Grafiteiros escrevem "Homeland é racista" em árabe no estúdio da série em Berlim

Um dos artistas disse ao BuzzFeed News que eles queriam usar a própria série para "destacar o perigo que programas populares como este representam para pessoas reais."

Elenco passa por grafite dizendo "Homeland é racista".

A quinta temporada da série Homeland estreou no início deste mês, e esta temporada incluirá histórias em torno de notícias importantes, colocando Carrie Mathison, a heroína do show, na luta contra o ISIS e os ataques aCharlie Hebdo no início deste ano.

A série premiada tem desfrutado de enorme sucesso desde que estreou em 2011. No entanto, apesar do sucesso, temsido duramente criticada pelo seu retrato enviesado dos muçulmanos.

O segundo episódio leva Carrie para um campo de refugiados na fronteira entre o Líbano e a Síria. Mas o grafite Árabe visto nas paredes do campo de refugiados, na verdade, contém mensagens criticando o programa de televisão.

Publicidade

http://www.hebaamin.com/arabian-street-artists-bomb-homeland-why-we-hacked-an-award-winning-series/, http://www.hebaamin.com/arabian-street-artists-bomb-homeland-why-we-hacked-an-award-winning-series/

Os artistas contratados pelo programa escreveram mensagens como "Homeland é racista" no set da série em Berlim. Eles queriam usar o próprio programa para ilustrar a sua "representação imprecisa, indiferenciada e altamente tendenciosa" dos muçulmanos e árabes, disseram os artistas em um comunicado divulgado hoje.

Um amigo contatou os artistas - Heba Amin, Caram Kapp, e Stone - dizendo-lhes que a produção do seriado estava em busca de "artistas de rua árabes" para um episódio filmado em Berlim.

Os artistas foram instruídos a fazer o grafite "apolítico", e já que a montagem do set deveria ser concluída em dois dias, os designers do cenário estavam "muito frenéticos para prestar atenção" no que os artistas estavam fazendo.

Publicidade

Courtesy of the artists, Courtesy of the artists

Amin disse ao BuzzFeed News que o grupo usou "política com um pouco de humor" nas mensagens que eles selecionaram. Eles escreveram coisas como "Homeland não existe" e "Homeland é uma melancia" (piadas deste tipo são uma forma de dizer que algo é uma farsa em árabe).

Amin disse que ele espera que as pessoas que foram se sentiram inspiradas voltem a ver os episódios pensando sobre a mensagem dos artistas.

"Queremos chamar a atenção para o perigo que programas populares como este tem na vida das pessoas reais", disse Amin. "Sendo recheado de estereótipos e coisas erradas, Homeland oferece uma ameaça não só por contribuir para o aumento do racismo e perspectivas manipuladoras em grande escala, mas por ter um papel importante na forma com que a política estrangeira americana acontece e na forma na qual esta política é conduzida na nossa região".

Publicidade

Veja também