A coxinha não é tão brasileira quanto você imagina

Mas ainda é o melhor salgado do mundo.

Eis aqui uma imagem reconhecida por qualquer brasileiro: uma coxinha, certo?

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil

Errado. É um arancini (bolinho de arroz), salgado inventado na Itália. Mais especificamente, o arancini siciliani, que tem um formato idêntico ao da coxinha.

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil

Publicidade

Quem copiou quem? Bem, a origem da coxinha é incerta, mas, segundo o historiador Câmara Cascudo, ela surgiu no período de industrialização de São Paulo, iniciado em fins do século 19.

(Isto é uma coxinha.)

O processo de industrialização de São Paulo teve forte influência italiana, e o arancini foi inventado no século 10, na Sicília. Logo...

Imigrantes italianos em São Paulo (1890)

Publicidade

Provamos o arancini em uma das lojas do Il Siciliano, uma rede de comida italiana fundada em Madri.

Via google.com!3m4!1e1!3m2!1sv9UZ0mrGO01jET7EsrxjGg!2e0!6m1!1e1?hl=es

O arancini pode ter vários recheios, como molho bechamel e cogumelos. Esta é a versão mais comum na Sicília, recheada com ragu de carne bovina, tomate e muçarela.

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil

Publicidade

Os povo que criou o arancini, aliás, parece ter se rendido à coxinha. A Wikipédia em italiano tem um artigo bastante completo sobre ela:

E é muito fácil encontrar receitas do salgado brasileiro em sites italianos de culinária, onde ela é chamada de arancini brasiliani. Esta aqui, por exemplo, é bem detalhada:

Publicidade

Mas, afinal, qual dos dois é melhor: o arancini siciliani ou a coxinha? Bem, seria leviano da nossa parte avaliar o salgado italiano com base na versão do Il Siciliano, que é servida depois de passar horas na estufa.

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil

Pense num risoto frio: a cremosidade vai embora e ele vira uma massa corrida. A carne cozida e o queijo derretido também perdem quase todo o encanto depois de alguns minutos fora da fritadeira.

O arancini deve ser muito gostoso logo depois de frito. Já a coxinha continua deliciosa mesmo após algumas horas dentro da estufa.

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil

Publicidade

E é por isso que nós declaramos, com toda a parcialidade do mundo, a vencedora: a coxinha. E VIVA O BRASIL!!!

Rafael Capanema / BuzzFeed Brasil / Via tumblr.com

Veja também