Existe um novo formato de livro nos EUA chamado "flipback"; veja aqui como funciona

Estes livros têm mais ou menos o tamanho da nossa mão, são lidos como se fossem "bloquinhos" e foram popularizados na Holanda.

Quiz

Olá, meus amigos amantes de livros! Esta semana descobri algo chamado minilivros de bolso/livros estilo "flipback", e eles estão se tornando uma sensação aqui nos EUA.

Farrah Penn / BuzzFeed

Você talvez já esteja familiarizado com o conceito, pois eles são conhecidos como "dwarsligger" (flipback) na Holanda. Segundo o The New York Times, eles "podem reformular o panorama da indústria editorial se forem bem-sucedidos". Então, resolvi eu mesma testar o formato.

Farrah Penn / BuzzFeed

Vou ser honesta com vocês. Quando a editora me enviou a coleção de flipbacks de John Green, abri o pacote e dei risada. Para te dar uma perspectiva do tamanho, eles são, aproximadamente, do tamanho de uma xícara de café de 240 ml.

Farrah Penn / BuzzFeed

Veja outra imagem comparando o minilivro de bolso com o tamanho da minha mão.

Farrah Penn / BuzzFeed

E, porque são chamados de livros de bolso, quis ver se realmente eles cabiam dentro de bolsos. A experiência foi... como esperado. As calças masculinas tendem a ser mais profundas, então estes livros cabem perfeitamente nelas. Com jeans feminino, definitivamente não rolou.

Farrah Penn / BuzzFeed,

Agora, a parte da leitura. Uma das primeiras coisas que percebi foi que o papel é super fino. Tipo, pense em fino como papel-bíblia. Esta foi uma das partes mais irritantes quando comecei a ler — pois você consegue ver o texto da próxima página.

Farrah Penn / BuzzFeed

Mas, pelo bem da experiência, li o primeiro capítulo inteiro de um dos livros. Surpreendentemente, as letras são grandes o suficiente para ler sem dificuldade. E o problema de ver através das páginas não é TÃO ruim à medida que você continua lendo.

Pablo Valdivia / BuzzFeed

Veja uma comparação lado a lado do texto do livro normal com o texto do flipback. O espaço é um pouco mais apertado, mas o tamanho é quase o mesmo.

Dutton Books for Young Readers, an imprint of Penguin Random House

Resolvi também ouvir o que meus colegas tinham a dizer sobre o novo formato:

Pablo: Sou fã de coisas em miniatura e achei estes livros muito bonitinhos. Preferiria ler horizontalmente, tipo um livro normal (mesmo que as palavras fossem minúsculas), mas gostei que eles pensaram fora da caixa.

Pedro: Achei ótimo para pessoas que amam ter cópias físicas de livros, mas não querem carregar livros gigantes por aí. Curti!

Asia: Gostei. Parece fácil de ler e de carregar, e é muito mais leve do que o meu Kindle.

Claire: Entrei na onda desses livrinhos. Eles parecem mais confortáveis para quem gosta de ler na cama (eu). Estou agradavelmente surpresa de como a fonte é grande, mas o vazamento das outras páginas dificulta a leitura. Se as páginas fossem um pouquinho mais grossas (para impedir o vazamento), seria melhor!

Livros de autores populares já foram convertidos para o formato "flipback" nos EUA, mas ainda não estão disponíveis no Brasil.

Amazon / Via amazon.com,

E aí? Você compraria e leria um livro estilo flipback?

Claro, parece legal!

Não... prefiro livros normais!

Veja também:

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também