12 coisas que você gostaria que te contassem antes de ir morar sozinho

Para sobreviver com conforto no seu novo habitat.

1. Dar uma volta pela vizinhança, sem rumo mesmo, pode te levar a descobrir onde estão o chaveiro, o sapateiro, a loja de ferramentas e assim por diante.

Isaxar / Getty Images

Você vai se surpreender com o quanto uma caminhada vai funcionar bem melhor do que uma busca no Google para essa finalidade.

2. Deixar seu número de celular com algum vizinho pode ser a melhor ideia que você já teve.

SBT / Divulgação

Vai que acontece qualquer coisa na casa enquanto você não está. É uma ótima pedida ter um mínimo de relacionamento com pelo menos um vizinho, e claramente se apresentar adequadamente para os porteiros e zeladores, se houver.

Publicidade

3. Em vez de ficar comprando água mineral, considere investir em um filtro de barro ou uma jarra-filtro.

Não é a coisa mais barata do mundo mas, rapaz, água é algo de que você sempre vai precisar. Imagina acordar de ressaca e saber que sem dúvida nenhuma tem uma aguinha filtrada na geladeira para você. Veja aqui algumas opções de filtro.

4. Não esqueça de garantir um kit decente de toalhas, incluindo o tapetinho do banheiro.

Mesmo que ainda não tenha muitos pertences, pelo menos para seu banho não vai faltar nada e isso vai te fazer sentir um pouco mais instalado. Sem falar que arrumar a casa nova vai te deixar cansado, suado e empoeirado muitas vezes.

Publicidade

5. Veja se a casa tem máquina de lavar e, se não tiver, tente comprar uma – nova ou usada – antes de se mudar.

Sem fogão ou geladeira, até dá para comer fora. Mas lavanderia sai bem caro, e ter que levar a roupa para lavar fora é um belo perrengue. E já imaginou lavar lençol a mão?

6. Monte uma agendinha com números úteis: para começar, um carreto para a mudança e um faz-tudo para instalar e montar suas coisas.

Globo / Divulgação

A menos que você ou alguém próximo manje horrores de montar e instalar coisas, vai valer cada centavo e você vai resolver tudo em menos tempo. Vale pesquisar antes para conseguir uma pessoa de confiança.

Publicidade

7. Também considere procurar o síndico para perguntar das regras do condomínio e o que você precisa saber sobre o funcionamento geral do prédio.

Cat_arch_angel / Getty Images

É fácil cair na tentação de se fazer de desentendidos para alegar ignorância caso dê alguma ruim. Mas acredite, se você conhecer seus deveres, e principalmente seus direitos, terá muito menos chances de acabar em alguma situação desagradável.

8. Você também pode marcar a instalação da internet antes mesmo de chegar no apartamento.

Ligue para a operadora assim que tiver a chave do apê. Em uma casa conectada desde o primeiro dia você pode resolver várias coisas online e afinal é mais barato que gastar a internet do celular.

Publicidade

9. A faxina vai ser necessária, infelizmente: o mínimo que você vai precisar são dois ou três baldes, vassoura, pá, rodo e muitos panos.

Disney / Via Twitter: @X_behrens

Além dos produtos de limpeza, que vale pesquisar para comprar de atacado: detergente para o chão, para superfícies e algo de limpeza pesada para o banheiro. E, se você preza pelas suas mãozinhas, não esqueça as luvas.

10. A casa só vai mesmo ficar com a sua cara depois que você tiver morado nela por algum tempo, mas você pode dar pequenos toques que vão te fazer sorrir.

Assim você se gratifica e enquanto vai comprando com calma os móveis de que vai precisar.

Publicidade

11. Passar as contas de luz e gás para o seu nome é fácil e mais seguro caso você tenha qualquer problema com isso.

Verifique no site relativo ao estado onde você mora, mas em todo caso a documentação necessária é o seu CPF e o número da instalação que você encontra em uma conta de luz já existente.

12. E por fim, invista em uma caixa de ferramentas com pelo menos os itens básicos.

Incomible / Getty Images

Martelo, chave de fenda com diversas pontas, alicate e trena: eles vão garantir a sua independência na hora de fazer pequenos consertos, aqueles que você descobre que precisa depois que o faz-tudo já foi embora. E claro, para pregar seus lindos quadrinhos na parede.

Publicidade

Veja também:

Publicidade

Veja também