18 curiosidades sobre os candidatos à presidência que vão te fazer dizer "eita"

A Marina Silva faz as próprias bijuterias e o João Amoedo é triatleta.

1. Alvaro Dias (Podemos) é um dos pioneiros dos showmícios. Apoiador do movimento Diretas Já, contra a ditadura militar, organizou shows de artistas como Wando e Belchior.

Publicidade

2. Qual a diferença entre Bolsonaro e Cabo Daciolo (Patriota)? O próprio Daciolo explicou em entrevista à revista "Época": “Para o Bolsonaro, bandido bom é bandido morto. Para mim, bandido bom é bandido lavado e remido no sangue do Senhor Jesus."

Publicidade

3. Dos 80 processos por danos morais movidos contra Ciro Gomes (PDT), nada menos que 37 são do senador Eunício Oliveira (MDB). Ciro já se referiu a ele como "aventureiro", "mentiroso", "lambaceiro" e "pinotralha" ("uma mistura de Pinóquio com irmão metralha", explicou).

4. No dia em que se conheceram, em 1994, a atriz Patrícia Pillar, "leitora voraz de notícias econômicas", e Ciro Gomes, então ministro da Fazenda, bateram um gostoso papo sobre política cambial.

5. Ciro foi comentarista esportivo na rádio Educadora de Sobral no início dos anos 1980. Em 2013, voltou à antiga profissão para cobrir a Copa das Confederações pela rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza. Na época, inclusive, disse que não pretendia se candidatar a mais nenhum cargo político.

Publicidade

6. Fernando Haddad (PT) é faixa preta em taekwondo, mas parou de lutar depois de machucar o joelho durante um treino.

7. Quando era prefeito de São Paulo, Haddad grafitou um Pato Donald em um túnel da avenida Paulista.

8. Ainda na prefeitura, o candidato do PT arranhou na guitarra "Smoke on the Water", do Deep Purple, durante o show do grupo de rap americano Public Enemy, e "Blackbird", dos Beatles, com uma banda cover que tocou na abertura de uma exposição.

Publicidade

9. Um dos hobbies de Geraldo Alckmin (PSDB) é engraxar os próprios sapatos. Com caixinha de engraxate e tudo, no meio do trabalho.

10. Ele diz tomar diariamente de 10 a 12 cafés. Se cada xícara tiver 80 ml, trata-se de quase um litro de café por dia. A colunista Sonia Racy, do Estadão, diz que são cafés expressos. Em 2013, porém, Alckmin me disse no Twitter que são coados.

Publicidade

Publicidade

11. A primeira pessoa a chamar Guilherme Boulos (Psol) de "terrorista" foi sua própria mãe. Na infância, ele tinha o hábito de jogar sapatos na privada e apertar a descarga. Até que um dia o vaso entupiu.

Publicidade

12. Henrique Meirelles (MDB) foi solteiro até os 55 anos — segundo sua prima, só teve "namoradas rápidas". Em 2000, ele conheceu sua esposa, a psiquiatra Eva Missine.

Publicidade

13. Jair Bolsonaro (PSL) era conhecido entre os colegas do Exército como "Cavalão" por causa do vigor físico e por sempre vencer as provas de atletismo.

14. Especializado em paraquedismo, Bolsonaro quase morreu em um acidente durante um curso de salto livre. "Por conta dos ventos, ele atravessou a Avenida das Américas, bateu contra a parede de um prédio e despencou oito metros. O impacto quebrou os dois braços e os tornozelos de Bolsonaro", relata o "Extra".

15. O episódio é contado no livro "Bolsonaro: o homem que peitou o Exército e desafia a democracia", de Clóvis Saint-Clair, que escreve: "A algumas dezenas de metros do solo, Cavalão perdeu o controle do equipamento, atravessou a Avenida das Américas, a mais movimentada da Barra da Tijuca, com risco de ser atropelado ou de ter seu paraquedas embolado a algum veículo, e veio se espatifar na parede de um prédio alto."

Publicidade

16. João Amoedo (Novo) é triatleta e já disputou seis provas IronMan, que incluem natação, ciclismo e corrida.

Publicidade

17. As bijuterias que Marina Silva usa são feitas por ela mesma, que também escreve poemas.

18. Marina é alérgica a frutos do mar, condimentos, lactose, carne vermelha, álcool, bebidas gasosas, cosméticos, perfumes, tinta de impressora, carpete e poeira. Como substituto do batom, por causa da alergia, ela usa beterraba com azeite.

Veja também:

23 coisas que você provavelmente não sabia sobre o Cabo Daciolo

18 coisas que você talvez não saiba sobre o general Mourão

Veja também