24 dicas de cozinheiros famosos que salvarão sua vida na cozinha

Os segredos de um peito de frango suculento, um ovo com gema mole perfeito, um bolo molhadinho.

BuzzFeed Brasil

BuzzFeed Brasil

1. Você vai cozinhar mais se tiver sempre alho e cebola já descascados, e de preferência picados, na geladeira.

Bela Gil / Instagram / Via instagram.com, Bela Gil / Instagram / Via instagram.com

"Assim que chegar da feira ou do supermercado, deixe o máximo de legumes e frutas já lavados e prontos na geladeira. Isso tira a preguiça de pensar em ter que lavar tudo antes de cozinhar", diz a Bela Gil, que está no ar com a websérie "Ceia Secreta", do canal GNT. Você pode assistir ao episódio da Bela aqui.

2. Folhas e temperos duram até duas semanas na geladeira se você lavar, secar, embrulhar em um pano de prato e deixar na geladeira.

Instagram / Bela Gil

E também já ficam prontos para você pegar e usar.

3. Para acertar o sal, é melhor não colocar todo de uma vez, mas ir botando aos poucos durante o preparo, provando sempre.

"Assim o alimento vai incorporando e absorvendo o sal e temos menos chance de salgar demais a comida ou deixa-la insossa. Por exemplo: adicionar o sal na panela de pressão pra cozinhar o feijão, depois adicionar o sal na hora de fazer o refogado do tempero do feijão e se precisar, finalizar com mais um pouco de sal na hora que misturar o tempero ao feijão".

4. Para soltar a casca do alho, dê um murro em cada dente (de alho!) com o dorso da faca.

GNT / Divulgação

"Assim ele dá uma quebradinha e a pele sai com mais facilidade".

BuzzFeed Brasil

5. Para saber se o fermento está funcionando, repare se ele faz bolinhas de ar assim que o colocar.

Dulce Delight Brasil / BuzzFeed Brasil / Via youtube.com

Se as bolhas fizerem um barulhinho, quer dizer que o fermento está ativo e o bolo vai crescer. A dica é da chef Raiza Costa, do programa "Rainha da Cocada" do canal GNT. Você pode ver o episódio "Chora, Raiza", do "Ceia Secreta" aqui.

6. Vai fazer um bolo e a manteiga está gelada? Rale ela com um ralador comum.

Szakaly / Getty Images,

Para o bolo crescer bem, a manteiga precisa estar em temperatura ambiente. Mas se você esqueceu de deixar ela fora da geladeira, rale como se fosse queijo. "Em minutos ela vai estar em temperatura ambiente para o seu bolinho crescer feliz".

7. Guarde a farinha no congelador para evitar a umidade e também a infestação dos bichinhos de farinha.

Harmpeti / Getty Images

"Farinha absorve muita umidade e isso vai mudar o seu peso quando for medida para sua receita".

8. Guarde o bolo que sobrou em um recipiente com tampa, e uma maçã descascada dentro.

"Sobrou bolo gostosão mas em poucas horas vai começar a secar porque ninguém vai comer tudo? A umidade da maçã não vai deixar nem o bolo e nem a cobertura secarem. Plin ;)"

BuzzFeed Brasil

9. Peito de frango molhadinho: deixe ele de molho na salmoura fora da geladeira e, na hora de virar, nunca espete com um garfo.

Rita Lobo / Instagram / Via instagram.com, Rita Lobo / Instagram

A salmoura funciona como um soro que vai hidratar a carne: para cada filé use uma colher de sopa de sal e uma de chá de açúcar, e temperos se quiser, e cubra com água. Deixe de molho por vinte minutos, fora da geladeira e passe uma água no frango antes de grelhar, senão fica muito salgado. A dica é da Rita Lobo, do programa “Cozinha Prática” do canal GNT, e autora do livro “Panelinha”.

10. Para que a tábua de cortar fique firme na bancada, coloque um papel-toalha molhado embaixo da tábua.

Assim ela não fica “sambando” e você tem muito mais segurança na hora de cortar.

11. Picar cebola fica mais fácil se você não arrancar a casca, mas deixar ela presa por uma das pontas ajudando a segurar as camadas.

E para cada tipo de prato, um tipo de corte: os cubinhos tradicionais para refogado, cubos médios são bons quando a cebola é destaque no prato (por exemplo em pratos orientais), o corte meia-lua para cebola caramelada.

BuzzFeed Brasil

12. Antes de começar a preparar uma receita, leia até o fim.

"Às vezes, só lá no final vai estar escrito: “cubra com papel laminado”, por exemplo. Aí, meu amigo, se a receita já estiver pronta, vai ter que encarar o forno sem papel laminado mesmo", é a dica do Rodrigo Hilbert, dos programas "Receitas de Família" e "Ceia Secreta".

13. Se puder ter uma hortinha em casa só de temperos para usar na comida, já faz muita diferença no sabor dos pratos.

"Ingredientes frescos valorizam qualquer comida e qualquer recipiente no qual dê para colocar um pouco de terra já é um ótimo vasinho".

14. Sobrou pizza? Coloque saquinho plástico de cozinha e guarde no freezer. Na hora da fome, só levar ao forno e vai ficar crocante!

Instagram / Via instagram.com

"Tente evitar sempre o desperdício".

15. Antes de desenformar o pudim, deixe ele esfriar por completo.

GNT / BuzzFeed Brasil / Via gnt.globo.com

"Falo por experiência própria: se não deixar esfriar ele vai ficar todo esparramado. Pode até ficar bom do mesmo jeito... Mas, bonito? Esquece".

BuzzFeed Brasil

16. Para o ovo frito com gema mole perfeito, o segredo é o fogo bem baixo.

"Mantenha a chama baixa e deixe fritar aos poucos. Quando a clara estiver branquinha, o ovo está pronto", é a dica do chef Elton Junior, do restaurante Dalva e Dito, em São Paulo, que tem uma estrela no Guia Michelin.

17. Para um purê lisinho o segredo é passar por uma peneira fina.

E se quiser usar o mixer para facilitar, de acordo com o chef Elton Junior ele não é ideal para o purê de batatas, mas para outros legumes sim.

18. Para um arroz soltinho, assim que quase toda a água estiver evaporado, pingue algumas gotas de limão.

Nata_vkusidey / Getty Images

O segredo é refogar bem o arroz no óleo (ou azeite, se preferir), fazendo com que o arroz frite levemente (tomando cuidado para não queimar).

19. Para o bife à milanesa ficar especial, passe em uma misturinha de ovos e leite temperado com alecrim, e frite em óleo a 180º.

"O segredo é respeitar a técnica padrão: tempere a carne com sal e pimenta, passe na farinha de trigo (e retire o excesso), pressione levemente para a farinha aderir bem, passe nos ovos, deixe escorrer o excesso de ovo e passe na farinha de rosca".

20. Farinha de rosca caseira é sempre mais gostosa do que a de supermercado.

"Deixe o pão envelhecer, rale e seque no forno a 100°c, mexendo a cada 10 minutos e tomando cuidado para não começar a mudar de cor".

21. Para um macarrão no ponto certo o segredo está na água: coloque só sal (sem óleo) e garanta que continue fervendo o tempo todo.

"O ideal é respeitar o tempo que o fabricante coloca na embalagem, mas, se utilizar massa fresca, um minuto e meio é o suficiente".

BuzzFeed Brasil

22. A temperatura ideal da grelha depende do tipo de corte de carne e você pode medir com a mão (sem encostar).

"Se conseguir deixar a mão no calor por 10 segundos, essa temperatura é ideal para cortes maiores, como peças inteiras de carne ou mesmo um galeto. Se conseguir sentir o calor por apenas 3 segundos, essa temperatura é ideal para cortes mais finos e menores, com bifes", explica o chef Alejandro Peyrou, do restaurante Açougue Central, em São Paulo.

23. O sal ideal para a carne é o granulado: para fazer, bata um pouco de sal grosso no pilão ou liquidificador.

"A textura tem que ser mais fina do que o sal grosso e mas não tanto quanto a do sal refinado. E tempere a carne apenas com sal!"

24. Assim que for possível ver o sangue na superfície da carne, vire o bife e espere o processo se repetir.

"O ideal é colocar a carne na grelha em temperatura ambiente e, depois de tirar a carne do fogo, deixar descansar por três minutos antes de comer".

Veja também: