15 coisas que professores querem que você saiba

Nem sempre as escolas particulares são as melhores e é importante que os pais participem da vida escolar dos filhos.

Nós pedimos que professoras e professores contassem quais são as coisas que todo mundo deveria saber sobre a profissão. Reunimos as respostas mais interessantes aqui:

1. O que é aplicado em sala de aula NÃO é o suficiente para um aluno ir bem nas provas e aprender de verdade. Eles precisam estudar em casa.

Katarzynabialasiewicz / Getty Images

É importante que a família participe da vida escolar da criança, auxiliando nas tarefas dadas em aula, procurando saber junto aos professores como é o comportamento dele e demonstrando interesse no rendimento.

Publicidade

2. O professor não deve substituir o papel dos pais em coisas básicas.

Reprodução / TriStar Pictures

Os professores têm papel fundamental na vida de uma criança, mas a responsabilidade pela educação básica da criança tem de ser dos pais. A escola ensina muitas coisas para que o indivíduo aprenda a conviver em sociedade, mas a família precisa reforçar com coisas simples como falar ou "por favor" ou "obrigado".

3. É gratificante saber da responsabilidade de ser uma espécie de mentor para mentes tão jovens.

Reprodução / Touchstone Pictures

Muitos alunos sentem-se à vontade para procurar professores quando precisam de ajuda ou conselhos que não conseguem obter em casa. E para um professor muitas vezes é maravilhoso quando consegue ajudar um aluno com problemas extra-classe.

Publicidade

4. É até comum professor reclamar de alguns alunos, mas a maior parte deles trazem muito mais sorrisos do que lamentos.

Divulgação / TV Globo

Nem todo aluno é fácil de lidar e cada dia é um novo aprendizado. Ao professor é exigido que esteja sempre em constante transformação na conquista da confiança e simpatia dos alunos. Felizmente os alunos que trazem problema são em menor número dos que aqueles que reconhecem o trabalho dos professores e distribuem elogios.

5. Muitas vezes os professores encontram alunos com história de vida inacreditavelmente dolorosa e sofrem por não ter meios para ajudá-los.

Reprodução / Via netflix.com

Uma das maiores queixas dos professores é sobre perderem alunos para a violência, falta de perspectiva ou problemas domésticos. Nem sempre os professores conseguem interceder e não são raras as vezes em que são instruídos pela escola a taparem os olhos para os problemas pessoais dos alunos.

Publicidade

6. É muito comum um professor sofrer com problemas de saúde mental.

Elenaleonova / Getty Images

O professor é uma pessoa que acerta, que erra e tem emoções. Esta é uma das profissões que mais afastam profissionais por problemas de saúde mental, em geral síndrome do pânico e depressão. Muitas vezes a sensação de impotência é o que drena a energia dos profissionais.

7. Ser professor não é somente inspiração, é preciso muito preparo.

Reprodução / The Weinstein Company

Professores não são seres iluminados que dão aula apenas por dom. Para dar uma única aula, é preciso estudar previamente, planejar, elaborar estratégias para ensinar aquele conteúdo e isso leva bastante tempo do dia.

Publicidade

8. Nem todo professor é preparado para alunos de inclusão em sala de aula.

Sinenkiy / Getty Images

Falta material de base e nenhum tipo de treinamento para tais situações é recebido. Caso o professor precise fazer um trabalho com inclusão de alunos precisa se preparar por conta própria e buscar orientação por si só.

9. Conseguir prender a atenção dos alunos em salas com mais de 35 pessoas por mais de 5 horas seguidas é um grande desafio.

Reprodução / SBT / Via youtube.com

Na outra ponta, diretores e gestores de escolas buscam que os professores façam aulas diferentes e inovadoras, mas não mudam o modelo de ensino que já é antigo.

Publicidade

10. Professor não têm tantas férias quanto as pessoas pensam.

Reprodução / SBT / Televisa

Há quem pense que os professores tem mais de um período longo de férias durante o ano, mas não é bem assim. O que existe é o recesso natalino em dezembro que dura em média uma semana e após esse período os professores retornam à escola para planejamento anual de atividades e revisar o projetos pedagógicos da escola.

11. Há professores que colocam dinheiro do próprio bolso em projetos da escola.

Andreypopov / Getty Images

Grande parte dos professores não contam com a verba para realizarem as atividades e projetos que propõem. Muitos têm de abusar da criatividade para utilizar os recursos e não é raro terem de investir em materiais para poder aplicar suas atividades em sala.

Publicidade

12. Nem sempre às escolas particulares são melhores do que as escolas públicas.

Reprodução / Lucasfilms

Às vezes a escolha particular é extremamente focada resultados em vestibulares e deixam outras questões básicas de lado, como relações sociais e interpessoais.

Além disso, não é raro encontrar casos de escolas particulares que paguem abaixo do valor normal por hora/aula e exigem exclusividade do professor.

13. Professor geralmente não gosta de ter redes sociais fuxicadas pelos alunos.

Reprodução / Paramount Pictures

Professor é uma pessoa comum fora da escola. Também tem vida social, amigos, família e gosta de privacidade.

Publicidade

14. Entrar no ensino superior muito jovem pode ser problemático.

Monkeybusinessimages / Getty Images

Um conselho geral que os professores dão é para que os alunos não sejam afobados e absorvam o máximo possível do ensino médio.

15. Não tem nada mais gratificante do que assistir as conquistas dos seus ex-alunos.

Monkeybusinessimages / Getty Images

Assim como todo professor ama ver os atuais alunos progredindo, também é uma das melhores coisas quando reencontram com ex-alunos e descobrem que passaram em faculdade, em universidade pública, se formaram, lançaram livro, etc. Ver que obteve sucesso na formação de uma pessoa é recompensador.

Publicidade

Participaram: Isabella Souza, Thuany Bertin, Emanuelly Caron, Dani Veronezi, Paulo Gleison, J.R., Aline Machado, Tássila Vidal, Sônia Soares, Mari Mendonça, Priscila Seabra, Isabelly Amorim, Renata Cristina, Michele Bernardes, Marjorie Nery Barbisan, Juliana Azevedo, Taís Triano, Beatriz Gontijo Campos e vários outros professores de maneira anônima.

Veja também:

22 professores que podem resolver o problema da educação no Brasil

25 imagens que resumem a sua relação com os professores

Veja também