11 pequenos truques para você temperar sua comida do melhor jeito possível

E deixar ela muito mais saborosa.

Ryan Pattie

A forma de temperar pode fazer toda a diferença entre uma comida meia-boca e um prato delicioso.

Food Network

Colocando tempero demais, fica incomível. De menos, fica totalmente sem graça. E se você consegue temperar na medida certa? Seu produto final vai alcançar um novo patamar. Aqui estão algumas dicas práticas que vão te ajudar a se tornar um especialista em temperos.

Publicidade

1. Aprenda as diferenças entre os tipos de sal e quando usá-los.

Getty Images / BuzzFeed Brasil

Cada tipo de sal é produzido de forma diferente. O sal de cozinha é fino e só um pouquinho dele rende muito, portanto não coloque um punhado de uma vez. É o melhor para se ter na mesa para adicionar aos alimentos. Se você usar sal de cozinha para cozinhar, ponha aos poucos e prove durante o processo. O sal grosso é ótimo para usar na finalização, antes de servir, e para pôr na água fervendo na qual você vai fazer massa ou arroz. Não é bom para assar, já que os cristais são grandes demais para serem dissolvidos. E a flor de sal são tipo floquinhos de sal que se dissolvem muito rapidamente e são ótimos para cozinhar.

2. E saiba quando usar a pimenta moída ou em flocos.

Karimitsu / Getty Images, Ekaterina_lin / Getty Images

A maneira de moer a pimenta (ou comprá-la já moída) pode mudar completamente o sabor. A pimenta moída (em pó) é mais usada em molhos. É bem forte, e um pouquinho dela rende muito. Por outro lado, a pimenta em flocos é melhor para finalizar pratos à mesa ou para temperar proteínas. O sabor geralmente é menos acentuado e não se expande por todo o prato. Para a maioria dos pratos, a pimenta em flocos deve ser a mais usada.

Publicidade

3. Jogue os temperos do alto para obter uma cobertura mais uniforme.

Além de ficar legal no Instagram, há uma razão para os chefs jogarem o tempero na comida tão do alto. Isso ajuda a distribuir o tempero de forma mais uniforme e não permite que, sem querer, você acabe temperando mais uma parte do alimento do que a outra. É muito bom para bifes, por exemplo, que ficam mais saborosos com uma camada uniforme de tempero.

4. Torre as especiarias para revelar seus sabores...

Torrar as especiarias inteiras antes de moê-las eleva o sabor a um patamar totalmente novo, adicionando complexidade e aroma a um prato. Para fazer isso, basta colocá-las em uma frigideira em fogo médio-baixo e deixar torrar, girando com frequência até que comecem a liberar aroma. Assim que sentir o cheiro, retire da frigideira para não queimar. Experimente também torrar os grãos inteiros.

Publicidade

5. E use um moedor de café para obter um sabor mais forte quando moer os temperos.

Em vez de comprar um moedor de pimentas ou um pilão, use um moedor de cafés. Depois do uso, moa um pouco de arroz branco cru para limpar o moedor e tirar o gosto (para que o café não fique com gosto de noz-moscada).

6. Não se esqueça de temperar certos alimentos com açúcar também.

Michellepatrickphotographyllc / Getty Images

Não é fácil fazer uma boa marinada com tomates ruins — mas se você adicionar uma pitada de açúcar, o molho parecerá ter sido feito com tomates perfeitamente maduros. O açúcar também realça o sabor de alimentos como cenouras assadas, beterrabas assadas e tomates assados, e tem o importante papel de balancear sabores. Assim como o sal, pode despertar o sabor dos alimentos.

Publicidade

7. Lembre-se de adicionar ervas desidratadas no início do cozimento, e ervas frescas no final.

Burwellphotography / Getty Images

As ervas desidratadas são mais usadas durante o cozimento — em molhos, ensopados ou em carnes assadas. Isso permite que haja tempo para incorporar o sabor no prato e realçá-lo. Por outro lado, as ervas frescas já são repletas de sabor e vão bem em alimentos sem muito cozimento. O manjericão fresco, por exemplo, é melhor ser usado tal como é — simplesmente colocado por cima de uma massa ou salada.

8. Não esqueça de temperar seus alimentos com um ingrediente ácido também.

Todo mundo sabe que o sal tem um papel fundamental na cozinha — mas nem todos sabem a importância da acidez. Um pouco de acidez ajuda a promover os sabores — e, como o sal, é importante para o equilíbrio de um prato. Se a sua comida estiver insossa e você já tiver colocado sal, tente adicionar um pouco de vinho, vinagre ou limão para intensificar o sabor.

Publicidade

9. Tempere as proteínas com antecedência para que o sal penetre e dê sabor à carne.

Franciskocz / Getty Images

Há vários motivos para temperar a carne com algumas horas de antecedência. Primeiro, isso permite que o sal tenha tempo suficiente para penetrar a carne e temperá-la no centro. O sal também quebra algumas proteínas que podem deixar a carne dura — e ajuda a manter a suculência da carne por meio da osmose reversa. São vários benefícios!

10. Experimente com diversos tipos de pimenta vermelha também.

Elena Odareeva / Getty Images

Cada uma tem um sabor, além de diferentes nível de ardência. Malagueta, calabresa (que é defumada), de cheiro, e assim por diante.

Publicidade

11. Não tenha medo de usar realçadores de sabor como levedura nutricional e até mesmo glutamato monossódico.

Os temperos não se resumem a sal e especiarias. Ingredientes como a levedura nutricional podem transformar o sabor e adicionar toques agradáveis ao prato. Da mesma forma, os aminoácidos líquidos podem adicionar o sabor umami, sem o teor de sódio do molho de soja. Até mesmo o glutamato monossódico (seja qual for sua opinião sobre ele) pode fazer com que um prato apenas bom fique incrivelmente saboroso.

Mais: Saiba como cozinhar com levedura nutricional. (link em inglês)

Agora, mão na massa!

via GIPHY

Publicidade

Veja também:

17 dicas inteligentes sobre cozinha que aprendi quando trabalhei em restaurantes

12 dicas culinárias nerds (mas brilhantes) de um cientista gastronômico

16 dicas úteis para quem cozinha apenas para si mesmo

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também