A difícil trajetória de Thiago Braz para chegar ao ouro olímpico

"É pau, é vara/é o Thiago subindo/é o sarrafo de ouro/é o menino sorrindo..."

Dono do segundo ouro do Brasil na Olimpíada, o atleta Thiago Braz, do salto com vara, fez a melhor marca de toda a sua carreira e quebrou o recorde olímpico: saltou 6,03 metros.

Paul Gilham / Getty Images

Publicidade

Até então, a maior altura que o atleta havia saltado em competições era 5,93 metros, durante uma disputa em Berlim, no início deste ano.

Ele bateu o francês Renaud Lavillenie, favorito na prova, que ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012.

A marca histórica foi só um capítulo na trajetória de superação de Thiago. Criança, ele foi abandonado pelo pai e pela mãe — acabou criado pelos avós maternos, a quem chama de pais.

Franck Fife / AFP / Getty Images

Publicidade

Nesta reportagem do Globo Esporte, a avó de Thiago conta que, quando a mãe dele foi embora, o menino passou dias com a mochila nas costas esperando ela voltar.

Quando tinha 17 anos, Thiago enviou um email para Elson Miranda, técnico e marido da campeã mundial Fabiana Murer. Ele pedia uma chance — e conseguiu.

Franck Fife / AFP / Getty Images

Elson orienta Fabiana durante o Campeonato Mundial, em 2015. Ao lado dele, de preto, o francês Renaud Lavillenie, vencido por Thiago.

Publicidade

O treinador impôs algumas condições para aceitar que o atleta passasse a integrar sua equipe. Thiago seguiu tudo à risca.

Foi por Elson e Fabiana que Thiago conheceu o ucraniano Vitaly Petrov, treinador da russa Yelena Isinbayeva e da maior lenda do salto com vara, o também ucraniano Sergey Bubka.

Publicidade

Em 2014, ele se mudou para a Itália a fim de treinar em tempo integral com o treinador, mas fez alguns estágios antes:

Publicidade

Em meio a tudo isso, Thiago, então com 20 anos, se casou com Ana Paula Oliveira, também atleta do salto com vara.

Publicidade

Depois de ganhar o ouro, Thiago foi à área de convidados assim que pôde, e tascou um beijão em Ana Paula.

Em 2014, recém-casado, ele declarou ao Globo Esporte: "É uma nova etapa da minha vida, junto com a Ana Paula. Acabamos de casar, vamos ter nossa lua de mel lá juntos. Não vai ser bem uma lua de mel, vamos treinar juntos. Talvez a gente tenha lua de mel, talvez não, porque não pode parar o treino".

Depois de perder no Pan 2015, em Toronto, Thiago se isolou no Rio Grande do Norte para treinar.

Ele estava bastante focado em competir no Rio. Em 5 de agosto de 2015, ele tuitou o seguinte:

Publicidade

Nesta terça (16), o próprio Sergey Bubka, maior astro da história do salto com vara, deu os parabéns para Thiago:

Publicidade

"Que competição fantástica de salto com vara na Rio 2016. Meus agradecimentos tanto ao Renaud Lavillenie como ao Thiago Braz. Parabéns ao vencedor e ao meu técnico, Vitaly Petrov."

E, assim, Thiago superou os obstáculos que apareceram no seu caminho e conquistou o ouro olímpico.

Paul Gilham / Getty Images

Publicidade


Publicidade

Veja também