14 métodos cientificamente comprovados para ser uma pessoa mais feliz

Quem diria que melhorar seu humor fosse assim tão fácil? Obrigado, ciência!

1. Escreva uma lista rápida pelo que você é grato no final de cada dia.

Fazer diários tem sido associado a uma melhor auto-estima e a uma abundância de emoções positivas. Focar o que escreve no que é grato ao final de cada dia amplifica esse benefício e contribui para uma sensação de alegria generalizada.

2. Tente compartilhar o que lhe deixou feliz em determinado dia com amigos próximos e familiares.

Foi provado que o processo de compartilhar as coisas pelas quais você é grato todos os dias aumenta significamente seu potencial para a felicidade, bem como seus laços sociais. No entanto, compartilhar é uma via de mão dupla. Por isso, encoraje seus amigos a também compartilharem com você.

Publicidade

3. Cerque-se da cor azul

Uma das melhores maneiras de parar com o sentimento de melancolia é abraçar a cor azul com toda a sua força. A cor azul comprovadamente aumenta a vontade de reagir e de conscientização, enquanto promove sensação de calma e relaxamento. Parece que o Eiffel 65 sabia do que estava falando.

4. Encaixe meditação na sua agenda.

A meditação requer algum investimento, mas os benefícios são potencialmente imbatíveis. Estudos mostram que a meditação pode realmente reconectar o cérebro dos praticantes de forma a reduzir permanentemente os níveis de estresse, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de contentamento. Aqui está um guia prático de meditação.

Publicidade

5. Gaste seu dinheiro com os outros.

Acumular dinheiro simplesmente para tê-lo faz muito pouco para melhorar o seu humor. Entretanto, gastar com os outros, seja na forma de presentes, comida ou simplesmente convidando alguém para ir ao cinema, tem se mostrado uma forma de ser mais positivo e promover a felicidade.

6. Defina uma agenda de exercícios, mesmo que sejam curtos.

O exercício tem sido associado a ganhos significativos de felicidade, ao mesmo tempo em que reduz os níveis gerais de estresse. Até mesmo exercícios rápidos agregam este benefício. Também tem sido comprovado que o exercício melhora sua própria imagem corporal, mesmo que nenhuma mudança visível tenha sido observada.

Publicidade

7. Tenha certeza de estar aproveitando o momento.

Viver o momento tem sido considerado como um dos mais importantes traços exigidos para viver uma vida feliz. Viver pensando demais no futuro ou no passado pode disparar a ansiedade, enquanto que focar no presente ajuda a promover uma sensação geral positiva.

8. Certifique-se de estar bem hidratado.

Estudos demonstram que mesmo uma desidratação leve pode levar a aumento da irritação e diminuição da felicidade. Felizmente, apenas beber a quantidade recomendada água - em torno de 8 copos por dia - pode trazer uma sólida base de felicidade.

Publicidade

9. Tenha uma boa noite de sono.

Tem sido demonstrado que dormir o suficiente aumenta a resiliência natural contra as emoções negativas, bem como permite que o corpo libere neurotransmissores anti-estresse. Apenas não exagere, pois dormir demais tem sido associado a depressão.

10. Desfrute de tempo ao ar livre.

Pouco tempo ao ar livre, como uma pequena caminhada de trinta minutos, aumenta sua felicidade e sua sensação de bem estar. Também aumenta a sua produção de vitamina D,a qual ajuda a prevenir problemas de saúde que vão da osteoporose ao câncer.

Publicidade

11. Estabeleça a si mesmo metas alcançáveis.

Estabelecer e realizar metas é uma das formas mais básicas de melhorar seu humor todo os dias. Os objetivos não precisam, e não devem, ser ambiciosos ou grandiosos para funcionar. O simples fato de planejar e realizar pequenos objetivos levará a um sentimento de realização e felicidade. Você pode até mesmo definir objetivos duplos como "meditar por dez minutos diariamente".

12. Faça o máximo para sorrir.

Sorrir não irá tirar você de uma depressão, porém, se você está tendo um dia neutro, o simples ato de sorrir pode trazer emoções rumo a felicidade. Um sorriso dado para outros provavelmente também produzirá um sorriso de volta, conduzindo a um ciclo de felicidade.

Publicidade

13. Escute suas músicas animadas preferidas.

Ouvir a musicas animadas quando se está pra baixo pode ajudar a afastar a tristeza. O truque é ouvir ativamente musicas com a intenção de se sentir melhor. Músicas fundo não irão contribuir para melhorar o humor.

14. E finalmente, passe menos tempo no Facebook.

Estudos mostram que índices mais altos de tempo no Facebook levam a um declínio geral de felicidade entre jovens adultos. Agora você tem finalmente uma desculpa para sair do computador! Também não é tão cedo, com todas essas outras mudanças positivas que você vai começar a por em prática. Certo?

Publicidade

Veja também