15 coisas que todo morador de república universitária deveria fazer

Você vai descobrir que todo ser humano é estranho, mas vai ser legal.

1. Tente encontrar a galera certa para morar com você.

Não é porque a pessoa é sua melhor amiga que vai dar certo morar com ela. Vocês podem ter gostos, estilos e ideias diferentes sobre viver em uma casa. E tudo muito que bem. Tente escolher as pessoas certas para morar junto de outro jeito, pode ser melhor.

2. Se você não estiver na república perfeita, deixe a galera ser feliz lá e mude de casa.

Talvez você não encontre a República perfeita de primeira e tenha de mudar de casa uma vez. Ou duas vezes. Com paciência você pode tranquilamente encontrar uma galera massa.

Publicidade

3. Talvez você seja a pessoa que vai se dar bem morando sozinho.

Se você mudar de casa mil vezes e não encontrar uma galera legal, pode ser que o problema seja você morar com os outros e o melhor é viver sozinho, tá? Se você não tiver dinheiro para isso, dê o seu melhor e tente sofrer o menos possível. E só depende de você ter ou não algo para comer.

4. Atrasar as contas NUNCA, JAMAIS, DE JEITO NENHUM.

Reprodução SBT

Você já é adulto suficiente para saber que precisa pagar contas em dia. Não atrase para você não pagar multa. Pior: para não fazer todo mundo pagar multa.

Publicidade

5. Não deixe para amanhã o que você e seus amigos podem conversar hoje.

Viver em grupo com gente diferente é muito legal, mas de vez em quando dá ruim, fica tudo bem. Se tem algo te incomodando na postura dos amigos, fale logo e resolva o problema.

6. LAVE. A. LOUÇA.

Não seja a pessoa que nunca lava a louça ou nunca limpa a casa. Dez em cada dez repúblicas têm história de um dia ou uma vida em que tudo estava muito sujo. Algumas podem ser até engraçadas, mas aí alguém teve de ir lá limpar tudo.

Publicidade

7. Quando os pais de seus colegas de casa fizerem uma visita, participe, pode ser legal.

Reprodução GShow / Via gshow.globo.com

Agora, se a família do seu colega for chata e você não quiser participar, não atrapalhe, deixe seu colega curtir o espaço que também é dele. Em qualquer uma dessas situações, colabore com coisas como manter a casa limpinha pra todo mundo ficar feliz.

8. Tente não comer porcaria todos os dias da semana, pelo amor de Deus, para o seu bem.

Todo estudante sabe que a vida pode ser corrida, pode ser que você não saiba cozinhar e é difícil aprender na marra, mas sempre dá pra tentar boas alternativas para ter uma alimentação um pouquinho mais saudável.

Publicidade

9. Beber TODOS OS DIAS da semana sem parar também não vai te fazer "muito bem", se é que me entendes.

Sabe o ditado "você colhe o que planta"? Então, ele é muito verdadeiro.

10. SEMPRE faça coisas junto com seus amigos e os amigos dos seus amigos. E outros agregados. E o pessoal de outros cursos.

Uma das melhores coisas de se morar em república é a possibilidade de conhecer gente nova, diferente e divertida. Então, participe e promova bons rolês na sua casa com o pessoal.

Publicidade

11. Combine com todo mundo antes de fazer uma festa em casa.

Se tem gente estudando na sua casa, você pode muito bem ajudar os amigos fazendo um pouco de silêncio. Não custa nada trocar uma ideia antes se for chamar a galera pra uma festinha ou uma festona, ok? Surpresas acontecem, mas se puder evitar constrangimentos, melhor.

12. Organizem rolês aos fins de semana para não sentirem tanta saudade da família.

Muitas vezes a distância da família é grande e pode deixar todo mundo muito sozinho, principalmente nos fins de semana. Um bom churrasco, uma cervejada, um almoço de domingo ou uma tarde vendo séries ou filmes juntos pode ser uma ótima companhia.

Publicidade

13. Muito cuidado na hora de transar. Primeiramente: use camisinha. Segundo: pense bem onde você vai ficar pelado.

Uma república normalmente é movimentada, cheia de entra e sai de gente (se é que você me entende). Na hora de transar, seja discreto e vá para um local reservado. Se ajudar, crie uma espécie de código (colocar um chinelo na porta do quarto, por exemplo) para todo mundo saber o que tá rolando.

14. Tente manter um bom relacionamento com seus vizinhos.

Universitários estão longe dos pais com muita energia para gastar, mas alguns moram ao lado ou próximos de senhoras de idade, hospitais, crianças de colo ou gente rabugenta em geral. Todo mundo precisa conviver em harmonia, então tente conversar com seus vizinhos, troque uma ideia quando for fazer uma festa, não exagere demais, coloque-se no lugar dos vizinhos e tente manter um diálogo com todo mundo.

Publicidade

15. Por fim, saiba que todo ser humano é um pouco estranho e você vai ter de se acostumar com hábitos diferentes dos seus. Vai ser legal.

As pessoas podem cozinhar de jeitos diferentes dos seus, ter hábitos noturnos enquanto você é diurno, gostar de ver programa de TV bosta, entre outras coisas. Mas vai ficar tudo certo, ok?

Veja também:

40 conselhos que todo universitário deveria ouvir no primeiro semestre de aula

16 provas de que você saiu da universidade, mas ela nunca saiu de você

Veja também