20 coisas que os profissionais de 18 áreas AMAM que você faça

"Queria muito que meus clientes tomassem banho (e fizessem suas necessidades antes de tomar banho) antes de irem depilar suas coisinhas preciosas."

Depois do post 15 atitudes que parecem bobas, mas que atrapalham bastante o trabalho dos outros, pedimos aos membros do grupo do BuzzFeed Brasil no Facebook que dissessem uma coisa que gostam/gostariam que seus clientes façam/fizessem. Estas são algumas das respostas.

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1. Professor(a):

"Para os colegas professores: apagar o quadro antes de o próximo professor entrar em sala. Para os pais: nós professores não fazemos o trabalho todo sozinhos, acompanhe a vida escolar da sua criança." — Juliana Azevedo

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2. Motorista de Uber:

"Quando chamo Uber eu já mando mensagem pra ele com um ponto de referência pra ele me achar mais fácil. Isso em toda viagem.

P.S.: Não é minha profissão, mas meu esposo era Uber e me ensinou isso!" — Erika Esteves

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3. Caixa:

"Carreguem moedas. Vocês não sabem a diferença que 50 centavos podem fazer em um caixa." — Fabiola Gomes

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4. Atendente:

"Deem bom dia. A gente lida com muitos clientes que jogam as coisas na nossa frente e dizem 'faz isso'. Um simples 'bom dia' faz a gente recebê-los muito melhor e trabalhar com mais dedicação." — Renata Mene

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5. Atendente de telemarketing:

"Tenha todos os dados em mãos e saiba o que você precisa fazer/saber. Um minuto ou dois esperando você se achar na bagunça impacta nosso resultado." — Vanessa Almeida

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6. Dentista:

"ESCOVE OS DENTES E USEM O FIO DENTAL ANTES DE IR AO DENTISTA! Passo um bom tempo tirando fiapos de carne e frango durante a consulta. É nojento e denota total falta de higiene e respeito com o profissional. Além da nojeira, gastamos mais tempo na profilaxia, visto que o dente precisa estar limpo e seco para avaliarmos restaurações, cáries etc." — Maria Fernanda Gomes

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7. Médico(a):

"Se você algum dia precisar ir ao médico, conselho para o momento atual: tente ser mais consciente sobre seu próprio corpo e observar variações. Quando ocorrerem, observe em qual situação, como era, se dói, se algo mais mudou. É muito difícil atender um paciente que vai ao médico e não sabe explicar o que tem, e a maioria de nós não tem razão de força maior que explique a inabilidade em descrever o que sente, hehehe." — Letícia Alves

"Quando for ao médico saiba pelo menos o nome dos medicamentos que você toma, idealmente o nome e a dose. Se tiver dificuldade, anote, traga a caixinha, a receita, qualquer coisa, porque nós não vamos saber (na maioria das vezes) do que você está falando quando diz 'tomo aquele comprimido branco compridinho de manhã' ou 'usei aquela pomada da caixinha azul'." — Amanda Archeleiga Guedes

/ Getty Images

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8. Tatuador(a):

"Se você vai tatuar, prepare algumas referências (como fotos, outras tatuagens pra usar só de referência, textos) e também já pense em locais em que gostaria de colocar a tatuagem! Outra coisa que ajuda muito é manter a pele bem hidratada nos dias antes da tatuagem, beber bastante água e jamais ir de estômago vazio, de ressaca ou sob o efeito de drogas ou álcool!

Outra coisa que até ajuda o trabalho, mas ajuda ainda mais a natureza, é ir com a área do corpo já depilada para economizar em gilet descartável!

A imagem abaixo é real e foi vivida por mim." — Pétala C. Silva

Pétala C. Silva

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9. Advogado(a):

"Quando for contar o problema pro advogado, tente não se 'esquecer' de nada. Mesmo que seja algo de que você tenha vergonha ou não queira falar sobre, é essencial que saibamos toda a história — e não, não vamos te julgar. Nosso trabalho é prevenir que alguém use isso contra você." — Júlia Salça

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10. Funcionário(a) público(a):

"Falar 'por favor' e 'obrigado', pois não é só porque 'pagam' nosso salário que temos que ser tratados com falta de educação." — Janaína Rodrigues

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11. Garçom/garçonete:

"Quando formos colocar seu pedido na mesa, abrir espaço na mesa tirando suas coisas/objetos da própria mesa. Ajuda BASTANTE." — Bianca Conte Malakian

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12. Social media:

"Por favor pare de achar que ter Facebook/Instagram há mais de x anos te faz especialista.

Existe muito estudo de estratégia para cada legenda, hashtag, imagem e posição da legenda.

Confie quando a gente fala que tal coisa vai dar merda." — Liz Reis

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13. Agente de organização escolar/tio(a) da escola:

"Quando for ao guichê da secretaria, saiba o nome e a série dos seus filhos.

Salve o número da escola no seu celular, porque podemos te ligar por algo sério e você não atender porque achou 'que era cobrança'. Seja educado sempre: nosso trabalho já é exaustivo demais e já lidamos com muita má educação o tempo todo.

E SAIBA que documentação não é igual pastel pra pedir na hora e levar, hehehehe." — Lais Lima

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14. Depilador(a):

"Queria muito que meus clientes tomassem banho (e fizessem suas necessidades antes de tomar banho) antes de irem depilar suas coisinhas preciosas. Ajudaria muito uma trabalhadora a não passar mal de nojo e também a depilação sai mais fácil (com as coisinhas molhadas de sujeira, a cera não gruda). :)" — Raíssa Martins

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15. Lojista virtual:

"Tenho uma loja no Insta. Seria bom se os clientes lessem as legendas das fotos porque as informações estão todas lá. Posto a foto de uma blusa e colo 'tecido tal, tamanho M, R$ 40, não faço entregas', aí a pessoa pergunta: 'Qual o tamanho? Entrega em tal bairro? Qual o valor? Qual o nome desse tecido?'" — Elizabeth Cunha

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16. Análises clínicas:

"Quando precisar fazer exame de fezes, não precisa encher o potinho, trazer um quilo de cocô: uma amostrinha tá ótimo. Aliás, não traga a amostra de fezes/urina em outro recipiente a não ser aquele próprio pra isso, que às vezes o próprio médico te dá! (Estou me graduando em biomedicina e escuto MUITO isso de colegas que já estagiam/trabalham.)" — Beatriz Marra

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17. Nutricionista:

"Ser sincero sobre o que come e bebe. Mentir ou omitir coisas só vai fazer com que o processo seja mais difícil, pois não há como ajudar a melhorar algo que não lhe é informado. É necessário entender os vícios alimentares e as limitações de cada paciente, e se você mente o resultado final sempre vai dar errado." — Jéssica Fernandes

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18. Diarista:

"Joguem fora em nome de Deus as sobras de comida do prato antes de por na pia, ninguém é obrigada a tocar em comida molhada que passou na boca de outra pessoa. Comprem os produtos certinhos, por favor. Tentar economizar comprando um produto que não é confiável (principalmente aqueles que vendem em garrafa pet) pode sair caro depois que estragar todo seu chão e não limpar nada. E, PELO AMOR DE DEUS, NÃO ENTREM NUM CÔMODO ONDE O CHÃO AINDA NÃO SECOU!" — Beatriz Marra

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Qualquer profissão:

"Essa vale pra qualquer uma: tenha educação! Demorar um pouco é normal. Você não sabe o que a outra pessoa está passando, principalmente se for perto do horário de fechar, a pessoa provavelmente está muito cansada. Não é deixar que algum atendente abuse de você: só tenha um mínimo de educação e paciência.

Falo isso porque já vi muita gente achando que atendente, vendedor etc. são escravos e que podem cagar na cabeça deles à vontade. Cumprimentar, não erguer a voz, ter paciência para esperar e agradecer pode salvar o dia de alguém, e ainda fazer a pessoa te atender bem melhor." — Eloíse Lima Campos

"Olha, a verdade é que tudo se baseia no respeito:

1. Em tudo que envolver horário marcado, chegue no horário marcado. E, se não puder ir, desmarque.

2. Bom dia/boa tarde/boa noite. A gente dá, seria bom ter resposta.

3. Não trate atendente, vendedor, prestador de serviço como um escravo seu. Você quer um produto/serviço, nós queremos vender a vocês, é uma troca, não uma servidão.

4. Vocês, clientes, não têm que agir com superioridade. Vocês não são melhores que nós, é todo mundo igual, vai todo mundo pra debaixo da terra." — Catharina Melo

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