Juca, evento tradicional de estudantes de comunicação, onde o caso ocorreu.

Uma aluna de 20 anos da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP foi vítima de abuso sexual na última sexta-feira (27) no meio de uma festa dos jogos dos estudantes de Comunicação, o Juca, em Sorocaba, no interior de São Paulo.

O caso revoltou os estudantes depois que a Atlética e o Coletivo Feminista da ECA fizeram a denúncia pelo Facebook. O escritório Mulher da USP já identificou o aluno, que é do Instituto de Física, e encaminhou o caso para que a universidade tome providências.

Reprodução/Facebook

Alunos da USP levaram a colega para fazer um boletim de ocorrência em Sorocaba e expulsaram o suposto agressor da festa.

Publicidade

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na polícia de Sorocaba, a aluna da ECA estava dançando na festa do Juca quando o suspeito teria praticado um ato libidinoso, tocando sua genitália. "Isso configura estupro", explicou a delegada da mulher de Sorocaba, Ana Luiza Salomone.

De acordo com a delegada, a continuidade das investigações depende da delegacia ser acionada pela vítima.

Assessora sênior do reitor Marco Antonio Zago, a coordenadora do escritório USP Mulher, Eva Blay, afirmou ao BuzzFeed Brasil que encaminhou a denúncia para a ouvidoria e a comissão de direitos humanos da universidade, para que investiguem o caso.

De acordo com Eva Blay, este é o terceiro caso de violência sexual apurado pela universidade nos últimos anos.

A assessoria de imprensa da reitoria informou que, até o final da tarde desta terça-feira, não havia sido feita uma queixa formal por parte dos estudantes.

O suspeito do ataque sexual é estudante da universidade. O BuzzFeed Brasil preserva a identidade dele porque não conseguiu ouvi-lo até a publicação desta reportagem.

Nesta terça (30), o estudante já havia fechado sua página no Facebook.

Tradicional evento universitário, Juca mescla esporte, shows e open bar. Este ano, jogos tinham hashtag para combater racismo, machismo e homofobia: #JUCAsemOpressão.

Publicidade

Realizado desde 1993, o Juca é um evento tradicional da vida universitária dos estudantes de comunicação de São Paulo.

A competição é sediada, a cada ano, em uma cidade paulista diferente. Competidores e torcedores pernoitam em alojamentos.

Além das competições esportivas com os times universitários, o Juca tem uma agenda cultural com shows. Diferentes universidades promovem baladas paralelas. Com festas open bar, bebedeiras são parte da paisagem.

Na edição deste ano, em Sorocaba, os organizadores lançaram uma campanha com a hashtag #JUCAsemOpressão para punir desestimular insultos racistas, machistas ou homofóbicos. No caso de atletas, o regulamento dos jogos previa punição para estes comportamentos.

Veja também