12 dicas de professores de idiomas para finalmente destravar seu inglês

Sempre que puder assista séries e filmes com as legendas EM INGLÊS e encare isso como um exercício.

1. Grave e ouça a sua própria voz falando inglês: além de ser ótimo para entender onde pode melhorar, se você superar essa vergonhinha, supera qualquer uma.

Warner / Divulgação

"É como se ouvíssemos outra pessoa, e você identifica o que é preciso melhorar com mais precisão. E o mais legal é, mais tarde, ouvir como você falava no começo dos seus estudos", diz o professor de inglês para empresas Fabio Emerim, da English in Company.

2. O mesmo vale para a construção de frases: o ideal é evitar traduzir as palavras e sim tentar pensar em inglês.

Warner / Divulgação

Um erro comum é traduzir as frases literalmente. Por exemplo, "gostaria de uma cerveja" como "I want a beer" (que fica meio grosseiro) em vez de "can I have a beer?" que é a forma correta. "Tento incentivar os alunos a não traduzir palavra por palavra e sim pensar na lógica do inglês", diz a professora do CCAA Sofia Spolaor.

Publicidade

3. Decore – e cante! – a letra correta de suas músicas preferidas.

Warner / Divulgação

"Isso ajuda de diversas formas: vocabulário, gramática, compreensão auditiva, pronúncia... e é divertido!", recomenda o professor Leonardo Scriptore, do colégio Equipe, de São Paulo. Mas sem enrolation, aprenda a letra da música certinha.

4. Sempre que puder assista séries e filmes com as legendas EM INGLÊS e encare isso como um exercício.

Warner / Divulgação

"Assim você consegue ver a grafia e a pronúncia ao mesmo tempo" explica Betânia Oliveira, do CALI - Centro de Aprendizagem da Língua Inglesa, de Porto Alegre. É muito mais eficaz do que ver com legendas em português, diz ela.

Publicidade

5. Assista algo sem legenda nenhuma, mesmo que não entenda tudo.

Warner / Divulgação

"Ou mesmo que não entenda nada", explica o professor Leonardo Scriptore. No início vai ser um pouco frustrante, sim, mas não desista. E varie, veja filmes, programas de TV, noticiários.

6. Desligue o "botão" do português na hora de pronunciar o inglês.

Warner / Divulgação

"O problema é querer colocar o jeito da pronúncia brasileira nas palavras inglesas. Tem que trabalhar duro pra colocar na cabeça que na hora de aprender um idioma novo, não pode ficar comparando", diz a professora Milena Mendes, brasileira que ensina inglês na Mongólia (!).

Publicidade

7. Não tenha medo dos professores e não saia da aula com dúvidas, pois vai ser mais difícil tirar depois.

Warner / Divulgação

Os professores estão aí para você "usar! Aproveite a aula para perguntar tudo o que quiser, é para isso mesmo que você está pagando suas aulas. "Não importa o tipo de aluno, algo que ajuda muito a destravar o idioma, a perder o medo de acertar ainda que errando, não tem nada a ver com pedagogia nem metodologia. O segredo é RELACIONAMENTO", diz a professora Milena Mendes.

8. Leia, leia, e leia mais um pouco.

Warner / Divulgação

Esta dica veio de todos os professores: ler é a melhor forma de fazer com que tudo aquilo que você estudou fique realmente gravado na sua cabeça.

Publicidade

9. Desencane de querer falar muito rápido, prefira falar corretamente mesmo que seja mais devagar.

Warner / Divulgação

"Você não pode querer desempenhar uma comunicação em inglês, uma língua que você está aprendendo agora, na mesma velocidade que o português, uma língua que você fala desde criança, não é? Então, preocupe-se com a qualidade da sua comunicação, ou seja, a pronúncia e a entonação, e somente depois aumente a velocidade", é a dica do professor Fábio Emerim.

10. Invista em livros do tipo "reader": é literatura adaptada para quem está estudando um idioma.

Warner / Divulgação

"Um reader é um livro escrito para quem tem um certo nível de inglês. Ele pode ser um livro adaptado ou escrito naquele estilo. Os mais básicos são escritos com 300-500 palavras chave, vocabulário que todo mundo que tem um pouquinho de contato com o inglês já conhece", diz Leonardo. A editora de readers mais famosa é a Penguin, e os livros custam por volta de R$ 45.

Publicidade

11. Aprenda sinônimos das palavras que você quer usar, principalmente adjetivos, para sair do "good, good, very good".

Warner / Divulgação

Saber variar o vocabulário deixa a pessoa mais confiante, explica Betânia. "Dou aos meus alunos a tarefa de aprender ao menos uma palavra nova por dia e incorporar no seu dia a dia", diz. "Em vez de "very good" você pode dizer "amazing", em vez de "very cold" pode dizer "freezing", por exemplo".

12. Use truquezinhos mentais que te ajudem a lembrar não só regras gramaticais, mas as pronúncias.

Warner / Divulgação

"Tem palavras chatas de pronunciar" diz a professora do CCAA Sofia Spolaor. "Quando meu alunos estão travados na terminação em 'ely' que tem o 'e' mudo, como 'definitely', 'absolutely', eu brinco perguntando como o Cebolinha diria a palavra 'tree'? 'Tlee', é assim mesmo que se pronuncia 'definitely'".

Publicidade

Veja também:

24 dicas de cozinheiros famosos que salvarão sua vida na cozinha

15 dicas que funcionam de verdade para quem ama descontos e coisas de graça

Veja também