17 nomes de personagens fictícios que se popularizaram entre bebês da vida real

Pessoas que chamaram seu bebê de Lolita: POR QUÊ?!

1. Elsa

Elsa de "Frozen"
Elsa de "Frozen"

Walt Disney Motion Pictures

O filme da senhorita "Let It Go" foi um hit, então não é surpresa que esse seja um nome popular. Em 2014, um ano após o lançamento de "Frozen: Uma Aventura Congelante", o nome Elsa teve um salto enorme de 35% na popularidade do nome.

2. Hans

Hans de "Frozen"
Hans de "Frozen"

Walt Disney Motion Pictures

Hans também se tornou muito popular — teve um aumento de 40% nos registros, o que é muito estranho considerando o fato de que (alerta de spoiler) ele era o vilão. Gosto não se discute, eu acho.

Publicidade

3. Khaleesi

Daenerys de "Game of Thrones"
Daenerys de "Game of Thrones"

HBO

Quando a mãe dos dragões entrou em cena, o mesmo aconteceu com muitos bebês Khaleesis (junto com um monte de bebês com o nome escrito errado e, claro, Daenerys). Pelo menos 3.500 garotas receberam um dos dois nomes até 2018, o que é considerável — ambos eram praticamente desconhecidos antes de "Game of Thrones", e Khaleesi a estar entre os mil nomes femininos mais populares.

4. Arya

Arya de "Game of Thrones"
Arya de "Game of Thrones"

HBO

Esse faz sentido para mim, é um nome bonito e ela é uma personagem adorável! Antes da estreia da série, o nome estava apenas na 942ª colocação, mas no ano passado — o ano do episódio final da série —, Arya havia se tornado o 201º nome mais popular.

Publicidade

5. Valkyrie

Valkyrie da franquia Marvel
Valkyrie da franquia Marvel

Marvel / Disney

A Marvel é facilmente uma das maiores franquias de filmes do século 21, então não é surpreendente que ela tenha dado início a algumas tendências de nomes. Muitos personagens têm nomes que já eram bastante populares, então é difícil dizer se os pequenos Wades e Parkers correndo por aí são descendentes de fãs da Marvel, mas Valkyrie com certeza é um nicho. Em 2017, ano em que "Thor: Ragnarok" foi lançado, pelo menos 63 bebês do sexo feminino receberam o nome. Isso pode não parecer uma grande quantidade, mas antes de 2013, esse nome nem aparecia no ranking.

6. Hawkeye

Gavião Arqueiro da franquia Marvel
Gavião Arqueiro da franquia Marvel

Marvel / Disney

Certo, Hawkeye pode não ser o mais popular dos nomes inspirados na Marvel, mas é certamente um dos mais ousados. Isso mesmo. Em 2017, houve pelo menos seis pequenos Hawkeyes registrados, e acho que todos podemos concordar que, sem a Marvel, isso simplesmente não teria acontecido — até mesmo Ashton Kutcher quis dar o nome ao seu bebê!

Publicidade

7. Damien

Damien do remake de "A Profecia"
Damien do remake de "A Profecia"

20th Century Fox

Damien, que é literalmente o nome do filho do diabo em "A Profecia", viu um aumento na popularidade do nome após o lançamento do filme em 1976. De forma ainda mais confusa, 2007 — um ano após o lançamento do remake de "A Profecia" — foi o ano mais popular do nome, com 2.227 meninos nos EUA recebendo o nome.

8. Lolita

Lolita no filme de 1962
Lolita no filme de 1962

Metro-Goldwyn-Mayer

Vou me arriscar e supor que a maioria das pessoas que deram o nome de Lolita às suas filhas provavelmente só viu o trailer do filme, porque COMO ASSIM?! Se você não conhece a história, Lolita era o apelido de Dolores — uma garota de 12 anos que foi perseguida por um homem de meia-idade que se tornou seu padrasto por seus próprios interesses obscenos. Não é a associação que você gostaria com seu nome, certo? Um ano após a adaptação de Kubrick do romance chegar aos cinemas em 1962, o nome atingiu o pico de popularidade, tornando-se o 467º nome mais popular na época, mas tem caído constantemente desde então. AINDA BEM.

Publicidade

9. Anakin

Anakin da franquia Star Wars
Anakin da franquia Star Wars

20th Century Fox

Se você chegou até aqui, deve ter notado um padrão — as pessoas realmente não parecem se importar com as associações que vêm com os nomes. Você pode estar dizendo, "Talvez elas só tenham visto 'A Ameaça Fantasma' e achado o pequeno Ani realmente fofo", mas não — desde que o filme foi lançado, sua popularidade só cresceu, e em 2019 ficou na posição #956. Pode não parecer muito popular, mas é bastante considerável, já que, antes de "Star Wars", usar Anakin como primeiro nome era praticamente desconhecido.

10. Kylo

Kylo Ren da franquia Star Wars
Kylo Ren da franquia Star Wars

20th Century Fox

Outra alma torturada que os pais não resistiram em transformar em nome de bebê. Desde que o bad boy apareceu em 2015, o nome tem estado em alta. No Reino Unido, houve 67 bebês Kylos em 2016 e esse foi o 901º nome mais popular do ano nos EUA — o que é considerável, já que era praticamente desconhecido até "Star Wars".

Publicidade

11. Draco

Draco da franquia Harry Potter
Draco da franquia Harry Potter

Warner Bros. Pictures

Quando o primeiro livro de "Harry Potter" chegou às prateleiras em 1997, Draco não era o mais popular — apenas quatro bebês por milhão receberam o nome. Mas em 2019, 50 bebês por milhão foram registrados como Draco! O nome é latim e significa dragão, mas, para muitos, significa apenas o garoto loiro oxigenado que enfatiza a pronúncia do "P" em Potter.

12. Hermione

Hermione da franquia Harry Potter
Hermione da franquia Harry Potter

Warner Bros. Pictures

Agora, esse faz sentido — ela é inteligente, espirituosa e simpática. Antes de "Harry Potter", o nome foi usado por Shakespeare em "Conto do Inverno", mas nunca realmente passou para o campo de "nome comum". No livro, Hermione é descrita como uma nerd com dentes grandes e cabelo crespo, e JK disse que escolheu propositalmente um nome incomum para evitar que crianças com o mesmo nome sofressem bullying por causa disso. Mas isso não impediu os pais — no ano de 2000, esse era apenas o 15.344º nome mais popular, mas, em 2003, era o 2.671º nome mais popular nos EUA.

Publicidade

13. Ariel

Ariel de "A Pequena Sereia"
Ariel de "A Pequena Sereia"

Buena Vista Distribution

Meninos e meninas têm sido registrados com esse nome por séculos, mas quando o filme "A Pequena Sereia" foi lançado em 1989, ele assumiu o centro das atenções — foi classificado como o 115º nome de menina mais popular dos anos 1990, com pelo menos 28.139 bebês americanos recebendo esse nome ao longo da década! Para fins de contexto, ele era mais popular do que os nomes Lisa, Holly e Jade.

14. Cullen

Os irmãos Cullen da saga Crepúsculo
Os irmãos Cullen da saga Crepúsculo

Summit Entertainment

"Crepúsculo" teve um impacto ENORME nos nomes de bebês — se você encontrar crianças de 10 anos de idade chamadas Edward, Jacob ou Isabella, há uma chance de que seus pais tenham se inspirado de alguma forma no filme de vampiros. Mas eles também já eram nomes muito populares, então há chances iguais de que isso seja apenas uma coincidência. Mas com Cullen, a história é diferente. Em 2009, o sobrenome de Edward saltou 300 posições na lista de nomes de meninos — o maior aumento de qualquer nome de menino —, tornando-o o 485º nome mais popular nos EUA.

Publicidade

15. Katniss

Katniss da saga "Jogos Vorazes"
Katniss da saga "Jogos Vorazes"

Lionsgate Films

Eu sei que você está pensando nisso, então eu vou dizer — Katniss não é realmente um nome. Bem, quero dizer, tecnicamente é, mas antes de Suzanne Collins escolhê-lo para sua heroína, era usado como um nome alternativo para a Sagittaria, que é um gênero de batata aquática, ao invés de bebês humanos. De acordo com a revista "Time", nenhuma recém-nascida recebeu o nome de Katniss em 2011, mas, em 2012 — o ano em que "Jogos Vorazes" foi lançado —, 29 garotas americanas receberam o nome.

16. Sabrina

Sabrina de "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira"
Sabrina de "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira"

Paramount Domestic Television

Sabrina sempre foi um nome bastante usado, mas personagens fictícias têm tido um papel importante na popularidade do nome — primeiro em 1954, quando Audrey Hepburn estrelou como Sabrina Fairchild em "Sabrina", depois em 1962, quando a revista em quadrinhos "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira" estreou. Você pode estar pensando que tudo isso é coincidência, mas, quando a série de TV baseada nos quadrinhos foi lançada em 1996, o nome atingiu o pico de popularidade — 3.188 bebês por milhão receberam o nome de Sabrina, o que é um grande salto de 1995, onde apenas 2.010 bebês por milhão receberam o nome.

Publicidade

17. Dawson

Jack Dawson de "Titanic" e Dawson de "Dawson's Creek"
Jack Dawson de "Titanic" e Dawson de "Dawson's Creek"

Sony Pictures Television / The WB

No final dos anos 1990, foi a vez de Dawson brilhar — entre "Dawson's Creek" e Jack Dawson de "Titanic", as pessoas não se cansavam desse nome. Em 1999, o nome deu um salto gigantesco de 559 posições, tornando-se o 136º nome mais popular do ano.

Você recebeu seu nome em homenagem a um personagem da ficção? Qual nome de um personagem da ficção você daria aos seus filhos? Conte-nos nos comentários!

Psiu. As estatísticas desses nomes são do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (ONS) e da Página de Dados do Seguro Social dos EUA.

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Leia mais

Qual nome da moda você teria se nascesse hoje?

Escrito por Davi Rocha • há 7 anos

Qual é a cor do seu nome?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 4 anos

Qual é o seu nome de móvel?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 4 anos

Publicidade

Veja também