13 posts do BuzzFeed para te ajudar a encarar que talvez você seja racista

Combater o racismo é uma tarefa de todos nós.

Se você acha que pessoas negras estão exagerando porque apontam racismo em muitas coisas, este post é para você. Reunimos alguns dados e pesquisas que mostram como o racismo é estrutural e está em praticamente tudo.

Mudar é difícil pra caramba, mas às vezes precisamos abandonar certas ideias para nos tornarmos pessoas melhores e não sermos racistas.

Publicidade

O guia definitivo para todas as pessoas brancas que ficam na defensiva em conversas sobre racismo

Mira Jacob

Se você tem dificuldade para lidar com conversas sobre raça, este guia pode te ajudar a sair da defensiva.

11 coisas que toda pessoa que AINDA é racista diz

Olimpia Zagnoli / Via followthecolours.com.br

Às vezes a gente acha que não é racista, mas está mandando um monte de bola fora. Por isso reunimos as frases racistas mais comuns e o porquê você deve parar de usá-las.

Publicidade

O racismo é tão profundo que às vezes acreditamos que estamos elogiando uma pessoa negra, mas na verdade estamos ofendendo. Neste post listamos algumas destas expressões racistas.

O dia em que comecei a reconhecer o racismo sistêmico

Nathan W. Pyle

Esta conversa entre amigos pode te fazer perceber como o racismo SEMPRE esteve ali, mas você não percebia.

Publicidade

21 pessoas contam em que momento perceberam que eram negras

Estas histórias mostram como muitas pessoas se deram conta pela primeira vez que eram negras quando sofreram racismo na infância. Essa pode ser uma ótima oportunidade para você relembrar o seu passado e perceber algumas diferenças entre brancos e negros.

Neste post apresentamos uma nova perspectiva sobre as mesmas histórias de racismo contadas por negros. De peito aberto, pessoas contam como perceberam que eram brancas a partir de situações em que elas foram privilegiadas apenas por serem brancas.

Publicidade

No Brasil, todo mundo conhece alguém racista, mas pouca gente diz que é. Neste post reunimos relatos de pessoas que assumiram que foram racistas em algum momento da vida.

A intolerância com as religiões de matriz afro geralmente é racista, justamente por envolver crenças que possuem raízes africanas. Respeitar essas religiões também é uma forma de combater o racismo em nossa sociedade.

Publicidade

Esta história de mãe e filha pode te ajudar a entender o que é apropriação cultural

A Stefanine contou como negros e brancos são vistos de modo diferente quando utilizam tranças afro.

Como falar com crianças sobre consciência racial

Zachary Gibson / BuzzFeed

Os adultos muitas vezes pensam que devem evitar conversas com as crianças sobre raça ou racismo porque isso faria com que elas notassem a existência da raça ou se tornassem racistas. Este post mostra o quanto essa ideia é errada.

Publicidade

Para acabarmos com o racismo em nossa sociedade, é necessário que todas as pessoas se engajem nessa causa. Este post pode te ajudar a encontrar a melhor forma de fazer isso.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Veja também