Qual é o peso da sua carga mental?

Parem com a glorificação da mulher multitarefas.

"Carga mental" é o termo usado para descrever o trabalho invisível de planejamento e gerenciamento das tarefas domésticas, que recai geralmente sobre as mulheres.

Getty/BuzzFeed

Por exemplo: preparar as refeições é a ponta do iceberg, a tarefa visível.

Digamos que você e seu companheiro cozinhem quatro vezes na semana, e cada um assuma o fogão duas vezes. A tarefa parece bem dividida, certo?

Mas o que precisa ser feito antes do preparo da comida para que a tarefa possa acontecer? Alguém precisa checar a geladeira, ver os produtos e alimentos que faltam, fazer uma lista, reservar um tempo para ir ao supermercado, fazer as compras, acomodar tudo na despensa e geladeira – e eventualmente arrumar um destino para as sobras e comidas mais velhas. Uma ou duas vezes no ano é preciso limpar os armários da cozinha; com mais frequência é preciso limpar a geladeira. Utensílios que se quebram precisam ser repostos. Problemas no encanamento da cozinha ou no gás precisam ser orçados e consertados.

E muito dificilmente essa parte das tarefas – a parte submersa do iceberg – é dividida de fato entre mulheres e homens.

Muitas mulheres podem protestar dizendo que os maridos consertam eles mesmos o encanamento – ou telefonam, sim, para o encanador – e revezam a ida ao supermercado. Mas muito poucas diriam que o marido tomou essa iniciativa sozinho. Ter que pedir, no fim, também é carga mental – como mostraram estes quadrinhos incríveis, criados por uma cartunista francesa, que se tornaram muito populares na internet há alguns anos e foram traduzidos pelo movimento Bandeira Negra.

Se você quiser começar a pensar mais sobre o tema, ou se aprofundar um pouco fazendo uma auto-avaliação honesta, pode responder o teste a seguir – e compartilhar nos comentários ao fim do post sua experiência com a carga mental.

Segundo uma pesquisa do IBGE divulgada em 2017, as mulheres dedicam 20,9 horas semanais apenas a afazeres domésticos e cuidados de pessoas, contra 11,1 horas por semana dos homens.

Marque as situações que você já viveu ou vive com frequência:

Vocês dividem a faxina de casa, mas quem compra os produtos de limpeza é quase sempre você

Quando ele vai ao mercado, provavelmente vai te escrever perguntando qual é o amaciante e qual é a água sanitária (caso você não tenha escrito as marcas dos produtos no papel)

Vocês terceirizam a limpeza da casa, mas quem orienta a pessoa é você

Vocês dividem o preparo das refeições, mas quem controla o que tem na geladeira e/ou vai ao supermercado é você

Seu parceiro divide as idas ao supermercado com você, mas quem faz a lista do que é necessário é sempre você

Ele cuida da louça, mas guarda boa parte das coisas no lugar errado

Vocês dividem as tarefas com o filho, mas quem sai para comprar roupas e sapatos para a criança é sempre você

Você marca todas as consultas e exames do(a) filho(a) de vocês

Seu parceiro costuma perguntar onde ficam objetos que vocês têm há tempos em casa, como o aspirador de pó ou o analgésico

Você planeja a maioria das viagens de férias

Quando a casa precisa de um serviço eventual, como trocar a fechadura ou arrumar um vazamento embaixo da pia, é você que procura e contata um(a) profissional

E na maioria das vezes é você quem espera e recebe a pessoa

Mesmo trabalhando o mesmo número de horas semanais que ele, é você que leva o(a) filho(a) de vocês no médico na maioria das vezes

Quando o(a) filho(a) de vocês fica doente, é você que vai para casa acudir na maioria das vezes

Você que vai à maioria das reuniões escolares de pais e professores

Se você se ausenta por alguma razão, vai receber pelo menos uma mensagem perguntando o que ele deve fazer em uma situação qualquer rotineira

É comum você ter que pedir ao seu parceiro que te dê uma mão mesmo quando ele está vendo que você está fazendo duas tarefas ao mesmo tempo (por exemplo, dando comida para o bebê e preparando o jantar de vocês)

Geralmente você precisa descrever minuciosamente o que seu parceiro precisa fazer

Quando se trata de tarefas domésticas, seu parceiro faz absolutamente TUDO – mas só se você pedir

Mostrar meu resultado!

Publicidade

O BuzzFeed Brasil está comemorando o Dia Internacional da Mulher com uma semana de posts e vídeos para educar sobre o feminismo e celebrar as mulheres e a sororidade. Leia mais aqui.

Veja também

Quantos destes exemplos de masculinidade tóxica você já presenciou?

Escrito por Victor Nascimento • há 5 anos

É por isso que nenhum homem deveria assistir à Capitã Marvel

Escrito por Thiago Borbolla • há 5 anos

Veja também