Alguns capítulos da história das brasileiras nos Jogos Olimpícos
De Wanda dos Santos, que era evitada por outras competidoras em Helsinque, ao ouro de Rafaela Silva no Rio.
Há 6 anos
1. Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada. Foi em 1932 e ela competiu na natação.


Bettmann / Bettmann Archive
As mulheres estavam fora da primeira olimpíada da era moderna, em 1896, em Atenas, concebidos por Pierre de Coubertin – que era particularmente contra a participação feminina. A partir de 1900, as mulheres conseguiram participação em três esportes. Só em 1928 a participação feminina nos jogos passou a ser realmente significativa.
2. Piedade Coutinho esteve na segunda leva de brasileiras que foram a uma Olimpíada. Ela é a segunda na foto, tirada em Berlim em 1936, junto a Sieglinda Lenke, Scylla Venâncio e Maria Lenk.


Reprodução / Via hfnb.com.br
Piedade era chamada pela imprensa da época de "Garota Prodígio" e uma foto sua competindo na prova dos 400 metros foi a primeira a ser transmitida via telefone publicada em um jornal brasileiro.
3. Wanda dos Santos competia nas provas de corrida com barreiras. Esteve em Helsinque, em 1952, e em Roma, em 1960.


Bettmann / Bettmann Archive
Wanda enfrentou o preconceito por ser negra, além de mulher. Em Helsinque, as outras competidoras evitavam chegar perto dela.
4. Mary Dalva Proença foi a única mulher na delegação brasileira enviada para a Olimpíada de Melbourne, em 1956.


Keystone / Getty Images / Via blogsoberanoarruda.blogspot.com.br
Mary ficou em 14º lugar nos saltos ornamentais. Na foto, a chegada da chama olímpica e a delegação brasileira, entre outros países, ao fundo.
5. Em 1964, em Tóquio, Aída dos Santos estabeleceu uma marca que duraria 32 anos: o melhor desempenho feminino em Olimpíadas. Ela cravou um quarto lugar no salto em altura usando tênis emprestados, pois não tinha patrocinador.




http://www.programacinesom.com/2016/04/filmes-nacionais-sao-os-destaques-da_30.html, Pedro Carrilho/LatinContent / Getty Images
Aída apanhou do pai depois de seu primeiro torneio. Para ele, pobre tinha que ter um emprego que desse dinheiro, e ela não ganhava nada nas competições. O salto em Roma foi dado com o pé torcido.
7. Demorou um tempão para a primeira medalha, mas ela foi logo de ouro: veio com Jacqueline Silva e Sandra Pires, em Atlanta, 1996. Foi o primeiro ano do vôlei de praia nas Olimpíadas.


Alexander Hassenstein / Getty Images
De uma vez só foram duas medalhas na mesma modalidade estreante: Adriana Samuel e Mônica Rodrigues jogaram contra Jackie e Sandra na final e ficaram com a prata.
8. Nessa mesma olimpíada, tivemos mais uma prata no basquete e um bronze no vôlei.




Alexander Hassenstein / Getty Images, Franck Seguin / Contributor
9. As primeiras medalhas individuais vieram em 2008, em Pequim. O destaque foi para o ouro da Maurren Maggi no salto em distância.


Christophe Simon / AFP / Getty Images
Maurren saltou 7,04 metros.
10. No mesmo ano, Natália Falavigna trouxe a única medalha brasileira no taekwondo na história das Olimpíadas.


Alessandro Bianchi / Reuters
Foi uma amiga de Natália que a convidou para treinar taekwondo. Na terceira aula, o professor disse: "se você continuar treinando, em dois anos vai ser campeã".
11. Nos jogos de Londres, em 2012, a Sarah Menezes conquistou a primeira medalha de ouro feminina no judô.


Cameron Spencer / Getty Images
Sarah treinava no Piauí lutando com garotos.
12. E a Adriana Araújo entrou para a história do esporte ao conquistar a centésima medalha olímpica para o Brasil – um bronze que também foi a primeira medalha feminina no boxe.


Scott Heavey / Getty Images
13. No Rio, Yane Marques foi a segunda mulher a conduzir a bandeira brasileira na cerimônia de abertura. A primeira foi Sandra Pires, do vôlei, em 2000.




Cameron Spencer / Getty Images, Alex Livesey / Getty Images
Yane já faz parte da história do Brasil nos jogos pois ganhou a única medalha do pentatlo moderno para o país, em Londres, 2012.
14. Nesta olimpíada, a seleção feminina de vôlei pode ser tricampeã olímpica.


Kirill Kudryavtsev / AFP / Getty Images
Se isso acontecer, vai ser a segunda seleção a fazer essa campanha. A primeira foi Cuba, tricampeã olímpica nos Jogos de 1992, 1996 e 2000.
15. E a seleção brasileira de futebol feminino tem a terceira melhor campanha da história do esporte nos Jogos.


Afp / AFP / Getty Images
Das 5 edições do esporte no evento, o Brasil ficou entre os quatro melhores em quatro edições, sendo duas medalhas de prata, em 2004 e 2008.
16. A caminhada é longa. Das 110 medalhas brasileiras na história, apenas 23 são femininas.


Leon Neal / AFP / Getty Images
17. Mas ninguém pretende parar.


Nacho Doce / Reuters
A judoca Rafaela Silva ganhou o primeiro ouro do Brasil na primeira Olimpíada realizada no país.