Desacelerar o contágio do Coronavírus é mais fácil do que parece: basta ficar em casa

Fique em casa, evite espalhar o vírus, salve vidas. É simples assim.

Publicado por Jonah Peretti e Dao Nguyen

Você é jovem e saudável e quer literalmente SALVAR VIDAS?

Essa é a sua chance!
O novo Coronavírus que está se espalhando pelo mundo já matou mais de 3.000 pessoas. Para sua sorte, quase nunca mata alguém jovem e saudável.

Mas isso não quer dizer que você não deve se preocupar!!! Ainda é MUITO RUIM se você pegar Coronavírus - mesmo em um caso pouco grave.

Anton Petrus / Getty Images

Por que? Porque quanto mais pessoas contraem, mais rápido ele se espalha, e quando ele se espalha rápido, é perigoso para seus avós, pessoas com diabetes, problemas respiratórios ou hipertensão. É péssimo para o nosso sistema de saúde.

Publicidade

A parte mais assustadora é que você pode espalhar antes de saber que contraiu, já que os sintomas levam dias, ou até semanas para se manifestarem depois da infecção. Pense em todos os lugares que você frequenta e todas as coisas que você toca em 5 dias comuns na sua vida.

Filmways Television / Via GIPHY

Hospitais não suportam milhares de pessoas doentes aparecendo juntas.

Imagine cada pessoa de idade e pessoa doente do país tendo que ir ao hospital ao mesmo tempo! E pior - imagine que os médicos e enfermeiros também podem ficar doentes - então vários deles não podem atender aos pacientes. Isso pode acontecer em duas semanas nos Estados Unidos. Está acontecendo agora na Itália, e é muito, muito ruim.

Se nós não mantivermos as pessoas doentes dentro do limite comportado pelo sistema de saúde, muitas pessoas ainda vão morrer. Hospitais estarão lotados de pacientes E com pouca equipe ao mesmo tempo. E não é apenas o COVID-19 que é uma ameaça - outras pessoas doentes de todas as idades e casos de emergência como vítimas acidentes de carro não poderão ser atendidos com o sistema lotado.

Publicidade

Pessoas jovens e saudáveis, isso é tudo o que precisam fazer:

1. Mantenha a boa higiene

Lave suas mãos com frequência. Por um tempo irritantemente longo. Cubra a boca quando tossir ou espirrar. Essas são coisas que todos sabemos, mas nem todos fazemos. Agora é a hora.

2. Fique em casa

Evite festas e encontros. Trabalhe de casa, se você tiver a escolha e for possível no seu trabalho. Evite viajar o máximo possível, especialmente de avião, trem e, mais importante, de navio. Cancele ou adie eventos se é o organizador. Isso é chamado de "distância social", e é a melhor ferramenta que temos para evitar a propagação.

Isso não é tudo ou nada. Nem tudo pode ser adiado e nem todos podem trabalhar de casa. Mas deixar de ir a grandes eventos ou saídas quando tiver a opção podem ser de grande ajuda.

Publicidade

Isso realmente funciona! É matemática básica. E está funcionando agora mesmo no Japão e na Coréia do Sul.

Toda a população da Coréia do Sul diminuiu a propagação em grande escala, e sua curva diminuiu com isso. Eles estão superando o contágio.

Publicidade

Enquanto isso, na Itália, eles começaram tarde demais. Hospitais não funcionaram e mais pessoas morrem todo dia. Pessoas estão perdendo os avós, pais e amigos.

Agora, todos encaramos escolhas pessoais muito difíceis!

Sim, isso vai atrapalhar sua vida no curto-prazo. Sim, é difícil e irritante mudar os planos e trabalhar de casa (se você pode) e não ir ao shopping ou a um evento ou a uma viagem que você estava animado.

Mas se alguém que você conhece estivesse em risco de morte, e você soubesse que tem algo que pode fazer para ajudar, você não faria?

Publicidade

Então falte na reunião.

"Conferência sobre Coronavírus é cancelada por causa do Coronavírus".

Mesmo se um evento não for cancelado, você pode escolher de não ir.

Perca a corrida pela qual treinou.

Seja um herói. Terão outras corridas.

Publicidade

Adie sua viagem.

Constantine Johnny / Getty Images

Não vá à peça que você pagou caro e mal consegue esperar para assistir.

É um saco, mas é a coisa certa a se fazer.

Publicidade

Então o que acontece se todos não formos à essas atividades sociais, que fazem a vida valer a pena, e acaba não sendo tão ruim assim? Não vamos olhar para trás e pensar que exageramos?

SIM. E é isso mesmo o que queremos. Se NÃO fizermos essas coisas, teremos tantas mortes quanto na Itália e olharemos para trás e pensaremos que não demos a atenção necessária. Então, de qualquer forma, parecerá que fizemos as escolhas erradas. Mas agora você sabe qual a escolha certa.

A chave para desacelerar o Coronavírus é VOCÊ!!! Especialmente se for jovem, saudável e tiver a possibilidade de escolher.

Publicidade

Podemos ajudar a SALVAR VIDAS juntos, mesmo ficando longe.

Compartilhe com amigos que precisam ser convencidos. Você pode mesmo fazer a diferença.

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

Você consegue acertar se essas 10 notícias sobre o coronavírus são verdadeiras ou fake news?

Escrito por Guilherme Lucio da Rocha • há 4 anos

Gritaram "chinesa!" e tentaram derrubá-la da bicicleta. É mais um ataque racista ligado ao coronavírus.

Escrito por Megha Rajagopalan • há 4 anos

As imagens do caos na metrópole chinesa isolada por causa do coronavírus

Escrito por Matthew Champion • há 4 anos

Veja também