14 resoluções de ano novo que vão fazer você se sentir uma pessoa melhor

Sim, ainda dá tempo.

1. Arrume seu armário e doe as peças sem uso para quem precisa.

O Exército de Salvação busca o que você quiser doar onde você estiver. Outra entidade que encaminha roupas que não têm mais uso para você são a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e o hospital Albert Einstein, em São Paulo, também recebe doações.

2. Lembre-se de algum hobbie que você goste muito e separe um tempinho por semana para ele.

Toru Yamanaka / AFP / Getty Images

Sem o compromisso de te fazer sentir-se mais inteligente ou algo para te aprimorar profissionalmente. Só dê mais atenção e dedique mais tempo para algo que você goste de fazer, como criar peixinhos e montar aquários, colecionar bonecos, ver séries ou navegar por vídeos esquisitos do YouTube.

Publicidade

3. Contribua com alguma organização humanitária.

Com R$ 30 reais (as doações podem ser únicas ou mensais) você dá suporte para a organização Médicos Sem Fronteiras comprar alimentos terapêuticos para 18 crianças desnutridas por um dia. Você também pode ajudar os projetos da Cruz Vermelha com a doação de dinheiro ou itens de higiene, calçados e brinquedos.

4. Faça algum amigo sentir-se bem.

Reprodução / Via Facebook

Dê uma olhadinha na sua lista de amigos (pode ser no Facebook mesmo) e pense: quem você não encontra há muito tempo e tem muitas saudades? Essa pessoa gosta de quê? De sair para jantar, de ir ao cinema, de tomar uma cerveja? Lembre-se e faça um convite. (:

Publicidade

5. Procure ler mais.

Com a internet e o celular sempre à mão, muita gente deixou de ler nos últimos anos. Mas basta um pouco de disciplina e lembre-se que dá para ler muita coisa no ano com 15 minutinhos de leitura diária. Ler à noite pode ser uma ótima atividade para te ajudar a dormir melhor.

6. Não deixe livros pegando poeira na sua estante.

Todo mundo tem alguns livros favoritos, mas dê uma olhadinha na sua estante e pense se nenhum deles teria um destino melhor do que ficar paradão na prateleira. Dê um destino mais digno pra ele e passe para as mãos de quem irá lê-lo. A Prefeitura de São Paulo, a Fundação Abrinq e o Exército da Salvação aceitam doações de livros.

Publicidade

7. Dedique um tempinho para falar mais com a sua família.

Se você more longe dos seus pais ou irmãos, telefone com mais frequência para eles. Muitas vezes a gente esquece, mas lembre-se que faz diferença separar um tempinho para tomar um café com eles e colocar o tempo em dia.

8. Escolha melhor o que você come.

Escolhendo produtos de origem orgânica você se alimenta melhor e fica mais saudável ao evitar ingerir resquícios de agrotóxicos e contribui para uma agricultura e pecuária mais sustentáveis. Quase todo mercado tem uma parte com produtos orgânicos e caipiras e você também pode procurar feiras específicas com estes produtos na sua cidade.

Publicidade

9. Resgate um bichinho de maus-tratos.

E ganhe um amigo para a vida. Dê uma olhada nos sites Adote um Gatinho ou Adote um Focinho e tente não e apaixonar. O daí de cima é o May, à procura de uma família.

10. Faça pelo menos 20 minutos de exercícios por dia.

Você pode fazer coisas simples como descer um ponto antes do trabalho ou de casa para andar alguns minutos a mais por dia, ou então optar pelas escadas algumas vezes em vez do elevador. Fazer exercício diminui o risco de doenças no coração e outros problemas de saúde. Ainda traz bem-estar mental e ajuda a tratar a depressão, alivia a ansiedade e combate a insônia.

Publicidade

11. Tente usar menos o celular.

Fonte subestimada de estresse e doenças modernas se utilizado em excesso, pode ser uma boa pensar em pegar leve no celular em 2016. Limite a quantidade de vezes que você checa o telefone --se quiser há um aplicativo que te ajuda a fazer isso).

12. Aproveite seu tempo livre para fazer um curso.

E não, você não precisa necessariamente gastar para isso. Aqui listamos 14 cursos de universidades famosas que você pode fazer de graça pela internet. Na Unicamp (acima) por exemplo, dá para fazer o curso Mudança climática global.

Publicidade

13. Economize dinheiro para comprar algo que você realmente quer.

Em vez de reclamar sempre que não tem dinheiro, tente fazer uma poupança ou guardar um dinheirinho todo mês para comprar alguma coisa que você quer muito. É difícil e não precisa ser uma quantia alta --guarde o que puder com regularidade.

14. Lembre-se de cuidar também de sua saúde mental.

Você não precisa estar doente para fazer terapia. Ir a um psicólogo é melhorar a sua saúde mental e dedicar um tempinho por semana (ou por mês) para falar de você mesmo.

Publicidade

Veja também