A Globo sempre faz vista grossa para o que acontece dentro do BBB

A emissora já tentou blindar o programa em suspeitas de estupro, homofobia e racismo.

Publicidade

Esta não é a primeira vez que as redes sociais cobram a Globo e a direção do BBB, mas poucas vezes (ou nenhuma) a emissora demonstrou preocupação em elaborar respostas sobre os casos complicados que acontecem dentro do programa.

Pelo contrário, muitas vezes a emissora parece tentar fazer vista grossa ou blindar da crítica as diversas situações delicadas que aparecem no reality show.

Publicidade

Além de Laércio, o BBB 16 teve ainda o caso da "esponja black power". As redes sociais acusaram a escolha do objeto para lavar louça de racista. A emissora negou o racismo e disse que a esponja era "parte de uma coleção".

Reprodução/ BBB / Via gshow.globo.com

No caso de Laércio, a emissora também não emitiu qualquer nota que respondesse às cobranças das redes sociais sobre ele. Pelo contrário, o discurso de despedida pelo Bial teve uma alusão ao “gosto” do Laércio por meninas novas.

Reprodução/ BBB / Via globoplay.globo.com

Mesmo com o debate acalorado rolando nas redes sociais, Bial tentou adicionar poesia ao perfil complicado de Laércio. O texto de despedida completo foi:

Publicidade

Você que apesar da cara de vilão, quer ser um homem bom. Você é quem não vê cara, não vê coração. Você que prometeu ser o vilão e cumpriu o muito pelo contrário. Você que dorme de cuecas, já que não pode dormir nu como de costume. Você e suas Lolitas, suas Anitas e a maioridade. Você e sua idade. Você que passa do ponto. Você e pronto. Vem para cá, Laércio!

Outra situação problemática foi a do suposto caso de estupro envolvendo Daniel e Monique, do BBB de 2012. A emissora se manteve em silêncio e só tomou providências depois que a polícia bateu na casa.

Reprodução/ BBB

Publicidade

O mesmo aconteceu no BBB 10, quando Dourado disse que "hétero não pega AIDS". A Globo se pronunciou, mas só depois de uma decisão judicial.

Reprodução / Via g1.globo.com

No BBB 13, Dhomini disse que "arrancou os dentes de um cachorro com um martelo" para se vingar de uma mordida, e foi amplamente criticado por entidades protetoras dos animais. A Globo e o BBB, novamente, fizeram silêncio.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a Rede Globo para comentar este post. Publicaremos uma atualização assim que tivermos uma resposta.

Publicidade

Atualização: 19/05/2016, 12h50.

A Rede Globo enviou uma resposta a este post, por meio de sua assessoria de imprensa:

Não houve omissão da Globo em nenhum dos episódios citados pelo site. O Big Brother Brasil é um reality show e, por isso, não há roteiro nem falas pré-determinadas ou dirigidas pela Globo. Qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes não reflete o posicionamento da emissora.

Sobre o suposto caso de estupro do BBB 12: A Globo se pronunciou logo no dia seguinte ao ocorrido. Somente após, foi instaurado inquérito policial, que acabou arquivado.

Sobre a fala de Dourado sobre HIV: No mesmo dia do ocorrido, Pedro Bial informou no ar que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde". Na ocasião, o site do Ministério bateu o seu recorde de acessos. Em 2014, o tema voltou à tona e a Globo convidou a médica infectologista Rosana Richtmann para ir até a casa do BBB orientar os brothers – e o público - sobre as formas de contaminação por HIV, bem como sintomas e o tratamento da doença.

Sobre a fala de Dhomini: Na época, a Globo reiterou que qualquer manifestação dos participantes não reflete o posicionamento da emissora. O próprio Big Brother Brasil, além de outras atrações da emissora, sempre que possível, aborda a importância de ações em prol da proteção dos animais. O tema esteve presente inclusive em outras edições do Big Brother Brasil.

Publicidade

Veja também:

Como as redes sociais ajudaram a botar o Laércio do BBB na cadeia

Veja também