28 coisas que você talvez não saiba sobre "Choque de Cultura"

Na ideia original o programa chamava “Julinho da Van Talk Show” e o Bruno Medina, da banda Los Hermanos, era um dos participantes.

Reprodução Facebook Choque de Cultura/ Davi Rocha/ BuzzFeed Brasil

1. O programa surgiu por causa de outra atração do mesmo grupo, o “Falha de Cobertura”, uma mesa redonda nonsense sobre esportes com apresentação de Cerginho da Pereira Nunes (Caito Mainier) e Craque Daniel (Daniel Furlan).

2. O site Omelete os convidou para fazer um programa parecido, que tinha a ver com cultura, e então nasceu o programa.

3. Os atores, que interpretam motoristas de van comentando cinema e séries, são: Caito Mainier (Rogerinho do Ingá), Raul Chaquer (Maurílio), Leandro Ramos (Julinho da Van) e Daniel Furlan (Renan).

4. Um dos comentários que eles mais gostaram de receber nesse tempo foi de uma pessoa que disse, puta das calças, que o programa não era feito por motoristas de van e sim “claramente por atores”.

5. Até o momento o "Choque de Cultura" tem 26 episódios publicados em duas temporadas. O primeiro vídeo da história do programa é o "Harry Potter sem Harry Potter", sobre o "Animais Fantásticos e Onde Habitam". Foi ao ar em 21 de novembro de 2016 e tem pouco mais de 600 mil visualizações.

6. O vídeo mais visto até o momento é o "Marvel vs DC", publicado dia 2 de fevereiro de 2018, com mais de 2 milhões de visualizações.

Publicidade

7. A primeira ideia original do programa tinha o nome “Julinho da Van Talk Show” e seria apenas sobre ser um motorista de van.

8. Entre os participantes deste programa estava o tecladista Bruno Medina, da banda Los Hermanos.

9. Neste vídeo o Rogerinho do Ingá se chamava Bernardo do Ingá e o personagem de Bruno Medina chamava “Evandro 2 e Meio”.

Publicidade

10. Os atores nunca viram os filmes que eles comentam, no máximo o trailer. "Eu tentei assistir o Velozes e Furisosos 1, mas eu dormi no meio", afirmou o Caito nesta entrevista.

11. Eles fazem todo o texto em grupo e cada um escreve frases que podem ser usadas por vários personagens.

12. Para ninguém ter um ataque de risos no meio do programa eles lêem muito o roteiro antes da gravação do episódio. Eles explicaram um pouco dessa dinâmica nesta entrevista.

13. Neste carnaval as pessoas saíram por aí fantasiadas dos personagens do programa e no Rio de Janeiro sai o "Bloco dos Amantes da Sétima Arte", em homenagem a um bordão do personagem Maurílio.

Publicidade

14. A voz do personagem de Renan foi inspirado em um vendedor de mate do Rio de Janeiro.

15. Nas primeiras ideias do programa, o Maurílio teria o mesmo papel dos demais personagens, mas depois tiveram a ideia de ter um personagem com um ponto de vista diferente dos demais. Aí ele virou o palestrinha que manja muito de cinema.

16. O personagem Julinho da Van foi inspirado no pai do próprio ator Leandro Ramos, tanto no modo de falar as opiniões sobre cinema quanto a postura dele em cena.

17. Leandro Ramos, que faz o Julinho da Van, nunca estudou para ser ator e não queria ficar na frente das câmeras de jeito nenhum, mas foi convencido pelos colegas do grupo.

18. Um dos parças do Neymar usa o avatar do Julinho da Van quando joga Counter Strike.

Publicidade

19. O personagem Rogerinho do Ingá apareceu pela primeira vez em um episódio do "Último Programa do Mundo", apresentado por Daniel Furlan e que estreou na antiga MTV Brasil, em 2013, e hoje é publicado no YouTube.

20. Lá Rogerinho assiste aos vídeos enquanto dirige e também é responsável por levar os convidados para o estúdio do programa.

21. O personagem foi inspirado nas próprias experiências do ator Caito Mainier, que passou boa parte da adolescência pegando vans porque ele morava em Niterói, no bairro do Ingá, e estudava na cidade do Rio de Janeiro.

22. Ingá é o nome de um bairro de Niterói, no Rio de Janeiro, onde o ator cresceu e onde ele convivia com diversas pessoas: “playboy, drogado, marginal, pichador e gente boa, às vezes tudo junto numa mesma pessoa”, contou nesta entrevista.

23. O ator é um dos roteristas do programa "Lady Night", apresentado pela Tatá Werneck. Ela fez um post no Instagram declarando o quanto é fã e amiga dele: "Hoje é aniversário do meu amigo que é gênio. Me apaixonei por ele por um áudio. Passei mal de rir e mandei msg. Ele é a pessoa mais fácil que existe de trabalhar!"

Publicidade

24. Os quatro atores fazem ou fizeram vários outros projetos juntos. Daniel Furlan também trabalha com Caito no "Lady Night" e em alguns momentos divide apresentação dos quadros com a Tatá.

25. Caito e Leandro Ramos também trabalharam juntos nos programas "Larica Total" e "Matador de Passarinho", do Canal Brasil.

26. O diretor de alguns dos episódios do programa é o Juliano Enrico, o criador do desenho brasileiro "Irmão do Jorel", do Cartoon Network.

27. Eles também estão em alguns filmes do cinema. Em 2018 estreiam três filmes com o Caito Mainer no elenco: “Quase Uma Dupla”, “Chorar de Rir” e “Os Salafrários”.

28. Daniel Furlan foi protagonista dos filmes “La Vingança” e “TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva”.

Publicidade

Veja também:

20 coisas que quem vê "Choque de Cultura" sabe

12 perguntas que só a Tatá Werneck tem coragem de fazer na televisão

22 frases que valem um tapa na cara

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também